Flávio Anselmo com os filhos Alexandre (em pé) e Flavinho no último dia dos pais.
“Alô amigos da bola, um abraço pra você!”.
Assim ele abria os comentários dele.
O filho do “Sô Dico e D. Geralda”, de Caratinga, meu padrinho profissional, padrinho de casamento, que me tratou como filho quando vim de Sete Lagoas para Belo Horizonte, meu chefe na Rádio Capital, quem, junto com o Flávio Carvalho, me levou para o Minas Esporte, da Band.
Grande Flávio Geraldo Anselmo, advogado, jornalista, radialista, poeta, escritor, autêntico, bravo, amigo, dos melhores analistas de futebol que a imprensa mineira e brasileira já tiveram. Marido da D. Neusa, pai do Alexandre, Flavinho e Juliana.
Que pena! Aos 77 anos de idade, nos deixou por volta das 16h15 desta quarta-feira, 15 de setembro, em decorrência de vários problemas acumulados, mas os mais sérios, cardíaco e pulmonar. Infelizmente tudo começou em 2015, em decorrência de um tombo, da escadaria da Clube Social de Inhapim, onde ele autografaria seus últimos livros. Uma semana antes de embarcarmos para o Chile, onde cobriríamos a Copa América daquele ano. Também estaria conosco o irmão dele, Fábio, que mora em Brasília.
Daí foram quatro meses de UTI no Hospital Vila da Serra e uma sequência de tratamentos e cirurgias, sempre muito pelo assistidos pela esposa, filhos e pelo sobrinho, o conceituadíssimo Dr. Frederico Rodrigues Anselmo, endocrinologista, intensivista, filho do Neném Anselmo, irmão dele. Nas últimas meses ele teve novos problemas, foi internado novamente no Vila da Serra e o quadro se agravando. Na segunda-feira, 13, a filha Juliana, descreveu a situação no grupo de whatzapp da família:
“Oi Anselmada,
Hoje estive com o Fred no boletim. A situação do Papai continua uma incógnita. Fizemos todos exames e procedimentos, mas o pulmão direito continua fechado e o esquerdo começando a ficar comprometido.
Ele enviou os exames a um amigo especialista, pneumologista do Madre Tereza, pra ver se ele tem alguma sugestão de tratamento ou se o caso dele pode ser alguma exceção ou algo super específico. Ele deve passar aqui hoje ou amanhã.
A saturação cai muito rápido quando ele tenta tirar a máscara, se tenta fazer qualquer coisa (trocar, comer.. na verdade ele não ta querendo comer, porque sente falta de ar e engasga… está com medo)
Papai continua irritado, casado.. mas tomando um sedativo (ele não apaga, só fica mais grogue… tá conversando e com consciência… mas muito sonolento)
O estado geral tá bom… quando ele tá acordado, sinto que está bem… mas o pulmão está muito fraco, e muito dependente de oxigênio.
MANDEM VÍDEOS PRA ELE! Ele se sente muito bem quando recebe recados, vídeos… ajuda o psicológico a ficar firme! ?
Beijos a todos!
Juliana”
O corpo será cremado em Belo Horizonte e a urna com as cinzas levadas para Caratinga.
Flávio Geraldo Anselmo começou como repórter na Rádio Inconfidência, passando depois pelas Rádios Guarani e Capital. Tvs Bandeirantes, Record e Sportv. Jornais Diário de Minas, Estado de Minas e foi colunista colaborador de primeira hora no nosso SETE DIAS, de Sete Lagoas. Foi também um dos melhores presidentes da Associação Mineira de Cronistas – AMCE -, período em que me deu a honra de ser diretor pela primeira vez na entidade.
Descanse em paz, caríssimo amigo, eterno chefe e padrinho. A minha eterna gratidão!
Flávio e D. Neuza
Fábio e Flávio Anselmo, nomes e aparência quase idênticos, além da característica comum dos filhos do Seu Dico e D. Geralda, de Caratinga: gente boa toda vida!
Flávio Anselmo entre a esposa Neusa, Flavinho e o José Lino Souza Barros, comandante do programa Rádio Vivo, da Itatiaia, companheiros de muitos anos na TV Bandeirantes
Flávio Anselmo em evento com Marcelo Oliveira e o velho companheiro do saudoso “Minas Esporte”, na Band, Flávio Carvalho, à direita.
Meus sentimentos a familia e aos amigos do Flavio Anselmo.
Sempre acompanhei os comentários de vcs na Band. Vai descansar em paz Flávio, Deus conforte o coração de todos familiares e amigos. Uma perda irreparável!!
Faço das suas as minhas palavras e agradecimento e gratidão à Flávio Anselmo. Devo muito do que sou a ele. Que descanse em paz o nosso eterno chefe.
Lá se vai mais um.parceiro querido. Amigo, Companheiro e afilhaode casamento – fui um dos padrinhos dele e de Neusa -, Flávio foi reporter, comentarista e chefe da equipe de esportes da Rádio Guarani, durante os muitos anos de convivência profissional. Baita profissional, diga-se. Mas principalmente um grande coração. Que Deus conforte a família pela perda.
Boa noite, Deus conforte a familia, os amigos e em especial a vc Chico, sempre (desde q acompanho blog) tratou da pessoa dele com um carinho muito alem de uma simples amizade, fica aqui meu abraço.
Uma grande perda não só para os familiares, a quem deixo meus sentimentos, mas para todos os fãs de um dos grandes nomes do jornalismo esportivo mineiro. Gente que eu, criança ainda no interior, via, ouvia e admirava. Por toda a sua história com o Flávio Anselmo, deixo também meus sentimentos pra você, Chico. Abraços.
Já tinha sido uma grande perda para a crônica esportiva quando se afastou dos holofotes, agora a perda se eterniza. É a velha guarda indo embora sem substituição a altura. Descanse em paz e que Deus conforte a família.
Um pena, lembro do programa com saudoso Carlos Valadares, ‘Ora Ora Ora’!
Que Deus conforte amigos e familiares.
Para Mim :Um dos três Melhores Comentaristas Esportivos dos últimos 50 Anos do MINEIRÃO..
**DE PEITO ABERTO ***,FLÁVIO ANSELMO, ***CORAGEM PARA FALAR A VERDADE***: OSVALDO FARIA : E O **COMENTARISTA QUE O TORCEDOR GOSTA DE OUVIR**: SÉRGIO MÁRIO FERRARA, Deixaram e deixam SAUDADES dos Bons Tempos; não só do futebol , mas, de todas atividades HUMANAS..
CUMPRIRAM MUITO BEM SUAS MISSÕES:
MORTES SENTIDAS; DESCANSEM EM PAZ !!!..:
**********************************************************
Acompanho o Flávio desde o início na Band no começo dos anos e na rádio guarani Chico, depois do acidente dele muita gente aqui na sua página sempre perguntava por ele que tinha sumido da mídia. Lamentável Chico.
Sobre o Flávio Anselmo, lembro que em 2013 eu tinha muito medo do Galo entregar a paçoca e perder a Libertadores. Os traumas do passado não me permitiam curtir o momento. Mas ele, em seu blog, dizia com tanta convicção que o time seria campeão, que estava escrito nas estrelas e tal, que me deixou menos apreensivo. Cedi à voz da experiência e simplesmente acreditei. Que Deus o tenha em ótimo lugar.
Uma perda inestimável, pra mim um dos melhores comentaristas que já passaram pelas alterosas. Desde criança me lembro do meu pai assistir o programa da Band com você Chico, Flavio e Jumara. Sempre achei os comentários dele muito parecidos com aquilo que eu entendia dos jogos e de futebol!! E sempre ponderado, vale dizer. Mesmo atleticano era um jornalista impecável que se atinha à realidade, raramente deixando seus sentimentos ou opiniões transparecerem com facilidade.
Pra completar o carinho por este comentarista, fui aluno do “Santelmo” seu filho, excelente professor de educação física e basquete.
Parece que suas últimas semanas foram de sofrimento, que Deus o guarde e que traga conforto para os familiares e amigos que ficam aqui sofrendo nesta vida difícil. Sei da admiração pessoal e profissional que tinha por ele Chico, então ficam aqui meus sentimentos especialmente pra você.
Tenho certeza que deixou um legado, pois é lembrado com carinho e sentimentos positivos por todos que falam sobre ele.
Uma dos melhores qui saldade dos bo. Tempos do minas esporte farca para todos da família
Dizem que os bons morrem jovens. Mas os idosos e bons infelizmente se vão. Notícia triste pra quem acompanhou o Minas esportes e o futebol em Minas nesta época. Eu digo que os bons estão indo embora e os novos parecem não ter o mesmo pique, o mesmo amor e paixão. Meus sentimentos a todos os familiares e a você Chico.
Chico,
Recebo com profunda tristeza o passamento do Flávio Anselmo.
Gostava muito das suas observações e comentários sobre futebol e a sobre a vida, Foi um bravo guerreiro nessa reta final de sua existência.
Cruzeirense que era, não faltava com o respeito ao Galo, pelo contrário, sempre imparcial.
Homem bom, honestíssimo e de família muito honrada. Cumpriu com dignidade sua jornada.
Transmita meu abraço à família . Meu abraço a você já que ele foi seu guia e amigo. Sei da sua dor.
“As pessoas não morrem, ficam encantadas… a gente morre é para provar que viveu.” (João Guimarães Rosa);
– Meus sinceros sentimentos!
Pois é, Chico. É a tal da “certeza” que todos temos, né.
Mas uma coisa é certa: O Flávio vai chegar na “emissora lá de cima” onde já estão o Oswaldo, o Vilibaldo, Willy Gonser, Paulo Roberto, Pinguim e tantos outros NOTÁVEIS, de “PEITO ABERTO”.
Vida que segue…
Obrigada pelo carinho, Chico! Nosso coração está partido… mas na certeza de que convivemos com um super homem e super pai! ❤️
O comentarista de peito aberto!
Chico, um dia encontrei com ele no hall do Mineirão e ele carinhosamente me vendeu um livro de sua autoria (Marias Chuteiras) fiado, pois não tinha dinheiro na hora, e ele disse depois você me paga, e me passou o numero da conta dele, para mim depositar. Que Deus a receba de braços abertos e de peito aberto.
Amigo Chico, linda himenagem que você faz ao meu irmão. Toda familília agradece a gentileza e o carinho que sempre tratou Flávio. Ele, pelo lado dele, sempre teve grande admiração pelo seu trabalho e carinho. Pena não termos contado com a oresença dele na Copa América do Chile, em razão da queda que ele sofreu em Inhapim e que foi o começo de todos os problemas que acabaram afastando-o do nosso convivio. Um grande abrsço e muito obrigado mais uma vez.
Sábio, humano e sincero. De peito aberto! Siga em paz na nova jornada, Flávio. Obrigado por nos informar e alegrar por tantos anos.
Irmão do meu colega e amigo Fábio.Meus sentimentos a ele,demais familiares e amigos.