Onda

É claro que uma boa parte da imprensa iria manifestar “espanto” com a comissão técnica do Luxemburgo, como se fosse alguma novidade. Pura conversa fiada e sacanagem com o treinador. A rigor, o nome do Wagner Tardelli é que poderia causar alguma estranheza, mas é uma novidade que poder dar resultados positivos e só o tempo dirá. Até meados dos anos 1980 não existia nas comissões técnicas treinador de goleiros, fisioterapeuta, fisiologista e nutricionista. Hoje nenhum clube da prateleira de cima trabalha sem profissionais como esses. Estatísticos e olheiros (incluindo cinegrafista), que observam e avaliam o próprio elenco e os adversários foram incorporados mais recentemente, numa experiência altamente valiosa, que mostrou a sua eficácia comprovada, primeiro no vôlei e no basquete, adotada finalmente pelo futebol no início dos anos 1990. 

Desilusões 

O Cruzeiro começou goleando na Taça SP de juniores e o Atlético perdendo, depois de ter sido vice do brasileiro da categoria no fim do ano passado. Não se cobra tanto que juniores e juvenis sejam campões, mas eles precisam revelar jogadores que sejam realmente úteis ao profissional. Nisso, sou obrigado a concordar com a opinião do atleticano Aelton (o Batata, da Cemig) de Belo Horizonte, que critica de forma veemente a deficiência do Galo nessa área há muitos anos. Diz ele que o surgimento de “uns três Tchôs ou uns três Éder Luiz” de vez em quando nada resolve, pois são bons só em firulas e apenas iludem a torcida e seus eventuais treinadores.

O treinador Carlos Alberto Silva define jogadores assim como “sonrirsal” que faz barulho inicial, aparenta ferver e desaparece.

Estas e outras notas estarão em  minha coluna de amanhã no jornal Super Notícia, nas bancas!

2 Responses

  1. Chico,
    Concordo com sua posição sobre a comissão técnica; é preciso inovar e aguardar os resultados. Mas o Galo precisa também e urgente, como todos sabem contratar mais uns 3 “REFORÇOS MESMO’ : pelo menos mais um zagueiro, um lateral e um centroavante.
    2. Interessante, sua opinião sobre os juniores(Copa SP)..hoje falei a mesma coisa para meu cunhado; o Atlético precisa já a incutir na cabeça dos jovens o espírito de vitórias e conquistas.Não pode estreiar desse jeito. veja que nenhum clube grande perdeu na estréia. Isso atrapalha até futura venda de jogadores, pois com certeza decepciona os olheiros internacionais.

  2. Luxemburgo pode trazer quem ele quiser, desde que mostre resultados dentro de campo. Dos jogadores que o Galo está reformando contrato, só o Aranha e o Júnior merecem a reforma, porque foram injustiçados pelo Roth. Não gosto dos outros que estão sendo reaproveitados. Só o tempo dirá. Novos fracassos e a torcida vai chiar. Por enquanto temos que confiar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *