Reprodução/OTempo
“O efeito placebo é um exemplo de como a crença pode fazer até um tratamento falso funcionar”.
Vale para todas as torcidas quando o time é fraco ou tem um grupo apenas razoável e cheio de problemas de relacionamento: ameaças físicas só aumentam a pressão e costumam piorar a situação. Às vezes acontece de o time vencer o jogo seguinte e os torcedores acharem que a presença ameaçadora no local de trabalho dos jogadores funcionou.
Em torno de 100 torcedores do Atlético foram para a porta da Cidade do Galo na manhã de hoje e felizmente, sem confusão. Puderam inclusive conversar com alguns (Lyanco, Éverson, Junior Alonso, Guilherme Arana e Hulk, além do diretor Victor), e saíram satisfeitos. Tomara que o “efeito” placebo funcione amanhã contra o Bolívar, 19 horas, na Arena.
Para quem não sabe é o que é este efeito, segue um resumo do dicionário virtual: “O efeito placebo é um fenómeno psicológico e fisiológico em que a saúde de uma pessoa melhora após receber um tratamento simulado, como uma pílula de açúcar, porque a pessoa acredita que está a receber um tratamento real e benéfico. Este efeito ocorre devido a fatores como a expectativa do paciente, a influência da relação médico-paciente e condicionamentos anteriores, que podem ativar mecanismos cerebrais e psicológicos, levando a uma melhora dos sintomas. É usado em estudos clínicos para comparar a eficácia de novos tratamentos, pois um medicamento só é considerado eficaz se for significativamente melhor do que um placebo.”
E deixaram uma lista de questionamentos à diretoria, bastante pertinente:

One Response
Discurso de Lula na ONU ….IRRETOCÀVEL! brilhante
Vale a pena ver .