Hipócrita é quem diz que jogador de futebol é “trabalhador igual a qualquer outro”

A venda antecipada de ingressos para o Parque do Sabiá indicava que dificilmente o público de Cruzeiro x Inter chegaria à excelente média dos jogos contra Corinthians e Flamengo. Pela óbvia questão do tamanho das torcidas de paulistas e cariocas em Uberlândia em relação aos gaúchos. Mas as perspectivas eram de público muito bom, com ótima presença da torcida cruzeirense local novamente, e em até maior número, em função dos últimos resultados da equipe celeste.

Sabendo que o gramado é dos melhores do país, e do agrado de todos os jogadores, a diretoria deveria avaliar bem se vale a pena voltar a jogar na Arena do Jacaré em Sete Lagoas, tão contestada pelo time e pelos próprios dirigentes.

Mas isso não é problema perto do que vive o Atlético, dentro e fora de campo. O Vasco da Gama, próximo adversário, deve dois meses de salários a seus jogadores, mas não perde há 11 rodadas. O responsável pela reação vascaína no Campeonato é Paulo César Gusmão, pupilo e ex-auxiliar de Vanderlei Luxemburgo. A folha de pagamentos chega perto da metade da atleticana, que é paga antes do dia determinado por lei.

 

Teorias

 

Muito se discute qual é a melhor fórmula para se montar um time competitivo. Há uma corrente que defende times operários, como vários por aí; tem gente que defende salários baixos e se possível com atraso. Entendo que a fórmula é simples e clássica: bons jogadores; um treinador que saiba escalá-los nos lugares certos e criar um bom ambiente. Se tiver um craque, campeão!

 

Constatação

 

Além de ser bom, o jogador tem que estar no seu perfeito estado físico. Jogadores machucados ou com problemas crônicos só darão dor de cabeça. Tem que ser profissional também para cumprir com suas obrigações e não apenas receber os salários.

Tudo indica que aí estejam os principais problemas do atual Atlético.

 

Hipocrisia

 

Considero válida a fiscalização de torcedores e até a criação do “Disque-denúncia”, por uma das facções atleticanas. Jogador que se faz respeitar, jamais será desrespeitado em nenhum ambiente.

É hipócrita quem diz que jogador de futebol é “trabalhador igual a qualquer outro”. Nada a ver, a começar pela paixão que envolve o esporte.

 

Exagero

 

Na entrevista que concedeu à Rádio Bandeirantes-SP, Alexandre Kalil exagerou ao dizer que não se importaria se um jogador apanhasse numa balada. A violência física precisa ser combatida em todas as situações.

No restante de sua fala, nada de anormal, especialmente quando disse que vai mandar embora os beberrões flagrados.

* Estas e outras notas estarão em minha coluna de amanhã no jornal O Tempo.

17 Responses

  1. Por mais que queira ter dito outra coisa, o presidente do Atlético ” marcou um golaço contra” ao falar a uma rádio de SP que não vê problema algum jogador do seu time levar cacete de torcedor. Será que o Kalil não percebe que tudo que se fala à imprensa paulista é o mesmo que falar pro Brasil todo? Ainda mais uma bobagem dessa natureza? Por essas e outras coisas que o Galo será desfalcado do seu melhor jogador, que é o Kalil.

  2. O time está mal e Kalil faz um comentário infeliz desses…
    Torcedor não tem o direito de sair metendo porrada em jogador, mesmo que tenha o aval do presidente do Atlético.

  3. Sem querer apoiar o que o Kalil disse, mas ele é dos poucos presidentes de clubes que já foi punido duas vezes, por falar as mesmas coisas que os outros falam. Os outros falam o que quer e na hora que bem entenderem. O Kalil não tem padrinho político nem imunidade parlamentar.
    A situação do Galo é ruim no Brasileirão, mas todos sabem que administrativamente vai muito bem. É grande a possibilidade do Kalil tirar o Galo do buraco, é por isso que os cruzeirenses o detestam e tudo que ele fala da Ibope. Será que o Kalil vai ficar 2 anos sem poder entrar em estádios como da outra vez? Ou vai pegar uma pena de 60 dias…?

  4. Continuo achando que alto salario pago em dia não ganha jogo. Se fosse verdade os times da Arábia e dos Emirados Arabes seriam campeões todo ano. Pois ele pagam bem e em dia, mas tem um detalhe, só contratam bondes velhos em fim de carreira, igual ao tal de kalil, que só traz jogador que já jogou e não jogador que está jogando. Já repararam que as contratações não estão jogando. É PORQUE JÁ JOGARAM, o DANIEL CARVALHO jogou no Inter, o MENDES jogou ano passado no LDU, o LIMA e o CARCERES jogaram em 2005 quando o time foi reibaixado, o DIEGO SOUZA jogou no Palmeiras no ano passado, o RICARDINHO, jogou no Corinthians em 1999. Há, ia esquecendo do TARDELLIi, que foi artilheiro ano passado, igual ao Robingol, o Dimba, o Guilherme, o Vanderlei, artilheiro de um ano só.

  5. Pois é caro Stefano. Nem todo torcedor tem microfone na boca exatamente por isto: não está preparado para falar o que deve, ao invés do que (pouco) pensa…

    Acho absurda a perseguição a jogadores de futebol porque uns poucos (e isto já foi documentado amplamente) ganham bons salários. Para cada Romário, há uns 10 outros ganhando menos de 1 mil reais por mês. Pior: os clubes geralmente pagam “em carteira” e com impostos um salário baixo (às vezes salário-mínimo) e pagam os tais “direitos de imagem” a uma “empresa”. Estes geralmente são pagos com muito atraso, mesmo quando se diz que os jogadores “são pagos em dia”.

    O Brasil tem na primeira divisão 20 clubes, com uns 30 jogadores por clube. Poucos destes devem ter salário de mais de 30mil/mês. Mas mesmo que todos os cerca de 600 o tivessem, já pensou no tanto de gente que vive “em torno” destes jogadores? Não vai terminar a carreira aos 35 anos, e alguns ganhando salários muito melhores. Alguém falou que o diretor de futebol que recebe salário de mais de 100mil/mês tem de apanhar? E mesmo quando não ganham salários ou dinheiro diretamente, o ganham indiretamente em negociações, parcerias para legalizar dinheiro inexplicável, etc. E os jogadores é que tem de apanhar?

  6. Que ninguém merece apanhar ninguém discorda. Mas que é fazer hora com a cara dos outros sair para a balada numa hora dessas, isso é… Apesar de que acho que a culpa não é de balada nenhuma, mas sim de um time mal treinado e sem preparo físico.

  7. Boa tarde Chico!!

    Parabéns pelo post concordo com você em tudo, aproveitando vamos comparar com o nosso GALO o Cuca em muito menos tempo fez muito, mas muito mais mesmo que essa enganação DO LUXEMBURGO.
    Chico acho que se perder hoje O LUXEMBURGO TEM DE CAIR, e para o momento acho que O DUNGA seria a melhor opção O QUE VOCÊ ACHA???
    O DUNGA É TÉCNICO DE SELEÇÃO, É DICIPLINADOR, IRIA COLOCAR ESSE PLANTEL DO GALO QUE É BOM PARA JOGAR BEM!!

    FORA LUXEMBURGO!! OLÊ DUNGAAAAAAAA!!

    SAUDAÇÕES ATLÉTICANAS

  8. Stefano e Allyson, os dois estão cobertos de razão. O Kalil perdeu uma excelente oportunidade para ficar calado… mais uma vez.
    Sobre jogadores que ganham menos de 1 mil reais por mes, você meio infeliz. Cerca de 80% dos jogadores do Brasil ganha isso. Salário alto é só em times de expressão.

    Uma coisa também é certa, o Maluf, diretor de futebol, o Luxa, técnico, ganham bem mais de 100 mil. Não vale dar cacete neles também ?

  9. Alisson, a quem se referia em “Alguém falou que o diretor de futebol que recebe salário de mais de 100mil/mês tem de apanhar? E mesmo quando não ganham salários ou dinheiro diretamente, o ganham indiretamente em negociações, parcerias para legalizar dinheiro inexplicável, etc. E os jogadores é que tem de apanhar?”

  10. Mandar embora?! Peraí, vamos mandar embora um D. Souza, um Tardelli, um Serginho?! Mandar embora não resolve, tem que multar, afastar, mas principalmente educar, ensinar o jogador. No passado recente, o despreparado e desinformado Afonso Paulino mandou embora 3 jogadores antes de um jogo contra o Palmeiras, inclusive o Mariano, que naquele ano era o melhor depois do Elder Granja nas cotações o CARTOLAFC. Mandar embora é fácil, pra isso qualquer um é dirigente, agora, fazer o diferente é para poucos.

  11. Sem querer, querendo, o DUDU GALOMAIO meteu o dedo na ¨ferida ¨..
    O CUCA chegou ao CRUZEIRO 6 meses depois que Vanderlei já estava no galo..Além de consertar o estrago que adílson vinha fazendo, ainda conseguiu indicar bons jogadôres para contratação..Já o Vanderlei, foi Campeão Mineiro e achou que estava bom..Desmantelou o time, formou mais dois e a cada jogo uma escalação diferente..Aí até leigo sabe que futebol é conjunto e desse jeito não há perspectiva de bons resultados..Vamos aguardar!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *