Um dos presidentes do América, o deputado Alencar da Silveira Júnior, enviou ofício ao Comandante Geral da Polícia Militar pedindo segurança especial para a torcida do América no clássico contra o Atlético domingo, no Mineirão, e explicou as razões da iniciativa:
“Prezado Comandante.
Em cordial visita e os melhores cumprimentos, solicito a Vossa Excelência todo empenho para solucionar as questões expostas abaixo visando dar segurança à torcida do América nos jogos do campeonato mineiro prestes a ser iniciado.
Já tendo acontecido a reunião na Federação Mineira de Futebol acerca do clássico América e Atlético no próximo domingo, ocasião em que o América foi muito bem representado pelo Presidente Dr. Francisco Santiago, reitero como torcedor do América, Jornalista e Deputado Estadual a minha preocupação com o torcedor e sua segurança nos estádios.
Não está havendo um policiamento adequado no portão por onde a torcida americana tem acesso ao Mineirão. Os torcedores de outros clubes, principalmente torcidas organizadas de nossos tradicionais adversários, passam pelo local afrontando e provocando a torcida do Coelho e não se tem visto qualquer tipo de medida ser tomada para coibir esses abusos.
No ultimo ano a torcida americana ficou sem poder sair do estádio já que a Galoucura cercou toda a área de saída dos torcedores e aí a violência impera.
Normalmente a torcida americana chega ao estádio aproximadamente 3 horas antes do início dos jogos para se confraternizarem e ficam à mercê das outras torcidas que aproveitam da situação e fazem todo tipo de provocação.
Esta situação de insegurança está afastando o torcedor americano do Mineirão que sempre comparece com a família em busca de lazer, descanso e torcer pelo nosso América.
A situação tem que ser igual para todos, da mesma forma a segurança.
Este é o sentimento da torcida americana.
Dessa forma, urge ser tomadas providências para, além de termos segurança, evitar cenas de violência com o que não compactuamos.”
15 Responses
Caro Chico Maia,
Estou voltando a ativa novamente, depois de um longo recesso, onde procurei esquecer tudo relacionado a futebol.
As novidades do meu América, ainda não me deram o otimismo que alguns amigos americanos estão sentindo.
Acho que as contratações não irão mudar radicalmente o estilo de jogar do Coelhão, mas como sempre eu acredito e estarei torcendo para que tudo dê certo.
O mesmo problema do ano passado se apresenta. Contratamos jogadores velocistas, mas não temos um matador, jogador de presença dentro da área. Continuaremos a depender de Euller, Luciano Dudu, pois não acredito que os jogadores contratados irão pegar a titulariedade imediatamente.
Além dissso o Marco Aurélio, nos times que treinou, sempre se mostrou um técnico que primeiro adota a postura de não levar gol e depois, se der, parte para tentar fazer um.
Teremos 3 volantes no time e deixar a responsabilidade da armação das jogadas com o Irênio, é um risco enorme.
Bom, isso nós veremos dia 24, quando teremos obrigação de pelo menos correr muito mais que o galo, porque começamos nossa pré temporada quase 1 mês antes.
Mais uma vez peço a sua colaboração no intuito de pedir a Polícia Militar que nos dê a cobertura para que possamos ficar tranquilamente no entorno do mineirão, fazendo o encontro dos amigos antes do jogo, para tomarmos uns guaranás e batermos aquele papo.
No último clássico, chegamos 3 horas antes do jogo e não vimos um único policial no portão 12.
Uma pergunta? Porque a torcida do atlético tem que passar pelo portão 12????
Se fizessem o mesmo que nos jogos contra o cruzeiro, não teriamos confrontos e nem confusão.
Com toda a euforia que os torcedores do rival estão, com a estreia do Luxemburgo e reforços, provavelmente a proporção de torcida será de 10 ou mesmo 20 por 1.
Infelizmente e uma realidade. Os torcedores americanos, na maioria tem receio de ir ao mineirão em clássicos e isso influencia e muito na presença da torcida nesse próximo domingo. Seremos mais uma vez uma minoria, mas uma minoria vibrante que com certeza, fará de tudo para ver a vitória do Coelhão.
