Boas observações que deveriam ser lidas e pensadas pelo presidente do Cruzeiro

Dr. Gilvan de Pinho Tavares deveria ouvir mais quem entende de futebol, dentre eles, incontáveis torcedores que às vezes enxergam melhor que os próprios dirigentes, como é o caso do Dilson Rocha do Amaral, que nos escreveu e a quem agradeço:

* “Olá Chico,

A eliminação do Cruzeiro da Copa Libertadores 2015 passou até batida em virtude do que estão chamando de escândalo e da estratégica visita de Alex Talento à Toca da Raposa. É óbvio que para vocês que vivem no meio futebolesco este assunto da FIFA é de extrema importância, mas para o torcedor não é tão importante quanto as notícias de seu clube. Estes casos de patrocínio, lavagem de dinheiro, desvios e corrupção no futebol já fazem parte do imaginário dos torcedores e salvo quando é para beneficiar os já conhecidos queridinhos da CBF, confesso que realmente não é importante para o torcedor saber que os dirigentes estão ganhando dinheiro favorecendo este ou aquele. Acredito que alguém saiu prejudicado e resolveu dar uma de Roberto Jefferson ou então melar a  reeleição na FIFA. Enfim vamos ao que interessa ao torcedor.
Falo como torcedor do Cruzeiro e tenho observado algumas incoerências em relação aos comentários de algumas pessoas, aliás me vem à mente, já que estamos falando de corrupção, que ganhar algum por fora para falar bem de atleta é figurinha carimbada na imprensa.  Posto isto tenho observado o exagero de um certo comentarista em defender Bruno Rodrigo, Willians (meio de Campo), Manoel, Marquinhos e Marcelo Oliveira. Vou fazer os comentários: Bruno Rodrigo é lento, não ganha uma bola na corrida, quando é levado para a linha de fundo o adversário corta para dentro e passa com facilidade, dá muuito espaço para cruzamentos quando tem que cobrir o lateral. Manoel não sabe sair jogando seu negócio é dar chutão e com um meio de campo de baixa estatura não ganham a bola . Marquinhos coloca a bola na linha de fundo e apronta uma correria, quando penso que vai cruzar dá um chute equivocado. Lembro que o centroavante Damião é alto e joga fixo na área e é um bom cabeceador. Quanto ao Willians, confesso que nas primeira partidas até me animei, mas observe: a imprensa, e agora vou citar o nome – Cadu Doné – falou que para a Libertadores Willians era bem melhor que Lucas Silva e que seria a substituição adequada pois ele é mais pegador. Doce ilusão. Ele é lento sai driblando, ou melhor tenta e perde a bola originando contra ataques mortais. Veja os últimos jogos e agora, aí entra o Marcelo Oliveira, que está inventando ou não enxerga, o Willians dando uma de meia, indo à linha de fundo para cruzar, meu deus que loucura!!!!!, Há muitas críticas ao Mayke mas não existe ninguém para tabelar e ninguém para cobri-lo quando ele precisa ir ao ataque fazer o que ele faz com perfeição que são os cruzamentos. Critico o Marcelo Oliveira também por não ter deixado Riascos jogar e por deixar Marquinhos desperdiçar tantas bolas. Arrascaeta não é camisa dez ele será um bom camisa oito, Gabriel é jogador de segunda divisão é muito franzino para a função. Porquê não tentam o Neilton? William  não é craque e parece estar insatisfeito com alguma coisa pois anda muito “nervosinho”. Resumindo precisa trocar no minimo Bruno Rodrigo por Léo, Willians (por Paulo André? – este não é mais zagueiro ), Marquinhos não pode jogar com Mayke, talvez trazê-lo para o meio, Alisson é titular (pena que se machuque tanto), Willians é reserva e o Cruzeiro precisa enfiar a mão no bolso e contratar um camisa dez para jogar com Alisson, Arrascaeta e Damião. Se o Marcelo não enxergar isto tchau pra ele. Só pra finalizar faço um desafio. O Cruzeiro disputa quatro campeonatos por ano:  Libertadores, Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Brasileirão. Três são mata-mata. Na  carreira do Marcelo só me lembro dele ter ganho um mata-mata e foi um Mineiro com dois empates, apesar de ter chegado em outras finais. Ano passado foi Campeão Brasileiro, mas perdeu a maioria dos jogos com os “grandes”. Será um “levice”  dos velhos tempos?

Abraços,

Dilson Rocha do Amaral – BH

10 Responses

  1. Até para comentar e/ou apontar falhas em seu próprio time, radicado algum descalça seu sacarpin … como (sic) “Cruzeiro disputa quatro campeonatos por ano…”?
    – 26/11/2014: eterno (e dolorido)!

  2. perfeita colocaçao, dilson! o marquinhos esta atrapalhando o mayke e o arrascaeta. pois so fica la na direita nao deixa o mayke chegar a frente para o cruzamento. e como arrascaeta gosta de jogar pela direito, onde fez as melhores jogadas pelo cruzeiro, o marquinhos fica la, aquela mosca morta. abçs

  3. Mas agora? Eu venho dizendo que a defesa do Cruzeiro é um bando de lesmas desde o ano passado, quando o tal Gedoz fez um gol em que ele parecia do papa-léguas correndo, e a defesa do Cruzeiro atrás em câmera lenta, incapaz de sequer fazer uma falta.

    Claramente, há algum problema no elenco que foge à nossa compreensão. Acabo de assistir o jogo contra o Figueirense. Após o segundo gol, o reporter de campo afirmour na TV que o Marcelo Oliveira teria dito: “Eles não aprendem“. Sinceramente: o Manoel, em um dos times amadores em que jogo, seria reserva. No outro, onde a defesa é bem melhor, e só tem problemas quando alguém falta, ele normalmente não chegaria ao banco. Só mesmo em caso de faltas e contusões. Fica claro que o Marcelo está tendo que escalar tais jogadores porque é o que tem. Embora, se você olhar para os jogadores do Figueirense: pediram para perder o jogo. O Cruzeiro é que foi incompetente. Aí olha para o resto dos times no Brasil e pensa: quem poderia ao menos tentar entrar em um grande time europeu? Ninguém!

    É muito fácil reclamar do treinador, diretores de futebol, etc. Mas o problema do Brasil é que todo mundo quer resultado imediato, sem pensar no dia do amanhã. Era fácil o Cruzeiro sair contratando, não pagando nem os jogadores e nem os outros clubes, contraindo dívidas e, mesmo assim, correndo o risco de não ganhar nada. Veja o que fez o Palmeiras, que até agora nada ganhou após mais de 50 contratações em 5 meses. Ou o Corinthians, que a imprensa vendia até outro dia como capaz de disputar a liga dos campeões.

    Caro colega cruzeirense: Nem sei que é “Cadu Doné”, mas se você forma suas opiniões sobre futebol baseando-se em comentários da imprensa, vai se irritar muito à toa. A maioria pouco entende de futebol. E entre os poucos que entendem, a função jamais é se arriscar a fazer uma análise de partida com profundidade, para não alienar os leitores ou ouvintes semi-analfabetos. É falar o que o torcedor consumista quer ouvir. Este ano, a verdade é que o Marcelo Oliveira de ve estar querendo algumas contratações, o time não deve estar podendo fazê-las, e ele vai contrariado armando o time com o que tem, até perder a paciência e ir para o Palmeiras. Aí, talvez o Cruzeiro traga um treinador estrangeiro, como fizeram o São Paulo e o Internacional. Pois os treinadores brasileiros já provaram que são preguiçosos demais para se dedicar a fazer táticas específicas por partida, como é preciso em um mata-mata. Podem até vencer tais competições na sorte e persistência. É pensar que Tite já foi campeão do mundo…

  4. Não tem jeito, o Galo é sempre parâmetro para as Marias. O cara perde um tempão danado para escrever este texto e no final cita “Levice”. Esta alcunha ele ganhou dirigindo um timeco azulin de minas, no Galo é “Lecampeão”.

  5. Sou atleticano graças a deus, e quero que o enseada se lasque, mas com todo respeito a esse simpatizante azul ele no seu texto comete algumas incoerencias, dizer que marcelo oliveira deveria dar mais chances a riascos, meu amigo vc tem que acompanhar o futebol sulamericano mais de perto, esse riascos foi uma das maiores chacotas que esse gilvan cometeu ao traze-lo, fez a alegria de nós atleticanos, o cara é fraquissimo se ele tivesse tido mais chances acho que vcs não conseguiriam ficar nem em terceiro lugar no rural, esse riascos era reserva no fraco time do morelia do mexico, outra coisa, vc dizer que gabriel xavier é um jogador muito franzino para a função de meio campo mas pede neílton que tem a metade do corpo dele para o seu lugar, que incoerencia meu irmão…

    Nâo deveria dizer isso mas pra mim esse Bruno rodrigo é o melhor zagueiro que vcs tem no elenco, estava doidinho pro enseada se desfazer dele para o galo fazer com ele o que fez com o leonardo silva…

    No mais se preparem que essa semana tem tremedeira porque sabado tem mais….

    EU SEI QUE VCS TREMEM

  6. Discordo de tudo que esse torcedor disse. Esse negócio de camisa 10 é muita conversa fiada, por a caso nem a seleção brasileira hoje tem esse camisa 10.
    No futebol brasileiro se for contar : Lucas lima, ganso, datolo??? Quem mais?
    Gabriel Xavier e muito franzino pra função? Qual e a estatura do Bernard? E do Leandro Donizete paulada? E do Luan?
    Por acaso o elenco do Cruzeiro é pior do que o da Ponte Preta, Sport, Avai, Sport ou eu estou enganado? Essa ‘convicção’ do técnico em um só esquema tático com jogadores que são muito diferentes dos elencos anteriores beira a teimosia e a arrogância. Em entrevistas com o tom de cobrança ele não se sente muito incomodado, até desdenha da situação e da diretoria. Os erros da defesa são antigos, desde o ano passado e com vários jogadores, será que ele treina o trabalho defensivo ou só a parte ofensiva?
    Pra mim já deu o tempo dele, vamos apostar em gente nova com ideias novas. Levir é velho pela idade mas se reciclou ( aprendeu muito com a filosofia japonesa) e sabe lidar com o grupo modificando o padrão de jogo e está dando resultado.
    Todo profissional que não muda por medo ou por teimosia, vira um Luxemburgo ou Felipao da vida.
    Se eu fosse o Gilvan traria Leo Conde, cara com talento e boa visão de parte tática haja vista a bela campanha da caldense com grupo menos qualificado que os grandes de Minas e só não foi campeão devido ao apito da federação.
    Tchau Marcelo Oliveira!

  7. Assim que for aberta a próxima janela de transferências para a Europa o Cruzeiro poderá ficar em apuros com possíveis vendas de gente de tão alto nível: Mena, Pará, Fabrício, Arrascaeta, Willian Bigode, Grolli, Fabiano, Seymour, Willian Farias, Henrique Dourado, Manoel, Paulo André…

  8. Caro Chico Maia… O q o senhor andou bebendo para achar um comentário desses bom? O torcedor só falou bobagem, que coisa esquisita vc publicar como se fosse algo bom…Texto pobre, mal escrito, com ideias ruins. Cheio de leitor seu qualificado, que escrever ótimos comentários e vc dá moral pra uma coisa dessas.

    Abs!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *