Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Futebol comercial: Globo leva à sua sede os principais clubes do país para falar de dinheiro e transmissões 2025

Foto: divulgação/Globo

Curiosidade geral no país inteiro quanto ao novo formato das transmissões dos jogos do Campeonato Brasileiro das Séries A e B em 2025. Com os clubes divididos em duas “ligas” arrecadadoras e distribuidoras de dinheiro, fim do monopólio da maior emissora do país, transmissões em outras redes, internet, estreaming e etecetera e tal. Atlético, Cruzeiro e América estavam lá! 

Aguardemos quando a bola rolar, pra ver quem transmite que jogo e a que horas.

Mas a “parte do leão” continua sendo da Globo e a emissora reuniu as principais partes interessadas no negócio futebol em sua sede em São Paulo, como mostra esta reportagem do Ge:

“Globo reúne representantes de todas as frentes do futebol brasileiro em evento em São Paulo”

Acordos com a Libra e a LFU garantiram à Globo nove das dez partidas por rodada do Brasileirão, sendo oito exclusivas

Um evento nesta quarta-feira concentrou todas as grandes frentes do futebol nacional. Em encontro realizado na sede da Globo, em São Paulo, estiveram presentes lideranças de clubes, da CBF, das federações, da Libra e da LFU, além de executivos do mercado publicitário e de empresas de distribuição.

— É um momento muito importante, da união cada vez maior do futebol brasileiro, buscando promover o desenvolvimento e o espetáculo. A Globo é uma parceira histórica do futebol, e a gente está celebrando os contratos com a Libra e a LFU. O futebol é uma paixão nacional e está na essência da Globo, temos uma conexão muito forte com o Brasil e suas expressões culturais. O futebol é o grande palco dessas expressões culturais e está ligado ao DNA da Globo — afirmou Paulo Marinho, diretor-presidente da Globo

Estiverem presentes representantes dos seguintes clubes: Botafogo-SP, Atlético-GO, América-MG, Grêmio, Internacional, Chapecoense, Cruzeiro, Coritiba, Bragantino, Corinthians, Vasco, Brusque, Figueirense, Athletic, Juventude, Novorizontino, Amazonas, Londrina, Ceará, Ferroviária, São Paulo, Avaí, Ituano, Mirassol, Palmeiras, Goiás, Flamengo, Fortaleza, Santos, Paysandu, Ponte Preta, CRB, Criciúma, Athletico, CSA, Goiás, Cruzeiro, Vasco, Bahia, Guarani, Fluminense, Atlético-MG, Botafogo e Sport.

— É um momento único. A Rede Globo, que vai fazer 100 anos, marca a história do futebol brasileiro. A Globo foi o grande patrocinador do futebol brasileiro, não só na qualidade de transmissão e dos profissionais, mas pelo investimento. Portanto, estar aqui hoje ao lado de 40 clubes do Brasil mostra o progresso do futebol como produto e da perspectiva de futuro. Estar com a Globo é estar com a qualidade e a eficiência. E é isso que esperamos dos clubes brasileiros — afirmou o presidente do São Paulo, Julio Casares, representante da Libra.

— Vejo com muita alegria neste momento os clubes unidos com a Globo, que é uma parceira histórica do futebol brasileiro. A gente está aqui celebrando, em harmonia com os clubes. É algo positivo para o bem do futebol — disse Marcelo Paz, presidente do Fortaleza, representante da LFU.

Em janeiro de 2025, a Globo fechou acordo com a Liga Forte União (LFU) para exibição de jogos dos clubes que pertencem ao grupo nas edições de 2025 a 2029 do Brasileirão. O contrato prevê transmissão nas diferentes plataformas da empresa das partidas como mandantes de Botafogo, Ceará, Corinthians, Cruzeiro, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Juventude, Mirassol, Sport e Vasco.

Os 11 clubes da LFU na Série A se juntaram aos nove times da Libra nas telas dos canais Globo. A empresa havia fechado em março do ano passado um acordo para exibir com exclusividade jogos como mandantes de Atlético-MG, Bahia, Bragantino, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vitória.

Dirigentes de clubes brasileiros se reúnem em evento na Globo em São Paulo — Foto: Bob Paulino / Globo

— Eu sempre disse que a Globo é o melhor e maior parceiro comercial dos clubes de futebol do Brasil. A gente tem que reconhecer seja pela qualidade, longevidade e constância da relação comercial. A qualidade é indiscutível. Para os clubes, é de certa forma confortável estar com a Globo. Vamos por mais — disse o presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, o Bap.

— É uma alegria estar aqui na TV Globo com 40 clubes das Séries A e B. Essa parceria é extremamente importante, com uma das maiores emissoras do mundo. É também importante a celebração da união dos clubes. Essa união vai fortalecer ainda mais o futebol brasileiro — destacou Leila Pereira, presidente do Palmeiras.

Os acordos firmados com Libra e LFU garantiram à Globo a maior oferta do Brasileirão para os torcedores. Nos próximos cinco anos, TV Globosportv Premiere exibirão nove dos dez jogos de cada rodada do campeonato, sendo oito deles exclusivos.

— Os clubes estão se unindo cada vez mais para um projeto mais coletivo do que individual. Esse ajuste é difícil, cada um tem seus desejos como instituição. Mas a parceria com a Globo é fundamental — disse Pedrinho, presidente do Vasco.

— Fico muito feliz de poder participar. Sempre deixei claro que para o Corinthians é muito importante estar com a Globo — destacou o presidente do Timão, Augusto Melo.

Em 2024, 163 milhões de pessoas torceram com as transmissões da Globo. Além da TV Globo, sportv e Premiere, o ecossistema da empresa conta ainda com suas propriedades digitais, o ge, o Cartola e o Globoplay, que hoje é o serviço de streaming com a maior oferta de futebol brasileiro.

Para a temporada 2025, o Futebol Nacional da Globo conta com 12 patrocinadores: Itaú, Fiat, Amazon, Ambev, Vivo, Betnacional, Natura e Perdigão na TV Globo; e Jeep, Bradesco, Ambev e Novibet nas transmissões do sportv.

Mais nove marcas são parceiras na transmissão da Copa Conmebol Libertadores da TV Globo: Claro, Haleon, Hyundai, PagBank e Sportingbet em cotas de patrocínio, além de Amstel, Ademicon, Betano e Novibet em cotas de participação nos intervalos dos jogos.

https://ge.globo.com/futebol/noticia/2025/03/19/globo-reune-representantes-de-todas-as-frentes-do-futebol-brasileiro-em-evento-em-sao-paulo.ghtml


Deixe um comentário para Raws Cancelar resposta

Comentários:
4
  • João Carlos disse:

    Futebol é na Globo

  • Silvio Torres disse:

    Durante décadas, o jornal Estado de Minas surfou imbatível como o “maior jornal dos mineiros”. Ali por volta de 93, 94, nas rodadas de cerveja no Bar Brasil, ouvi várias vezes de um amigo publicitário que se aparecesse um concorrente com pequenos anúncios bem feitos, derrubava o líder. Daí a pouco chegou o Balcão e o antes imbatível Estado de Minas foi literalmente para a lata do lixo. É o que estamos presenciando agora com a rede globo. Sustentou durante décadas uma audiência artificial monopolizando TODAS as competições esportivas. Muitas vezes, comprando os direitos e nem transmitindo, só pra evitar a concorrência. Esse tempo acabou. A antes imbatível tem levado pancadas de todos os lados com a pulverização dos direitos. O tão decantado “padrão de qualidade” era uma falácia sustentada pelo monopólio. Sem futebol exclusivo, afundam na audiência as novelas, os bbb’s, o jornalismo cheio de gente que tenta falar o português e não consegue.

  • Raws disse:

    Com tantos elogios ao maior meio de comunicação e formação de opiniões na “história dessa país”, como não opinar…
    Eu que nasci em 1963 e quando não estava na escola, no futebol ou nas ruas em variadas brincadeiras, lógico que estávamos nos divertindo com a globo e a rede Tupi, que até hoje não entendo se foi exterminada por sua culpa ou pelo poder de Roberto Marinho perante aos militares.
    Fato é que, como a Globo “era boa”!
    Como a Globo mostrava com maestria e respeito, o militarismo no poder.
    O tempo passou, a democracia chegou e a globo surfou…
    Como eram bons os programas da globo…
    Jornal Nacional, fantástico…
    Como eram fantásticos.
    Aí resolveram não serem coadjuvantes e sim protagonistas. Inventaram um super brasileiro de Alagoas e o transformaram em o “caçador de marajás”, que pela ingratidão com seu criador seria caçado pouco a frente.
    Para não virar um livro e não chegar aos tempos atuais, ficarei por aqui deixando a opinião de que tantos elogios a esse parceiro me remete a síndrome de Estocolmo.

  • Maurício Almeida (Ibirité) disse:

    Enquanto a Globo investe grana e divide as praças, o SBT, antes com a Libertadores e agora com a Sulamericana, não vai transmitir um jogo sequer dos clubes mineiros, do Grêmio (e olha que em Porto Alegre, o SBT é emissora própria) e do Vitória na TV aberta, escolheu apenas Vasco, Fluminense e Corinthians. Sinceramente não sei como a TV Alterosa está no ar ainda, uma filial que não briga por nada além do que já tem, nunca transmitiu um jogo, muito ao contrário do que faz as filiadas da Globo, como a RBS no Rio Grande do Sul e a TV Bahia em Salvador. Então, parabéns a Globo pelo investimento e por contemplar a maior parte dos estados e capitais.