Itamar Franco e as infelizes coincidências

Comecei minha caminhada nessa manhã de muito sol em Buenos Aires, às 10 horas, quando o Canal TyC Sports mostrava no canto direito do vídeo que a temperatura era de – 1 grau.

Foram quase duas horas em ritmo acelerado, pelo Congresso, San Telmo, Puerto Madero, Plaza de Mayo, Casa Rosada, Florida, 9 de Julio e de volta ao hotel, na Ayacucho.

Raramente a tristeza me bate à porta, mas hoje, me abati ao chegar de volta, abrir a internet e tomar conhecimento da morte do Itamar Franco.

ITAMAR

Uma infeliz coincidência marca minhas passagens pela Argentina. A primeira vez que vim, morreu durante minha estadia nesse país espetacular, o Papa João Paulo I, “o breve”; na segunda, os Mamonas Assassinas, e agora o Itamar.

Também, raramente lamento a morte de um político, e essa convicção se fortalece a cada dia, quando nos decepcionamos com um que julgávamos merecedor de crédito.

Claro que a perfeição não existe em nenhuma atividade humana e em nenhum ser humano. Porém, a retidão de caráter e o respeito ao interesse da coletividade têm de ser obrigatórios em alguém que ocupa cargo de confiança popular, seja na política ou uma instituição de perfil público, mesmo que seja privada, como um clube de futebol, sindicato, associação e por aí vai.

Dias atrás escrevi sobre minha admiração pelo político Itamar e chegaram comentários desqualificando-o por questões menores do meio político. Claro que publiquei todos, porque assim é a democracia, e o Itamar era um democrata.

Mas, de todas as porradas que levou no blog, nenhuma por desonestidade ou ato de afronta à cidadania no exercício dos cargos que ocupou, de prefeito de Juiz de Fora, passando por parlamentar, à presidência da república.

Também fiquei “p” da vida quando ele, no fim do governo em Minas, reatou com o panaca do FHC.

Claro que não gostei do jogo do qual ele participou de aceitar as determinações do Aécio Neves para a composição da chapa dele ao Senado, mas a política é assim, e quem não negocia o mínimo necessário é extirpado do meio.

JK, o político que mais admiro, cometeu muitos pecados; Getúlio Vargas, outro da prateleira de cima, mais ainda, e mais graves, e por aí vai.

Mas são pecados menores em relação à bandidagem galopante que assola da vida pública brasileira.

Homens como estes têm muito mais virtudes que defeitos em suas biografias, e temos que exaltá-los; torcer para surjam outros de nível similar, para que nossas esperanças não acabem.

Descanse em paz, Itamar! 

Tomei conhecimento da sua morte pelo twitter e selecionei algumas twittadas interessantes, de diversas pessoas que sigo, de diversas categorias profissionais, os quais admiro e sugiro, além da minha própria twittada.

renatoalvesdf Renato Alves

Corpo de Itamar Franco será velado em Belo Horizonte e Juiz de Fora.

chicomaiablog Chico Maia

Com tanto político vagabundo e ladrão no Brasil, lá se foi um que era exceção. Que o exemplo de homem público Itamar Franco tenha seguidores

 

joaovitorxavier João Vitor Xavier

O Brasil perde, com a morte de Itamar, uma reserva moral da nossa Politica. Fundamental para a estabilidade da democracia e da economia.

 

joseluizgontijo GONTIJO

Itamar foi um político verdadeiramente honesto e honrado. Com certeza redes de TVs não vão passear com seu corpo na busca de audiência.

 

GHPMendes Guilherme Mendes

Pres. Zezé Perrella se encontra no RJ. Nas próximas horas deve retornar a Minas Gerais. Por enquanto não existe nenhuma coletiva programada.

 

henriqueandre Henrique André

Tem gente que acha que tem o direito de ofender pessoas públicas e não ter uma resposta à altura. Por que, hein? Todo mundo é igual!

 

_henriqueandre Henrique André

Médico, faxineiro, engenheiro, atleta, presidente da república, advogado, desempregado, mendigo, etc. NINGUÉM É MELHOR DO QUE NINGUÉM!

 

couttinho Coutinho – Galocast

RT @Fred_Kong: Zezé Perrela triste com a morte de Itamar Franco —> http://migre.me/59KNU

 

Lincolnpinheiro Lincoln Pinheiro

O Perrela vai ser fiel ao PDT (base do governo) ou ao Aécio (oposição)?

 

Lincolnpinheiro Lincoln Pinheiro

Que a morte do Itamar chame a atenção para a necessidade inadiável da reforma política, acabando com suplentes de senadores.

 

ClesioGiovani Clésio Giovani

Te cuida Aécio Neves. Primeiro foi o senador Eliseu Rezende e agora o senador Itamar Franco.

