Às vésperas de começar a Copa, até uns dias depois, a Fifa praticamente assume o comando do país, graças às leis previamente aprovadas pelo Congresso quando o anfitrião da Copa aceita uma das exigências do famoso “Caderno de Encargos”.
Por outro lado o governo federal não concluiu várias obras que permitiriam o cumprimento das exigências dela. Nos aeroportos, por exemplo.
E Belo Horizonte foi a primeira sede a experimentar o poderio da turma de Sep Blatter e Cia. E justamente o comandante da cidade que fez a parte dela e cumpriu com todos os prazos.
Notícia do ESPN:
* “Prefeito é barrado e esquema de segurança em aeroporto provoca polêmica em BH”
O forte esquema de segurança nos aeroportos brasileiros para receber as delegações para a Copa do Mundo tem criado polêmica. Em Belo Horizonte (MG), o prefeito da cidade foi barrado e não conseguiu recepcionar a seleção chilena, que desembarcou na última quinta-feira à noite. Marcio Lacerda foi até Confins acompanhado de seu filho, Tiago Lacerda, secretário estadual de Turismo e Esportes, mas não conseguiram chegar nem perto dos jogadores.
O fotógrafo ligado a administração do município também não conseguiu entrar. De acordo com a assessoria de imprensa, ele faria as fotos que seriam utilizadas pela Fifa para divulgação. Irritada, a prefeitura soltou uma nota lamentando e repudiando o ocorrido.
No texto, o prefeito afirma que “lamenta profundamente o ocorrido e demonstra a sua preocupação que fatos como estes aqui narrados possam se repetir em outras ocasiões. Atitudes como as protagonizadas pelos militares da Aeronáutica, instituição esta que merece todo o nosso respeito e admiração, transitam na contramão de nossas tradições e do espírito de cordialidade, gentileza e hospitalidade com as quais recebemos nossos visitantes”.
Em resposta a nota da prefeitura, a Aeronáutica informou que cumpriu o previsto no planejamento de recepção das delegações, e que o prefeito Marcio Lacerda havia sido avisado do procedimento, que segue as normas do cerimonial da Fifa, reservando o acesso à aeronave apenas à equipe de segurança.
Padrão Fifa
A Fifa resolveu reduzir a cobertura da imprensa na saída dos jogadores e da comissão técnica, bem como o acesso dos torcedores e curiosos. Segundo a entidade, a decisão foi tomada por conta do espaço limitado e por questões de segurança. Sendo assim, apenas alguns veículos selecionados poderão acompanhar a saída das equipes.
A cinco dias do início do Mundial, diversos aeroportos ainda estão passando por obras. É o caso, por exemplo, de Confins, em Belo Horizonte (BH), onde a poeira e o barulho das reformas incomodam passageiros que descem na cidade. Há escadas e outros entulhos no local, com homens trabalhando, barreiras e interdições. Ainda assim, quem passou por lá há algumas semanas garante que melhorou bastante.




0 Responses
Caro amigo Chico Maia, pense bem, as Delegações que chegam ao Brasil, normalmente desembarcam na Base Aérea dos aeroportos, ou mesmo sendo na pista da aviação civil, ficam sob a tutela militar brasileira. A Aeronáutica, cumpre rigorosamente o Protocolo a ela determinado. Não há exceções no que tange à questão de segurança. Se a FIFA fez a solicitação de restrição e o Prefeito Márcio Lacerda e o Secretário Thiago foram comunicados como diz a nota da Aeronáutica, sinceramente, não vejo o porquê de se alardear o ocorrido como uma descortesia. Acho que ocorreu uma falta total de comunicação entre as autoridades da Fifa e os Executivos da cidade de Belo Horizonte e do Governo do Estado. Na minha opinião, tudo ocorreu dentro do Protocolo pré-determinado. Nem mais, nem menos.
Chico.
Não vejo razão para prefeitos e governadores receberem delegações só porque essas estarão em suas respectivas cidades e estados. O que eles querem é ganhar espaço, sair na mídia, enriquecer suas biografias. Quanto ao nosso prefeito, me desculpe, ele não cumpriu e não cumpre que foi prometido ou que a cidade precisa. Espero que o cidadão dessa cidade saiba reconhecer isso nas eleições.Bem feito….
O Prefeito Marcio Lacerda fala pouco e realiza mais. Acho que este é o estilo de administrador que sociopatas merecem. Para a maioria da população, as obras em são mais que bem vindas. Realize mesmo Prefeito, pois BH esta deixando de ser uma roça grande.
Chico, admiro muito Vc por sua imparcialidade na política e no futebol, por isso discordo plenamente de Vc, pois o Prefeito queria tirar uma casquinha no evento e por tanto não foi descortesia alguma.
Chico, nos brasileiros passamos a da valor em quem cumpri o combinado, como se fosse um fato extraordinário, mas o prefeito não fez mais que sua obrigação. E os politicos tem muita cara de pau, qualquer coizinha eles querem aparecer. Então acho que deveria acontecer isso, com todos eles.