A cor do patrocínio nas camisas I

Da Inglaterra, o Alisson Sol, enviou mais argumentos muito interessantes que precisam ser avaliados pelos comandantes do marketing dos patrocinadores e dos clubes:

“Patrocínio do Cruzeiro em 2010”

O que é Marketing? Uma das várias definições existentes é “Conjunto das atividades empresariais destinadas à descoberta, conquista, manutenção e expansão de mercados para as empresas e suas marcas”. Talvez não seja a melhor, ou a mais correta, mas está próxima do aceitável para iniciar uma discussão em relação à absurda camisa do Cruzeiro para 2010, e a estampa de certos patrocinadores em cores que criam uma combinação ótima… para uma mortalha de carnaval.

O Cruzeiro tem hoje um dos melhores e maiores patrocinadores do mundo na área esportiva, a Reebok. Para que se tenha uma idéia, esta é a empresa que tem exclusividade de fornecimento de material esportivo para a NFL, a liga de futebol americano, que de longe é a mais organizada e lucrativa liga esportiva do planeta. Como pode o Cruzeiro desagradar um patrocinador destes, eternamente ligado a atividades esportivas, para agradar patrocinadores locais a valores irrisórios? Não pode ser necessidade imediata de dinheiro, pois o clube, há anos participando continuamente da Libertadores, está hoje em um patamar financeiro acima de quase todos os outros clubes do país. Dívidas imediatas não pode ser também, pois se clube no Brasil fechasse por dívidas, não haveria mais nenhum. Algo está estranho nesta história, ainda mais quando se considera que o clube está claramente criando um problema para a Reebok.

Se cada camisa custa nas lojas em torno de R$159,00, um patrocínio de R$10milhões corresponde apenas 63mil camisas. Obviamente, há custo na confecção e distribuição das camisas, o qual não ocorre na simples transferência financeira relativa ao patrocínio. Mas a Reebok certamente não está renovando seu patrocínio com o Cruzeiro à toa, e sabe do potencial de vendas, desde que tenha um produto atraente para o consumidor. Mas o que o Cruzeiro está fazendo este ano é simples: está entregando o mercado de camisas do clube ao “mercado pirata”, que certamente será inteligente o bastante para comercializar camisas do Cruzeiro Esporte Clube, e não camisas que tornam o torcedor do clube uma propaganda ambulante de “banco laranja”. O clube simultaneamente ignora a opinião de sua torcida e desagrada um dos maiores e melhores patrocinadores esportivos do mundo. Isto não tem lógica. Apenas algum “fator oculto” pode explicar que profissionais de Marketing tenham levado à cabo uma ação destas. Alguém que saiba o que ocorreu vai poder me explicar: o que há por trás do patrocínio do Cruzeiro em 2010?

One Response

  1. É mais uma vez o Marketing do Cruzeiro jogando contra a torcida…
    Se o Cruzeiro ganha de um lado com o patrocínio vai perder por outro, porque ninguém é obrigado a ter uma camisa dessa, com um patrocinador ridículo na camisa “da forma que esta na camisa”.
    A torcida entende que o dinheiro é necessário, mas também não vamos gastar dinheiro suado em algo desagradável..

    Vamos Vamos Cruzeiro

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