Um grande evento, realizado por grandes profissionais, numa cidade fantástica.
Imperdível:
* A segunda edição do Festival de Fotografia de Tiradentes – FOTO EM PAUTA acontece entre 14 e 18 de março de 2012, em Tiradentes, Minas Gerais. Dentre as diversas atividades da programação, estão exposições, workshops, palestras, debates, leituras de portfólio, projeções de fotografias, atividades educativas voltadas para a comunidade local, além do Encontro de Fotografia de Natureza Brasileira.
As atividades serão ministradas por cerca de 50 profissionais de renome nacional e internacional convidados do Festival, autores e pensadores cuja produção artística é representativa no cenário da fotografia brasileira.
Abaixo, mais informações sobre a programação do Festival de Fotografia de Tiradentes – Foto em Pauta:
– Exposições:
Todas as mostras e exposições do Festival de Fotografia de Tiradentes são gratuitas e levam conteúdo cultural de qualidade aos visitantes e à comunidade de Tiradentes. São quatro exposições. Três individuais: Eustáquio Neves, Mauricio Lima e Tiago Santana. E a coletiva “Zonas de densidade e refração”, com os fotógrafos Pedro David, Rodrigo Zeferino, Pedro Motta, André Hauck e curadoria de João Castilho.
Além das exposições “oficiais”, a cidade terá diversas outras mostras que se espalharão por lojas, restaurantes e espaços alternativos.
– Ciclo de ideias:
15 Autores significativos da fotografia brasileira foram convidados para o projeto “Ciclo de Ideias”, que surgiu com a motivação de aproximar-se do pensamento de grandes fotógrafos contemporâneos, curadores e pesquisadores. O eixo central desses encontros-palestras é discutir temas comuns a um grupo de profissionais e aprofundar assim perspectivas e reflexões sobre a dinâmica autoral de cada um dos convidados. As temáticas funcionam como mote para conhecermos discursos e, sobretudo, o diálogo entre os convidados. A concepção e coordenação do Ciclo de Ideias é de Georgia Quintas, coordenadora da pós-graduação em fotografia da FAAP/SP e Alexandre Belém, editor de importantes blogs de fotografia no Brasil.
– Workshops:
Cia de Foto / A fotografia como exercício de possibilidades
Claudio Edinger / O trabalho autoral (fine arts) e a produção de livros fotográficos
Clicio Barroso /Fluxo de Pré-impressão para fotógrafos: Lightroom 4 e Photoshop
Cristiano Xavier e Jorge Santos / Fotografia Noturna
Iatã Cannabrava /A fotografia como projeto – da definição do ensaio à elaboração do projeto final
João Castilho / A fotografia como prática artística contemporânea
Luiz Cláudio Marigo / Filosofia e Estética da Fotografia de Natureza
Mauricio Lima / A essência da narrativa fotográfica e a importância de contar histórias
Pedro David / Fotografia de busca
Ricky Arruda / Fotografia 2.0: foto com celular e aplicativos fotográficos
Rosely Nakagawa / O fotógrafo e a edição do seu trabalho
Valdemir Cunha / Livro de Fotografia: criação, formatação e gestão de projetos
– Encontro da Fotografia de Natureza Brasileira
Reunir grandes autores da fotografia de natureza do país para discutir sua produção atual, os desafios para o futuro e a importância das imagens como instrumento de conservação. Essa é a proposta do encontro que pretende contextualizar o tema por meio de debates, palestras, workshops, projeções.
Debates:
“Os desafios da fotografia de natureza no Brasil.”
AFNATURA (Gustavo Pedro)
“A construção da reportagem na revista National Geographic.”
Ronaldo Ribeiro (Editor da revista National Geographic Brasil)
Cristina Veit (Diretora de Arte National Geographic Brasil)
– Projeções:
O Festival apresenta na programação de 2012 projeções noturnas na rua Direita, centro histórico da cidade.
Uma delas será dedicada exclusivamente à autores mineiros. A curadoria e a edição do trabalho estão a cargo de Alexandre Belém e Georgia Quintas, do blog Olhavê. Teremos também a projeção do grupo “UaiPhone” e dos “Egers Brasil” (Instagram).
– Foto em Pauta com Miguel Aun:
O Festival de Fotografia de Tiradentes 2012 presta homenagem ao fotógrafo mineiro Miguel Aun e sua importante trajetória na fotografia nacional. Durante o festival, acontecerá um bate-papo especial com o autor, acompanhado de projeção de fotos marcantes da sua carreira artística.
