Tidos como perfeitos na organização de grandes eventos, os Estados Unidos não foram aprovados com nota 10 no chute inicial da Copa 2026, ontem. Tudo bem, que eventos como este, do sorteio dos grupos do mundial, servem também como testes para o que virá e todos os envolvidos são testados, usam o momento para testes e acabam sendo usados como “cobaias”.
Nós da imprensa, por exemplo, passamos o maior aperto, numa fila de mais de uma hora de duração, debaixo de uma neve intensa que caía, vento e água sob os pés. Alguns não aguentaram, pensaram que iam morrer e caíram fora.
O problema todo é que havia um aviso bem claro da organização, que o horário máximo para passar pela segurança e entrar no espaço do Kennedy Center era 10h15. Quem chegasse depois, não entraria. O resultado é que todo mundo chegou cedo, mais ou menos na mesma hora e havia apenas três portas de raio x no ponto de segurança desse único acesso para a imprensa.

Com três chefes de estado presentes (Estados Unidos, México e Canadá), é claro que a segurança tinha que ser a mais rigorosa e eficaz do mundo, né?
Cada item, de cada mochila era observado, às vezes escaneado ou cheirado calmamente pelos agentes trajados com os imponentes uniformes com a inscrição “Serviço Secreto”. Todos muito gentis, e gozadores ou irônicos. Diante da dura reclamação de um colega bem mais velho que estava sem ao menos um boné para proteger a careca, um agente respondeu a ele:
__ O senhor nos desculpe. Nós adoramos vocês da imprensa. Vocês estão trabalhando, cumprindo a missão de vocês, e nós também, da melhor forma possível.
E não escapava ninguém. Do mais novo ao mais velho jornalista, homem ou mulher. Do mais desconhecido veículo de comunicação aos mais fodões do mundo.

Isso pra quem levou mochilas com notebooks e outros equipamentos, que tinham que ser vistoriados, abertos e ligados. Quem levava apenas telefone e um carregador, passava rápido, num portal ao lado.

Mas depois eram cheirados por cães farejadores depois que já estavam na área do Kennedy Center.

Jaecy Carvalho (de óculos) era um dos mais revoltados na fila

O argentino ex-goleiro Sergio Goycochea, famoso por pegar pênaltis, especialmente na Copa da Itália em 1990, estava lá, companheiro de fila, junto com o PVC (Paulo Vinícius Coelho) e tantos colegas mais. Atualmente ele comentarista dos mais badalados da TV argentina.
A telefonia funcionava muito bem, até momentos antes de começar a solenidade no grande teatro do Kennedy Center. A partir daí, complicou. Caía, travava, voltava e todo mundo tinha que se virar.

Nós que moramos no Brasil somos acostumados com isso, mas este tipo de problema nos Estados Unidos, é inimaginável. Aliás, era, né?

No mais, tudo certo.
O palco principal cheio de estrelas norte-americanas, de outros esportes, para atrair a atenção da maioria dos norte-americanos, que pouco ou nada curtem o “soccer”.

A banda Village People, cujas músicas embalam eventos do presidente Donald Trump fez o encerramento
Com gordíssimos cachês, a turma do basquete, futebol americano e baseball, sorriam amarelo e falavam abobrinhas que lhes foram passadas para decorar e alegar a plateia presente e aos milhões de telespectadores mundo afora, porque na verdade, é este povão que interessa, em qualquer canto do planeta.
O importante é que adquiram tudo relativo a futebol. De pacotes de TV a uniformes, bugingangas, hotéis e agências de viagens credenciados FIFA e etecetera e etecetera e tal.
A festa continua hoje, conforme informa o release da FIFA, que chegou ontem à noite:
“As lendas da FIFA Ronaldo, Totti, Stoichkov e Lalas ajudarão a revelar a tabela completa de jogos da Copa do Mundo da FIFA de 2026™.”
- A FIFA anunciará a lista completa dos locais e horários das partidas da Copa do Mundo FIFA de 2026™ no sábado, 6 de dezembro de 2025, às 12h (horário de Brasília).
- As lendas da FIFA Ronaldo Nazário, Francesco Totti, Hristo Stoichkov e Alexi Lalas analisarão as partidas e oferecerão perspectivas únicas.
- A apresentação da tabela de jogos será conduzida por Andrés Cantor.
O presidente da FIFA, Gianni Infantino, estará acompanhado por um elenco repleto de estrelas neste sábado, 6 de dezembro, durante a apresentação da tabela completa de jogos da primeira Copa do Mundo da FIFA™, que contará com 48 seleções e 104 partidas.
A partir das 12h (horário de Brasília), a FIFA revelará os locais e horários das partidas da maior Copa do Mundo da FIFA™ de todos os tempos por meio de uma transmissão ao vivo em todas as plataformas da FIFA, incluindo FIFA.com e o Canal da FIFA no YouTube para que fãs de todo o mundo possam acompanhar a apresentação ao vivo.
Gianni Infantino se juntará a lendas do futebol mundial, incluindo dois campeões que conquistaram o troféu mais icônico do esporte, para confirmar os locais e horários de início de cada partida deste torneio inovador. Ronaldo Nazário, que venceu a Copa do Mundo da FIFA™ em 1994 e 2002 com o Brasil, participará do painel ao lado de Francesco Totti, campeão do torneio em 2006.
Além disso, o ícone do futebol búlgaro Hristo Stoichkov — artilheiro da Copa do Mundo FIFA de 1994™ nos Estados Unidos — e o americano Alexi Lalas, considerado uma das figuras mais emblemáticas daquela edição, compartilharão suas opiniões sobre os principais acontecimentos do torneio com o apresentador Andrés Cantor.
A tabela completa dos jogos é apresentada como uma continuação do aguardado sorteio final da Copa do Mundo FIFA de 2026™, realizado em Washington D.C., um evento espetacular que confirmou os doze grupos de quatro equipes para a competição do próximo ano.
A tabela final dos jogos será divulgada em março, após a realização das partidas das eliminatórias da FIFA e dos playoffs de qualificação europeia, que definirão as seis vagas restantes na competição.

Fotos de minha autoria