Na espera que voce possa dar uma moral para esse nosso pedido
Atenciosamente
Marcus Vinicius Bragagia de Montenegro
Chico não vejo problema no pedido do America, a polícia pode ceder um micro-onibus da corporação para o trajeto pois o veículo é suficiente para atender toda massa americana……..
obs: brincadeiras a parte toda segurança a mais é bem vinda a todos que participam do jogo.
abraços Chico
Prezado Chico Maia,
Gostaria de agradecer ao apoio que dá ao futebol mineiro, não somente à dupla Galo / Cru, mas também aos clubes do interior e, claro, ao meu amado América FC.
Gostaria de “engrossar o coro” quanto ao pedido de segurança neste clássico que está por vir.
Sou assíduo frequentador de jogos e não é incomum presenciar uma certa negligência, por parte da PM, quanto à segurança de nossa torcida no Mineirão, especialmente nos jogos contra o Atlético, onde a torcida rival, principalmente a Galoucura, entra bem próximo ao nosso acesso, o portão 12.
No ano passado, a saída foi bem complicada. Digo isso porque estava presente. Vi torcedores amigos meus levando pedradas daqueles marginais travestidos de torcedores, membros da Galoucura.
Sei que pequenos incidentes são normais em clássicos, mas entendo que tragédias só não aconteceram até hoje por sorte talvez…
Infelizmente estaremos em número bem inferior, mas poderia haver muito mais presença do trocedor americano se não houvesse o medo da violência.
O torcedor americano é pacífico, mas não é menos vibrante do que qualquer apaixonado por futebol.
Espero que desta vez minha impressão negativa quanto ao policiamento possa ser revertida.
Obrigado pelo espaço e apoio.
Saudações alviverdes!!!!
Renato Márcio Amado.
Caro Chico Maia,
É com satisfação que peço total compreensão com o pedido do ilustre deputado, no qual solicitou o reforço no policiamento, uma vez que nossa torcida é composta por pessoas pacificadoras e sem intenção de causar tumultos.Assim sendo, queremos, então o devido respeito das autoridades pertinentes, contudo que garantam efetivamente nossa segurança, não queremos servir de índices para as páginas policiais
Sempre em nosso estádio recebemos muito bem as torcidas adversárias, inclusive confraternizamos com eles, porém no estádio do estado, sinto um descaso muito grande para com os portões que darão acesso para nós torcedores, sendo uma torcedora ativa em minha torcida, eu solicito, das autoridades competentes, que não frustrem o espetáculo deste próximo domingo da nação americana.
E compreendam a importância no aumento do efetivo do policiamento, principalmente diante dos portões que teremos acesso.
Saudações americanas
Prezada Cláudia,
concordo plenamente.
Abraço,
obrigado,
Chico Maia
estou preocupado porque domingo vamos calar a “maior torcida do mundo” e provavelmente BH terá mais de 100 ônibus quebrados e muitos arrastões.
“il,il,il, silêncio no kalil!”
nós, os poucos Americanos que estaremos lá, vamos cantar esta batida cantiga e tenho certeza que todos escutarão!
O COELHÃO VOLTOU!!!!
Americanos compraram até agora trezentos e poucos ingressos, segundo o SAmule Venâncio (via twitter) NUUU Vai lotar o cercadinho do america!!!!
Sugiro que a torcida americana seja cortejada pela PM como fazem com as torcidas visitantes.
Como não chega a 200 torcedores ate´hoje conforme as vendas de quinta-feira dia 21 de janeiro, a PM faz uma escolta na região e só deixa os 200 torcedores deixarem o esádio 1 hora depois do jogo.
Quando o presidente do Flamengo fez esse mesmo pedido pro jogo contra o Galo ano passado todos acharam um absurdo, agora quando é um dos nossos que faz é tudo normal, vai entender como funciona a mente das pessoas.
o América tem que temer a sí próprio…
Onde estão os 10.000 americanos que foram ao jogo final da série C em 2009.
os 10.000 Americanos não vão ao Mineirão exqtamente pelo que foi citado acima…quem falar para nós que nos jogos de atletico, principalmente não tem arrastões e quebradeiras de carros e ônibus, por favor ligue para a PM e pergunte a eles o número de ocorrências policiais em dias de jogos do atletico mineiro no minierão…com os números que você receber vai perceber porque a família Americana não vai mais aos jogos e perceba também que no jogo contra o Cruzeiro, a torcida Americana estará em maior número pois contra eles não tem esta marginalidade toda. não é opinião minha, são fatos! aproveite e pergunte à PM se teve alguma ocorrência nos jogos finais do campeonato brasileiro da série C em nossos jogos com o Independencia lotado. Para encerrar fizemos o que nós estamos acostumados, antes das partidas iniciarem ficamos lá fora dando boas vindas aos nossos adversários e conversando sobre o time e a cidade deles e desejando-lhe uma boa estadia em nosso estádio Independência e que aproveitem bem que é o único estádio de MG que teve até jogo de copa do Mundo e está na história com a maior zebra da competição, EUA 1×0 Inglaterra.
Americano é torcedor e encara o futebol como fonte de lazer, divertimento, interação, amizade, amor, respeito, integração!!!
AMÉRICA, OBRIGADO POR VOCÊ EXISTIR!!!!!!!!
Pois é Flávio Azevedo, o que vc disse acima é tudo o que repito agora: América, obrigado pela excelente opção de torcer.
Racionalidade, razoabilidade. Basta tirarmos um pouco da paixão e teríamos maior possibilidade da minimizarmos, o melhor seria erradicarmos, os tumultos nos jogos entre América e Atlético. Como bem disse o dirigente americano, “Os torcedores de outros clubes, principalmente torcidas organizadas de nossos tradicionais adversários, passam pelo local afrontando e provocando a torcida do Coelho”. Reparem no “principalmente as torcidas organizadas”. Não são todos os torcedores do Galo que partem para os confrontos com a torcida do Coelho, que como foi citado em algumas mensagens, comparecem em número bem menor do que a dos adversários. No primeiro comentário, do Marcos Vinícius: “Uma pergunta? Porque a torcida do atlético tem que passar pelo portão 12????” A resposta é simples: a torcida Organizada Galoucura, tradicionalmente, ocupa os espaços no estádio que possuem entradas pelos portões 9 e 12, exceto em jogos contra o América, pois neste, entra somente pelo portão 9, que é próximo ao 12. O Flávio Azevedo diz: “por favor ligue para a PM e pergunte a eles o número de ocorrências policiais em dias de jogos do atletico mineiro no minierão…” Ou seja, infelizmente, tumultos são freqüentes em jogos com grande número de torcedores, contra qualquer adversário que seja. Ainda de acordo com o Flávio: “perceba também que no jogo contra o Cruzeiro, a torcida Americana estará em maior número ….” Aí penso que não se trata de maior ou menor marginalidade, mas de logística, pois a torcida organizada celeste fica do lado oposto. Sei que causará discordância, mas na minha opinião, o problema das confusões entre as torcidas de Galo e Coelho seria minimizado com a mudança de local destinado a torcida do América, que passaria a entrar pelo portão 3. Sei também que a torcida alviverde ocupa tradicionalmente o local atual, mas a organizada alvinegra também é tradicional no espaço. E sem ironia alguma, é mais fácil transferir do local a torcida com menor número de pessoas. Lógico que não seria a solução perfeita, mas será com certa a melhor opção. É claro que a violência precisa ser combatida, e essa é função da PM que precisa cumpri-la de forma eficiente, pois todo o cidadão possui o direito de ir e vir, não importa pra que time torça. Os torcedores de todos os times têm o direito a segurança. Mas com já foi dito, o problema maior está nas organizadas das equipes. Por isso, creio que a mudança de local teria maior resultado, pois contribuiria com a PM no controle do vandalismo.
Incrivel o mando é do América e ainda assim não dá nem 1000 americano, é pra fechar a s portas mesmo, depois fica pedindo o Atlético que repasse R$270 mil da cota da televisão. Domingo nós atleticanos proporcionaremos 40 mil pagantes de renda, dinheiro pro américa levar o 1º semestre.