Avaí solta nota protocolar a respeito da sua torcedora racista que praticou crime contra torcedores do Remo

Reprodução/jogada10.com.br

E essa torcedora do Avaí? Praticando racismo contra torcedores do Remo, em pleno estádio Ressacada, em Florianópolis, sábado.

No dia 13 de novembro, o primeiro-ministro da Alemanha, Friedrich Merz, detonou Belém do Pará e o Brasil, em discurso feito no Congresso Alemão do Comércio, em Berlim. E, nestes tempos de internet, só ontem essa notícia repercutiu por aqui.

Essa mulher de Santa Catarina deve ter ouvido o discurso dele, antes da imprensa brasileira, e no sábado, dia 15, foi pro estádio do Avaí se “divertir”.

O jogo foi sábado e ontem o Avaí soltou uma “NOTA DE ESCLARECIMENTO”, daquelas protocolares, para usar em sua defesa nos tribunais. Fala que está ajudando as autoridades a identificar a racista, que é contra essa conduta e bla bla bla…

O estádio quase vazio, o vídeo da racista viralizando mundo afora e o clube diz que está trabalhando para “identificar” a infeliz, na segunda-feira.

Conversa pra boi dormir. Mais um caso para a coleção de impunidades que vai para o baú de covardias desse país.

NOTA DE ESCLARECIMENTO: conduta racista e xenófoba na partida Avaí x Remo

Postado por: Alceu Atherino Neves

17 de novembro de 2025

O Avaí Futebol Clube reitera seu posicionamento de repúdio inequívoco e total à conduta racista e xenófoba manifestada por uma torcedora durante a partida entre Avaí x Remo.

O racismo é um crime grave que não pode ser tolerado dentro ou fora dos estádios.

Por isso, queremos esclarecer à nossa torcida e à sociedade as ações que estão sendo tomadas e que reforçam nossa postura:

Identificação e Acompanhamento:

Tão logo tivemos ciência do ocorrido, iniciamos o processo de identificação da pessoa responsável. Estamos em total colaboração com as autoridades competentes para que as investigações sejam concluídas e as sanções legais, aplicadas.

Medidas Internas:

Após a identificação, a torcedora terá seu acesso aos eventos do clube, como jogos e atividades, imediatamente suspenso por tempo indeterminado.

Compromisso Social:

O Avaí não se exime de sua responsabilidade social. Reafirmamos nosso compromisso de promover ações e campanhas educativas para combater o racismo e todas as formas de discriminação. É nosso dever usar o alcance do futebol para construir uma sociedade mais justa e igualitária.

O Avaí Futebol Clube é um espaço de paixão e união. Atos racistas de indivíduos não representam a grandeza e os valores da nossa torcida. Não basta não ser racista, é preciso ser antirracista.

Avaí Futebol Clube

Florianópolis, 17 de novembro de 2025

2 Responses

  1. O Avaí é um clube de futebol, não uma central de processamento de dados. Assim que identificou os torcedores, mandou os dados para as autoridades.

    Onde agora, os dados seguirão os processos da justiça brasileira. O que vai provar ao mundo porque o Primeiro-Ministro da Alemanha perguntou quem dos jornalistas queria ficar, e ninguém levantou a mão. Nada a ver com Belém, pois a maioria dos jornalistas jamais deve ter visitado a cidade. A reputação do Brasil como um país sem lei ou com leis que se aplicam lentamente ou de acordo com o poder econômico é que é o problema.

    E o problema é o Avaí! Vamos aguardar..,

  2. Não é simplesmente protocolar, acho.

    Considero a nota como incisiva, objetiva e que aponta providências futuras. É o mínimo necessário no calor do acontecimento, logo após o fato.

    Se vão ser realmente ser executadas ou não aí é outra história que virá na sequência. O clube deve sim ser cobrado a respeito daqui a alguns dias.

    Tenho várias dúvidas insuficientemente respondidas ou esclarecidas sobre o estado de coisas do futebol atualmente.

    A primeira é sobre critérios para utilização ou não do VAR. Já escrevi sobre isso aqui.

    A segunda é sobre casos como esse do Avaí, e são vários no Brasil e no mundo – qual é a responsabilidade do clube com uma ação individual – é crime que fala, né ? – de uma torcedora, que nem identificada ainda foi ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *