Você vai? A partir do ano que vem Libertadores da América será decidida em jogo único, em sede neutra

se definirá en final única a partir de 2019 con mayores beneficios a los clubes y la competencia. ▶️

 

A Conmebol vai imitar a Uefa com a decisão ao estilo Champions League. Decisão ocorreu agora há pouco quando a maioria das confederações Sul-americanas votaram a favor da ideia. Na Europa dá certo porque além da locomoção entre os países ser fácil o mundo inteiro se interessa pela disputa. Na América do Sul é diferente, além da pobreza geral predominante. Uma experiência. Tomara que dê certo.

Em termos de grana a situação é esquisita. Veja o que informa o , do O Globo: “Conmebol vai pagar apenas 2 milhões de dólares de compensação por finalista da Libertadores a partir de 2019 para realizar a final em jogo único. Só a Copa do Brasil vale 50 milhões de reais pro campeão e 20 mi para o vice. Bola fora!”

O , jornalista do Estado de Minas fez uma pergunta interessante, que repasso às senhoras e senhores do blog. Gostaria da resposta e opinião de vocês: “Já perguntei aqui uma vez e repito: se tivesse uma final entre Atlético Nacional-COL e Colo-Colo no Mineirão, por exemplo, você iria? Quero ouvir opiniões a respeito.”

18 Responses

  1. Pensando bem, se fosse uma final de um time brasileiro que não fosse o Cruzeirão, contra Boca,River, Nacional ou Peñarol talvez eu assistisse pela TV.

  2. Respondendo a questão sobre uma suposta final no Mineirão com Atlético Nacional-COL c Colo Colo…

    Estando dentro das minhas condições financeira e de disponibilidade de tempo, eu iria sim.
    Quem gosta mesmo de futebol, ama e torce pelo seu time de coração, mas gosta de apreciar o futebol como um todo. E uma final de Libertadores, independente da presença do nosso time de coração, não deixa de ser um evento e tanto.

  3. JOGO
    NACIONAL DE MEDELIM
    X
    COLO-COLO (CHILE)
    Como o jogo via de regra é numa quarta feira. a noite, nem se eu ganhasse os ingressos eu iria.
    O que vou fazer lá,? nao conheço nenhum jogador dos times, se ganhasse, iria ser mal educado, pois nao iria nem buscar os ingressos.

    Tá respondido CHICO MAIA.?

  4. Eu não iria, pra começar o preço do ingresso de uma final de Libertadores não seria viável diante da minha realidade financeira e da maioria dos atleticanos, que já sofrem pra conseguir acompanhar o Galo no máximo número de jogos possível (poucos podem ir em todos). O perfil dos torcedores na Europa igualmente não englobam os frequentadores das Finais da UCL, tendo em vista que a maioria das torcidas são dos próprios times finalistas, muito devido às facilidades de locomoção e curta distância entre os países e suas principais cidades.
    Acredito que irão desistir dessa final antes de acontecer, ou então ao menos não se repetirá.

  5. Em relação a “Se tivesse uma final entre Atlético Nacional-COL e Colo-Colo no Mineirão, por exemplo, você iria?“. Este pergunta é uma falácia. Considera dois times que atualmente estão “em baixa” e usa como exemplos para uma hipotética final que nunca existiu.

    Melhor seria: considerando uma lista de finais da Libertadores que realmente ocorreram, fossem estas em um só jogo no Mineirão, você iria à maioria?
    No meu caso, sim! Em finais reais, o Colo-Colo jogou contra o Independiente-AR e o Olimpia-PY. Nestas, creio que a maioria dos que gostam de um bom futebol teriam ido ver os dois times em melhor fase na Libertadores à época. Sem falar que a final de qualquer competição deste tipo é um show, do qual o jogo é apenas um componente. Não fosse assim, para que construíram estádios para a Copa em que o Brasil não iria jogar? (bem, sabemos a resposta disto, mas não resisti…)

  6. A resposta é fácil, basta ler a reportagem do Alexandre Simões no Hoje em Dia desta sexta. Os clubes estão faltando, literalmente, pagar para os torcedores irem a campo no rural. E não é muito diferente para a maioria dos clubes no campeonato brasileiro. Imagina num jogo desses aí, Atletico Nacional e Colo Colo. O mesmo vale para as principais cidades da América do Sul. Por exemplo, uma final como a do Atlético x Olímpia lotaria em Buenos Aires ou Santiago? Acho muito, muito difícil, pelos motivos apontados: pouco interesse para as populações locais e pobreza da grande maioria dos interessados, que não têm condições de viajar para ver uma partida dessas em outro país. Ainda mais no nosso continente! É nesses momentos que as companhias aéreas, hotéis e comerciantes em geral metem a mão sem dó nem piedade, querendo ganhar o dinheiro de uma vida num evento só. Temos um sem número de exemplos. Não adianta copiar fórmulas de sucesso do futebol da Europa sem copiar também os elementos que garantem o sucesso delas por lá. Por exemplo, a renda per capita dos principais países boleiros, Itália, Espanha, Alemanha, França e Inglaterra está em torno de 40 mil dólares. No Brasil, Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai está em torno de 14 mil. Enfim….

  7. Final assim é mais fácil de comercializar para a TV. Só que a América do Sul não tem condições de receber. Na Europa a torcida sai de casa no dia do jogo. Andar de trem e ônibus é muito fácil. E tem transporte até na porta dos estádios.

    Aqui, tem que ir de avião e é difícil o turista chegar em grande número à maioria dos estádios. Por isso não vejo com bons olhos.

    1. Recentemente tivemos Atlético Nacional x Independiente del Valle.

      Jogo único no Brasil, brasileiros encheriam estádio? Penso que não.

      Equatorianos e Colombianos viriam em número suficiente para encher estádio? Também acho que não. Imagina dezenas de milhares de pessoas saindo de um aeroporto no Brasil para chegar a um estádio. E sair do estádio de madrugada então para o aeroporto?

      Não vai durar muito tempo isto.

  8. Só saio de casa pra ver meu Cruzeiro querido!!! mas não acho a ideia tão ruim assim não,faz o teste e ver como foi,se foi bom continua se não volta como era antes!

  9. esta ideia nao foi feita para um continentye gigantesco. as TV’s tiraram a torcida do estádio…da gastança de dinheiro publico com os estadios, nem vou comentar…maracanã ta fechado????

  10. Vou formular uma perguntinha diferente: será que o Atlético Nacional e o Colo-Colo, e seus respectivos torcedores, viriam para uma final no Engenhão nos dias de hoje?

  11. Neste caso, dependeria muito dos seguintes fatores:

    – preço do ingresso
    – se tiver algum time tradicional ou com história ou alguma característica interessante, como Boca, River, Colo-Colo, Peñarol, Nacional-URU, Independiente, Univ. Católica, Cerro Porteño, Estudiantes, San Lorenzo
    – quais jogadores que estariam em campo, se pelo menos algum dos times estiver jogando bonito

    Mas discordo desse formato. América do Sul é muito maior que Europ, não temos o transporte ferroviário de lá, a renda etc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *