Torcidas querem as camisas mais famosas, melhores e mais bonitas, mas as que pagam melhor são as primas pobres

Deu na Folha de S. Paulo, hoje:

* “Roupa nova. Patrocinado pela Nike desde 2012, o Santos estuda trocar de fornecedor de material esportivo. O clube tem conversado com concorrentes, inclusive com a Adidas, para substituir a atual parceira. O contrato com a Nike é válido até o fim de 2015.”

***

Pois é!

Mas o Atlético foi campeão da Libertadores da América com a prima brasileira, Lupo; o Cruzeiro, Brasileiro duas vezes seguidas com as também primas nacionais Olympicus e Pênalty. A invasão dos aparelhos de TV do planeta pelas imagens dos jogos da Champions League criou na cabeça de torcedores de todo o mundo o desejo de que o seu time use uniformes com as mesmas grifes do Barcelona, Real Madri, Manchester, Bayern e etecetera e tal. Aqui em nosso “rincão”, como dizem os gaúchos, ou em nossos “grotões”, como diz o jornalista Fernando Rocha, de Ipatinga, atleticanos e cruzeirenses vivem sonhando com seus jogadores usando Nike e Adidas, mas não imaginam o quão difíceis são essas negociações.

Galo e Raposa já usaram Adidas, nos anos 1980, quando a profissionalização do marketing em nosso futebol estava engatinhando. Mas era uma troca simples. A única vantagem que os clubes levavam era o fato de não ter que comprar mais as camisas, calções e meias que usavam. Nunca foi fácil negociar com esses gringos. Me lembro dos dirigentes da época se vangloriando de terem conseguido, “também”, todo o material de treino da fornecedora, que antes, só fornecia o material de jogo. As camisas eram reutilizadas a cada partida e era comum ver as lavadeiras colocando-as nos varais da Vila Olímpica e Toca da Raposa para secar. Jogador que as trocava ou presenteava, era debitado. Normalmente a grana ia para a “caixinha” que era rateada no fim do ano entre todo o grupo.

CAMLUPO2

Se há beleza e fama, ou feiúra e anonimato, pouco importa; importantes são as conquistas!

GOUL

Na hora de comemorar ninguém se lembra da marca da camisa

Nos próximos dias postarei mais capítulos dessa história do marketing, especialmente das camisas e demais produtos que são comercializados hoje pelos clubes.

15 Responses

  1. No caso do Cruzeiro há um problema adicional: os fabricantes tem eternos “problemas de logística”!

    Todo ano, ao visitar o Brasil, eu sempre comprava uma meia dúzia de camisas oficiais para presente para amigos. Já há uns dois anos, isto ficou impossível. Você chega em lojas e “tem mais acabou”. Nunca tem no tamanho, modelo ou seja lá o que for que você queira. Achava que era algo devido ao fato de eu ir ao Brasil no final-de-ano, junto com o fato do Cruzeiro ter sido Campeão Brasileiro nos dois últimos anos, e Dezembro já ser tradicionalmente um mês sem futebol. Mas aí, começa o ano, troca-se o fornecedor, e lá vem de novo a notícia de falta de camisa. Pior: o fornecedor reclama do “excesso de demanda” (link). Realmente, é o país da piada pronta: fornecedor culpando a demanda! Só falta dizer que não pôde fazer mais camisas devido à falta de água!

    Mas tem pior. Creio que há uns dois ano, o preço que paguei na camisa oficial onde achei foi ali pelos R$220,00. Tudo bem. Não estou reclamando. Mas você chega na loja do Barcelona, compra uma camisa, põe o nome que quer, o número que quer, e paga 89 euros. Ou seja: por uma camisa do Barcelona sem propaganda, com nome do meu sogro, e o ano da data do nascimento dele, paguei o que seriam uns R$290,00. Uma camisa oficiais dos times de BH, com as marcas de propaganda horríveis, fica para R$220,00 (provavelmente mais hoje). Acho que é um pouco caro pelo número de vezes que eu teria coragem de servir de garoto-propaganda do banco laranja…

  2. Chico, Nós Somos do Clube Atlético Mineiro e somente queremos o CAM do lado esquerdo do peito, com suas linhas brancas nas pretas ou pretas nas brancas, Quanto ao resto das cores estampadas em nosso manto, é invasão! 🙁
    Nenhum atleticano torce para a Nike, Adidas, Puma, uai! 🙁
    Nós Somos do Clube Atlético Mineiro, Chico! 🙁

  3. Para mim, CM, o que importa são duas coisas: uma camisa realmente bonita e bem escolhda pelo departamento de marketing do clube, e dinheiro no caixa. A diretoria do Galo ja aprovou cada camisa “nada a ver” recentemente (Diadora, Topper em 2011,…), que, a cada anúncio de nova coleção, fico mais “preocupado” do que ansioso.

    O problema das marcas menores é exatamente prometer pagar mais e melhor, e não ter fôlego para cumprIr o básico. Só para ficar em um exemplo: o contrato da Lupo com o Galo foi anunciado para 2 anos. Em outubro de 2013 (menos de 01 ano), Kalil já admitia que o fornecedor seria trocado, por problemas logisticos.

    Fornecedor grande “esnoba”; fornecedor menor promete, mas cumpre parcialmentee… Em suma: assunto complicado.

  4. Eu gostaria de ver a Adidas novamente no Galo !!!. O sucesso de vendas compensaria o valor a mais que as “primas “pobres” pagam, e que nem sempre conseguem atender a demanda.

  5. Caro Chico

    eu mais do que ninguem, voce sabe, sempre fui defensou das camisas dos clubes seguirem intocadas, mas como isto não é possivel repare nestas aberraçoes que fazem, o Cruzeiro foi obrigado a jogar com o logo do Banco do Atleticano por dois anos, com a cor Laranja, agora que lançou uma camisa linda, voce não acha para comprar e ja me colocaram uma propaganda ridicula vermelha na manga e outra pior ainda em cima do escudo, então sabe o que tenho feito, passo na loja compro uma camisa simples azul e mando bordar as estrelas, simples assim e estes novos genios do marketing nao veêm a cor do meu dinheiro!!

  6. Vale a pena ler o livro “Invasão de campo”, que pretende contar a história da Adidas e sua facção, a Puma, mas acaba contando a história de toda a indústria de material esportivo. Muito bom!

  7. Eu vejo muito cruzeirense reclamando da falta da camisa oficial de 2015 sem os patrocínios! Eu estou na fila para comprar também, estou ansioso por essa camisa com o patch de Campeão Brasileiro de 2014, titulo para guardar para sempre. Entretanto, não podemos reclamar da Penalty e da Diretoria do Cruzeiro, a procura pela camisa está batendo todos os records, o Cruzeiro certamente foi o time que mais vendeu camisa no mundo neste ano! Não há capacidade logística para atender tal demanda, foram 20 mil em poucas horas, agora já devem ter passado de 100 mil, toda loja tem filas de espera! O Cruzeiro já recebeu vários plus no contrato pelo sucesso de venda! Então, vamos ter calma e cobrar mais camisas até o final do ano!

    1. Errado Gustavo. A camisa tem de estar lá para ser comprada quando o torcedor quiser. A não ser que isto seja uma nova estratégia de marketing, criando uma “demanda suprimida”, é preciso lembrar que há várias combinações de eventos que precisam ocorrer para alguém comprar uma camisa de clube de futebol. Se falta um componente, e este é a camisa, aí fica muito difícil.

      Entre presentes e compras que eu mesmo fiz, eu já tenho mais de uma dúzia de camisas oficiais do Cruzeiro. A camisa sem qualquer patrocínio, eu tenho duas, mesmo após de feito presente de várias. Vou comprar mais um destes abadás atuais com uma enorme marca laranja por que? (afinal, já tenho umas duas que me foram presenteadas). Há algo de errado nestes contratos de publicidade nas camisas de clubes. Nenhum clube ficou melhor devido a tais patrocínios, e não conheço um torcedor que aprecie mais a “camisa patrocinada”…

      E desconfiam tanto de resultados dentro de campo, e nada destes contratos estranhos? Cadê o ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil? Estão esperando ele voltar ao país para negociar os novos patrocínios da Caixa?

  8. Chico, ok… mas… ha ainda uma serie de porens e o maior deles eh a capacidade dessas empresas atuais entregarem a quantidade de material que eh demandado. Gostaria muito de ver a Adidas no Galo, pelo design e qualidade. E acho que entregariam. Lupo nao entregou e a Puma vem fazendo o mesmo.
    Pouco depois do Victor isolar o chute do Riascos e mesmo apos o titulo da Libertadores, nao era possivel achar camisa do goleiro na Loja do Galo em Lourdes… nem para vc pagar a mais para gravar o nome do goleiro. Atualmente, vendem sem nome… acho que nem pedido para gravar nome qualquer, a coisa eh inconstante. E para criancas? Eh absurda a falta de material… tem para bebes, mas para criancas de 4 a 12, muito dificil achar as camisas nos tamanhos, ainda mais se for para meninas. Desde antes do Natal fui 5 vezes na loga do Galo e nao achei uma camisa sequer do time para minha sobrinha de 11 anos! E a desculpa eh sempre a mesma… acabou. Ora, se acabou eh porque a demanda existe… e se acaba rapido eh porque a demanda eh grande. Que tal entao produzir mais para ganhar mais? Acorda, Marketing do Atletico!

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