Foto: Reprodução/Itatiaia
Árbitro gaúcho Raphael Klein mostrou aquilo que se vê na arbitragem brasileira a cada jogo: critério próprio. As regras são cumpridas de acordo com a cabeça de cada apitador, dependendo do jogo. O que vale para uma partida ou para um lance e jogador, costuma não valer para a outra e outro jogador.
Gómez deu entrada criminosa no Wanderson e deveria ter tomado o cartão vermelho. O VAR chamou o dono do apito e ele deu o amarelo.
A expulsão do Fabrício Bruno foi um absurdo. O lance não merecia cartão amarelo.
Em compensação, o goleiro Cássio segurou uma bola 15 segundos. Deveria ter sido apitado escanteio contra o Cruzeiro, mas o Raphael Klein não se tocou.
Ou seja: ele é ruim de serviço mesmo, mas o maior prejudicado foi o Cruzeiro.
Quando um treinador sereno como o Leonardo Jardim apela desse jeito, é porque a coisa está feia mesmo pic.twitter.com/IShVGltv6z
— Chico Maia (@chicomaiablog) October 27, 2025


8 Responses
Chico, no lance ele não tinha nem dado o amarelo pro Gomes, acho q nem deu falta, só parou porque o vanderson ficou lesionado e depois foi pro var, aí me retorna com um amarelo pro jogador, inventou um amarelo pós var.
É. Merdas acontecem.
Na próxima rodada, os times que foram prejudicados serão beneficiados e fica por isso mesmo. Todos que esbravejam agora se calarão. Até o próximo erro que os prejudique de novo
Nunca sonhei com o título, embora é claro eu tivesse e tenha a vontade de consegui-lo. Sempre soubemos que era praticamente impossível.
Seguimos comendo pelas beiradas. A vaga direta na Libertadores se aproxima.
Além disso, o hepta na CB é algo viável.
Vamos ver.
Bom dia Chico,
Resumo da ópera: Quando o Dono da SAF do Botafogo desancou a arbitragem brasileira em 2023 a Leila Presidente do Palmeiras foi em defesa da CBF e da arbitragem brasileira e ainda disse que o americano deveria ser banido do futebol brasileiro.
Agora o Palmeiras está sendo compensando pela CBF e pela arbitragem com ajuda em todos os jogos, se o Vanderson não levanta a perna ontem, se ela estivesse presa ao gramado, seria fratura na certa, quem já jogou futebol de campo sabe disso. O Jogador do Palmeiras continuou em campo. ABsurdo.
Pois é. Ano atrás, eu já discutia aqui neste mesmo blog que o VAR não apenas dificilmente melhoraria o futebol, mas possivelmente iria piorar nossa impressão sobre o esporte. Porque uma coisa é, quando não existia o VAR, você discordar de uma decisão do árbitro que tem um ângulo apenas de visão. Algo como o famoso lance de Kung Fu do De Jong, da Holanda.
Outra coisa, completamente diferente, é o VAR chamar o árbitro, recomendar o vermelho, e o árbitro tomar uma estranha decisão destas.
Mas o Cruzeiro teve chances, e desperdiçou. E fico também com a opinião de um dos analistas das transmissão que escutei: falha do Mr. Jardim ao não substituir os amarelados do meio-campo, que deviam ter feito a falta que acabou resultando na expulsão do Fabrício Bruno. Acho que merecia sim cartão amarelo. Agora, como disse o mesmo analista: o Mr. Jardim olha para o banco, e decide: “Melhor deixar do jeito que está mesmo!”
Chico, bom dia, eu não costumo assistir entrevista de treinadores, mas não sei o porque tive a curiosidade de ver e ouvir o que o Léo Jardim ia falar e fiquei bastante preocupado. Porque para quem acompanhou, não existe nenhuma garantia que ele estará aqui no Brasil no ano de 2.026 e o maior prejudicado será o Cruzeiro. Ele fala que não vale a pena estar em um lugar onde a favorecimentos ao clube A ou B, onde os arbitros são ruins e mal intencionados, onde os atletas nem sindicatos forte tem para os defender, onde treinadores (Abel Ferreira, seu conterranêo) tentar manipular os arbitros e no final de uma derrota ou empate de seu time, fala que o arbitro ajudou o adversario e neste caso ontem foi o Cruzeiro (Um dos motivos que não gosto dele, sempre quer levar vantagem, mesmo que o outro se ferre). Naquele lançe do Gustavo Gomes, )Zagueiro violento, mas que faz uns golzinhos aqui e acolá e ai a torcida apalude) é vermelho direto, sem perdão, mas ai o arbitro muito ruim e venal quem sabe mal intencionado nem cartão amarelo deu e só retira o referido cartão quando vai ao VARcalhado, cruz credo!! Os lançes onde Kaike estava com a boca sangrando e inchada devido a uma cotuvelada, a expulsão do Fabricio Bruno e a preservação do Gustavo Gomes em campo foi com a intenção de dar o serviço e ajudar o Porco. Assim caminha o nosso futebol, onde Palmeiras e Flamengo mandam na CBF e Comissão de arbitragens. Futebol Brasileiro acabou faz tempo, mas culpa é dos proprios dirigentes que não são unidos, porque se o fossem, bastaria uma ameaça de paralisação do campeonato por causa das inumeras arbitragens em favor de Palmeiras e Flamengo. Não me sai da cabeça os jogos de Palmeiras x Sport, Palmeiras x São Paulo e Palmeiras x Vasco onde os juizes parecem que já entraram em campo com o alinhamento de favorecimento. Cruz Credo !!! Caminhamos para a
” Espanholalização” (Nem sei se existe esta palavra) onde dois ou três clubes serão os mandas chuvas do Brasil e todos os titulos e taças ficaram restritas a eleso restante serão meros participantes!! Cruz Credo!!! Boa semana a todos!!!
Falar o que? So mesmo que o apitador interferiu no resultado do jogo. Fez por interesse? Quero crer que nao. Senao iria parar de torcer pelo futebol. Eles são ruins mesmo. Nao tem uma padronização e eu acho que torna-los profissionais nao ira mudar nada. A pressão e muito grande durante o jogo, antes do jogo e após o jogo. Como resolver? Nao faço a mínima ideia…
Só sei que quando o Galo reclama é porque é “chorão”. Se a carruagem seguir seu destino, existe amplas possibilidades de os que perderam nesta rodada, sejam os vencedores da próxima. E de VAR em VAR a cúpula vai vendendo o melhor campeonato do mundo.
A vitória do Atlético foi fundamental nesse sufoco contra o rebaixamento. Mas foi extremamente preocupante o mini massacre do Ceará. Apesar do alívio momentâneo, a torcida ficou com um pé atrás e nem comemorou muito. O Inter, em situação desesperada, tá precisando urgentemente ressuscitar no Brasileiro. O torcedor do Galo tem certeza que é isso que a Madre Teresa do futebol nacional vai fazer em POA na próxima rodada.