Apelo de um atleticano desde Kafunga, Lucas Miranda e Ramos: “o Galo não pode desfazer de Hulk; nunca, nunca, nunca!

x.com/HulkPBoficial

Direto de Itabira chega este texto carregado de emoção do jornalista, escritor e professor José Sana, realçando as qualidades do Hulk e defendendo a permanência dele no clube a qualquer custo. Está no blog dele, este belo texto, mas já enviei mensagem ao querido Sana dizendo que discordo em um ponto: para mim, Ronaldinho Gaúcho é que foi o divisor de águas na história do Atlético.

NOTAS DE UM REPÓRTER EM EXTINÇÃO

O maior patrimônio do Clube Atlético Mineiro é a torcida. E da torcida? Desculpem-me  Tardelli, Luan, Reinaldo, Cerezo, Marques, Mário de Castro, Tomazinho, Ubaldo, Arena MRV.E quem é da torcida?

Minha credencial antes de rabiscar estas linhas? Vai lá: sou atleticano desde Kafunga, Lucas Miranda e Ramos…, ou seja, de 1944 a 1945, quando estava no útero de minha mãe. Preciso dizer mais alguma coisa? Acrescentando: segui meu pai, Sebastião Cândido Ferreira de Almeida  e meu tio, Líbio Sana. Só isso basta. Nasci em São Sebastião do Rio Preto, Estado de Minas Gerais, quer dizer, sou humilde.

Alguns nomes que acompanhei, já citei, só falta concluir. E começo assim: ele se chama Givanildo Vieira de Sousa, nascido em Campina Grande (PB). Ele é conhecido como Hulk Paraíba, que a torcida aplaude até quando erra.

Hulk, camisa 7, cuidado com esse nome, você, torcedor de futebol. O Galo viveu até chegar ao Clube Atlético Mineiro em 29 de janeiro de 2021 como time comum. Já era muito conhecido mas foi aí que o espermatozoide se juntou ao óvulo e fez esse craque incomum. O Galo desfazer deste craque, Hulk Paraíba nunca, nunca, nunca! Seria um chute no balde, mais forte que as vezes em que ele deixou a torcida alucinada.

Pode vender tudo, meu Galo Carijó, mas jamais deverá ficar fora da vida do Galo este nome: Hulk, repito até o fim. Coloquem-no uma muleta; retirem seu chute forte da intermediária; façam-no chutar a grama e perder 1.000 pênaltis, mas não retirem da história do Galo este nome: Hulk Paraíba.

Senhor Sampaoli, jamais faça uma burrada maior na vida que seja escalar Hulk no banco de reserva. Conversem os dois. Que se entendam. E conversem com todo o plantel, velho e novo. Mas, repito, nunca, nunca, nunca façam besteira com o nome da alma conquistada pela torcida do Atlético Mineiro desde 1908. E ele foi que mudou a nossa história. 

Para honrar um prêmio aos meus 81 anos de idade, número que se completa hoje,  consagro como DIA DO HULK NUNCA! E aposto que a torcida me apoia, nos apoia, segura o Hulk Paraíba na Cidade do Galo.

José Sana (morador de Itabira/MG)

 Foto: Redes Sociais

 Em 04/01/2026

Vale a pena ler as crônicas do José Sana, sobre tudo, no blog dele:

https://notasdeumreporteremextinsao.blogspot.com/

11 Responses

  1. Chico Maia,

    Perdoem-me os que foram tocados por frases simples. Faltou a citação de Bernard e, desculpem-me dez vezes, mas de Ronaldinho Gaúcho. Esse foi mestre na quase quarta conquista seguida. Mas, continuo com Hulk Paraíba, que é dedicado demais, tem amor demais no coração e se identificou demasiadamente com o Galo. Hulk é modelo para o mundo. Ninguém foi e será em tudo que ele fez, exemplo de ser humano e craque de futebol.

  2. Nada ou ninguém vai apagar o que o Hulk fez e representa na história do Atlético. Mas, como já aconteceu com tantos outros que contribuiram decisivamente com essa história, o tempo é implacável e sempre chega a hora do adeus. Até sou a favor da permanência do jogador, mas em condições favoráveis ao clube. Nenhuma loucura pode ser feita por um atleta na casa dos 40 anos. O próprio Atlético já quebrou a cara inúmeras vezes por colocar a emoção acima da lógica e da razão. Recentemente, tivemos ídolos como Vitor, Rever e Leonardo Silva entregando a paçoca em competições importantes porque fisicamente não conseguiam mais render dentro de campo o que a equipe precisava. Chico diz que considera Ronaldinho o maior nome do Galo. É difícil brigar com essa afirmação. E ele é um bom exemplo do que estou dizendo. Após duas temporadas mágicas, com o espetacular título da Libertadores, passou a atrapalhar a equipe. Levir Culpi teve a tarefa inglória de contrariar a torcida e tirá-lo do time. Mas foi esse gesto corajoso que o levou a conquistar o título mais espetacular da história da Copa do Brasil, com as impossíveis viradas em cima de Corinthians e Flamengo. Se Hulk ficar em condições favoráveis e atitudes positivas, dentro e fora de campo, ótimo! Se tem chance de fechar um contrato milionário em outro clube, que seja feliz. A fila anda, a vida segue.

  3. Sílvio Torres, Chico Maia disse a mim, o que ele escreveu sobre Ronaldinho Gaúcho. Respeito muito o Chico e sou amigo dele faz um bom tempo. Recorro a ele quando surge uma polêmica como essa. Mas olhe, Ronaldinho não joga mais, então temos que alimentar a força do Hulk que, sozinho, cuida de si. Nunca existiu no Brasil nenhum atleta como esse moço da Paraíba. E consideramos que está em plena forma. Não posso acreditar que vão deixá-lo sair agora. A idade dele desafia todo mundo. Ele já tem o nome no Atlético. Vai jogar no Fluminense com pouco tempo para o entrosamento? Não, pelo amor de Deus! Sabe o que vai ocorrer se Hulk for para o tricolor carioca? A torcida fará uma greve eterna. Aguarde…

  4. Galo sempre Galo!

    Craques como Hulk, Ronaldinho gaúcho, Reinaldo, Eder,Cerezo, Sérgio Araújo, Renaldo, Luizinho e também nossos goleiros De cafunga, João LEITE, São Victor e Everson,etc , estarão sempre na memória de todos atleticanos!

    O nome (Apelido) já diz tudo; incrível Hulk pra sempre no Galooooo

  5. Reconheço tudo de maravilhoso que o Hulk fez pelo Atlético, dentro e fora de campo. Ele estará para sempre na história do clube com um dos maiores jogadores que tiveram o privilégio de vestir este manto sagrado. Porém, a vida é feita de ciclos e o ciclo dele no Galo acabou. Foi um erro mantê-lo em 2025 e será um erro pior ainda, permanecer com ele para 2026.

    Nitidamente ele já não consegue acompanhar mentalmente e fisicamente as jogadas. Ficou claro que ele só consegue jogar entre 45 e 30 minutos em alto nível, dependendo do jogo e a posição que ele estiver em campo.

    O Hulk tem que entender que uma hora ele deixará os gramados. A pergunta que fica é….ele quer sair ovacionado ou vaiado ?!?
    A insistência dele em permanecer no Galo, forçando um titularidade, engessando o esquema tático e acima de tudo…pesando a folha de pagamentos está torrando a paciência da torcida e uma hora ou outra, inevitavelmente, ele será vaiado.

    Torço muito para ele fechar um contrato milionário com algum time “das Arábias” e ir ganhar em dólar, esses seus dois ou três ultimos anos nos gramados, jogando em um campeonato menos exigente e com menos pressão.

    Boa sorte na vida, incrível Hulk, e entenda que a sua passagem com a camisa do Galo, já deu….

  6. Chico, boa tarde. Nas conversas com meus irmãos e sobrinhos, todos torcedores do Bica Bicudo, o time do “eu acredito” nas resenhas de Natal e Ano Novo, todos foram unâmines na questão sobre o Hulk, já chegou a hora de parar. 40 anos, não são 40 dias e somente um dos monstros sagrados do futebol, Cristiano Ronaldo consegue manter a carreira lá em cima, mas uma hora ele vai ter que parar e o portuga já disse que o final da carreira dele esta proxima. O Paraibano tem que entender que acabou e tudo na vida acaba. Certa vez, o maior jogador de todos os tempos depois de Pelé, Arthur Antunes Coimbra, o Zico disse em um podcast que quando começou a pensar em parar com o futebol levou em conta e consideração que seria melhor parar de jogar sendo aplaudido do que ser vaiado. Se Hulk não tiver esta conciência e quiser levar isto adiante, poderá ser vaiado e pior, prejudicar o time. A exatos 15 dias atrás estava conversando com o Evaldo, centroavante do Cruzeiro naquele esquadrão de ouro de 1.966, ele mora ali pelas bandas do Santo Agostinho e em nosso papo, sobre o Fábio que atuando com 45 anos e bem, ele me disse que quando parou, já jogando no Fluminense, foi aplaudido de pé, porque escolheu parar no momento certo quando o Flu foi campeão. Que Hulk não cometa o erro de insistir em algo que parece ser o caminho mais correto. Vamos aguardar, mas o ego do homem é algo muito complicado de explicar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *