Sobre as notas que esvrevi ontem sobre a droga que é a telefonia celular no Brasil, algumas opiniões e relatos de experiências muito interessantes. Registro mais duas aqui, mas há outras que igualmente vale a pena ler nos “comentários”. Confira:
“Chico, esse problema de sinal é realmente de todas as operadoras. Tenho celular de duas (Claro e TIM) e o problema é o mesmo. A sensação que tenho é que o celular só fala bem dentro dos presídios brasileiros. Essas operadoras deveriam utilizar a tecnologia de transmissão de sinal dos presídios para utilizarmos aqui fora.”
Renato Galuppo – Belo Horizonte
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“Eu entendo que um jornalista não possa dizer o nome da operadora que usa, pois talvez esta seja patrocinadora do jornal ou TV em que ele trabalha. Cabem então aos leitores vir a público e citar suas experiências, pois este é o único meio de fazer tais empresas sofrerem as consequências de suas ações.
No meu caso, eu evito a Vivo, que era anteriormente a Telemig Celular. Após mudar-me do Brasil, eu mantive o meu celular pós-pago por um tempo, para manter o número, pois volto ao país menos uma vez por ano. Os casos que eu teria a contar são muitos, mas todos de experiências negativas. A pior foi quando decidi, após algum tempo pagando o mínimo mensal, cancelar a conta, após se recusaram a transformar minha conta de pós-pago para pré-pago mantendo o número (o que não era obrigatório à época). Eu liguei para cancelar e, após deixarem-me esperando na linha uma eternidade, eu fui informado de que tinha de fazê-lo pessoalmente. Por sorte, estava no Brasil, e pude fazê-lo (desperdiçando tempo das minhas férias). Desde então, a minha solução é esta coisa ridícula de ter um número diferente cada vez que vou ao Brasil.
Este problema ainda existe também nos EUA, onde os cartões SIM expiram, dependendo da operadora. Alguns países da Europa têm leis que garantem que o cartão vai funcionar por um tempo mais longo. Fica a critério da agência regulamentadora…”
Alisson Sol – Cambridge – Inglaterra
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“Chico,
a justiça brasileira é muito condescendente com essas operadoras de telefonia, aqui uma indenização por má prestação de serviços raramente ultrapassa R$ 5.000,00. O dia em que, como nos EUA, as indenizações e multas forem milionárias, esse pessoal toma jeito. Mas por aqui os Juízes tem criar a chamada indústria do dano moral, mas não temem incentivar a falta de respeito aos consumidores.”
Stefano Venuto Barbosa – Sete Lagoas – MG