– Leituras de portfólio:
Oportunidade que o festival oferece aos fotógrafos visitantes de ter seu trabalho visto e avaliado por um especialista. Indicado para quem quer ter uma opinião/avaliação ou pretende dar maior visibilidade ao trabalho, seja em festivais, galerias ou sites. O grupo de leitores desta edição é composto por:
Alexandre Belém e Georgia Quintas
– Eventos especiais:
- O Estendal – exposição que ocupará as ruas de Tiradentes.
- 2. Primeiro Instameet @IgersBrasil – a ideia é juntar uma boa turma “Instagrâmica” de todo o Brasil para uma grande confraternização. O Evento acontecerá no restaurante “Spaghetti” e contará com uma exposição dos “Igers do Brasil” e outra do “UaiPhone”.
- Concurso de fotografia – O festival pretende estimular os moradores de Tiradentes com a realização do Concurso de Fotografia para a comunidade de alunos e professores da cidade. O concurso premiará os três primeiros colocados em duas categorias: alunos e professores.
- Trekking Fotográfico – Retomando o sucesso do ano passado, a caminhada será realizada por Wladmir Loyola, fotógrafo baseado em Tiradentes.
Mais informações:
Site/Blog: http://www.fotoempauta.com.br/festival2012/
Facebook: https://www.facebook.com/pages/Foto-em-Pauta/55826194970
Flickr: http://www.flickr.com/photos/fotoempauta/sets/72157625981438075/
Youtube: http://www.youtube.com/user/fotoempauta
Manu Melo Franco – mmelofranco@gmail.com
3 Responses
AS VIDAS DE UMA MENINA
Vinha segurando a mão do pai, ora olhando para trás, ora para cima ou para os lados. Vestia um vestidinho azul, com um grande laço rosa com um nó atrás, junto à cintura; os cabelos eram loiros, quase avermelhados e eram presos por um meigo lacinho da cor do que rodeava o vestido; calçava uns sapatinhos brancos, daqueles que deixam a parte superior do pé à mostra.
O pai parecia grande, bonito e forte. A mãe ficara em casa, cuidando dos afazeres diários, tomando conta do bebê, ouvindo o rádio ou assistindo à televisão. O pai andava apressado, segurava forte a sua mão, puxando-a com força, como se estivesse com pressa, apreensivo, com medo de alguma coisa. Quis lhe pedir um sorvete, mas conteve-se. Notava que ele estava nervoso, não queria afobá-lo ainda mais.
Os prédios eram altos e lá em cima havia pessoas. Pessoas ricas, bem sabia ela. A sua família era pobre, às vezes nem comida tinham para o almoço e muitas vezes dormiam sem nada para comer. O pai trabalhava, a mãe ficava em casa. Um dia ele quisera vender a televisão, mas a mãe não deixara; quisera desfazer-se do rádio, mas ela não quisera. Ela sabia que eles brigavam muito.
Sentaram-se num banco numa pracinha, bem de frente a uma igreja. O pai parecia cansado. Ela sentou-se ao seu sua mão era lisa e segurava leve. No fundo tinha certeza de que o filme se repetiria. lado. Via que o homem estava triste; por isso o abraçou. Ele não retribuiu, mas não a afastou. Sentiu que ele chorava e, então, apertou ainda mais o seu corpinho junto ao dele. Tentou olhar nos seus olhos, mas ele virou-se e soltou uma palavra feia.
A polícia veio. O pai não correu. Levaram-no para longe e puseram-na numa casa estranha. Perguntava pela mãe, pelo irmãozinho, pergunta pelo pai e nenhuma resposta lhe era dada. Um dia vieram buscá-la. Vestiu sua melhor roupa, a mesma daquele dia; amarrara os cabelos com o mesmo lacinho e pusera-se assentada junto à porta da escola, esperando pelo pai. Era um homem, mas não o pai. Este era baixo, magro, com um olhar triste e um jeito de poeta. Não disse nada, mas sentiu que sua mão era lisa e segurava leve. No fundo tinha certeza de que o filme se repetiria.
Parece que agora uma empresa vai finalmente se dedicar a colocar tecnologia no futebol. Vide interessante artigo que mostra fotos de como montaram sensores dentro de uma bola (link). Os mesmos comunicam-se com estações posicionadas no estádio, dando precisamente a posição da bola.
O mais importante do artigo é a afirmação de que a Fifa está testando a tecnologia.
Só lembrando que Tiradentes faz parte da “Grande Resende Costa”… rs