 

emmaurilio Emmerson Maurilio

Desde a barrigada da morte de Romeu Tuma, o UOL tem sido o último a divulgar falecimentos. Todos portais publicaram, menos eles. #ripItamar

mariocaixa Mário Henrique Caixa

Globo News agora: “Dilma ofereceu o Palácio do Planalto para o velório, mas as homenagens serão só em Minas Gerais, como desejava Itamar”.

uol_noticias UOL Notícias

Blog: Morte de Itamar Franco faz presidente do Cruzeiro ganhar destaque no Twitter: http://bit.ly/mbF5eG

30 Responses

  1. Grande perda!!

    Defeitos e qualidades como qualquer ser humano. Na política, cometeu os seus erros, mas quem não os cometeria?

    Nesta última homenagem, prefiro ressaltar uma característica ímpar do Itamar: nacionalista convicto!!

    Se não fosse ele, as águas de Furnas estariam entregues, a preço de banana, ao capital estrangeiro. Itamar peitou até a grande mídia, em mais um capítulo do seu programa de imbecilização, que fez de tudo para desqualificá-lo.

    Essa foi apenas uma, dentre outras grandes heranças que deixou.

    Descanse em paz!

  2. Tão triste quanto a morte do Itamar é ver quem entra no seu lugar.

    Um cargo tão importante quanto o de Senador, será ocupado por um político da prateleira de baixo.

    Nada a ver com preferências clubísticas. Tenho certeza que os cruzeirenses mais esclarecidos concordam comigo. E eu, atleticano, jamais votaria em Reinaldo, Marques, Paulo Cury, Afonso Paulino, etc.

  3. O Senado fica cada vez mais nas mãos de…
    Sai Itamar, homem público notável, que nunca esteve cogitado em escândalos, mesmo no governo Collor, e entra Zezé Perrela, que tem a cara do Senado. Será mais um discípulo de Sarney, Calheiros, Collor e etc. Coitado do Brasil. Perde um homem, que era a censura contra a bandalheira da Casa e entra no seu lugar uma raposa com instinto de rato.

  4. Deus, ajude o Brasil! Perrela agora é senador! (ele é com “s” minúsculo mesmo) Sabem qual o patrimônio declarado ao TSE? R$490.000 (isso mesmo, mil e não milhões). Será que o apartamento que ele mora está em nome de quem? E o apartamento que ele comprou na Lagoa Seca do Belvedere por ocasião da venda do Marcelo Moreno, no nome de quem? E a Fazenda de R$60 milhões? No nome de quem?
    Deus nos ajude nos próximos 8 anos!
    P.S. Agora o estádio do cruzeiro deve sair (com dinheiro público obviamente)

  5. Itamar deixa um legado, Zezé Perrela.
    Minas não merecia. Minas chora e vai chorar.
    Onde está a vanguarda mineira?
    Desde Joaquim Silvério dos Reis Minas não se sente tão envergonhada.

  6. a melhor definição para o homem publico Itamar Franco é ” o homem certo, na hora certa” , pra gente viver esta estabilidade economico hoje sem duvida nenhuma devemos mukito a este grande politico. Outro grande trabalho do Itamar foi a veemencia em que se posicional ante a privatização da CEMIG. Chegou a colocar a policia militar de Minas Gerais de prontidão. Deixa um grande legado. Menos a taxa de licenciamento e a taxa de incendio.

  7. Chico,
    antes de escrever vou transcrever uma frase sua “Claro que publiquei todos, porque assim é a democracia, e o Itamar era um democrata”.
    Apesar de morar em Brasilia, voto em Minas, não quero perder minhas raízes e, o fato, não está em desacordo com a lei eleitoral.
    Tudo na vida passa, temos momentos, o tempo do Itamar como político já havia passado. Como sempre, o pensamento do eleitor é curto, é momentâneo. Sabemos que o mandato de senador é de oito anos, o Itamar, com oitenta anos, mal de saúde, certamente não chegaria ao final do seu.
    Sabemos quem armou este estratagema, mas não podemos usar este espaço para falar.
    Vejo o empobrecimento da política mineira ao longo dos anos, sou só um, tento, pelejo, converso, provoco, mas está cada dia mais difícil.
    Aquele Itamar dos anos setenta foi o último grande senador que tivemos, depois, só fiascos. Não vou incluir o Alencar nesta lista, a missão dele foi outra.
    Com certeza Minas ficará calada diante de mais uma aberração. Foi o tempo em que as grandes transformações se iniciavem por Minas, hoje somos motivo de chacota para vários estados.
    Minas merece mais.

  8. Foi um grande político talvez o último grande de Minas.vai fazer falta.O
    pior de tudo é que o suplente dele tem fama de ser um dos deputados…
    mais faltosos…estamos ferrados.Minas está cada vez mais pobre…

  9. Chico infelizmente poucos relataram foi a morte do pequeno Arthur, vitima de leucemia. Uma grande corrente foi feita principalmente pelos esportistas pela causa de doação mas infelizmente nao deu para o Arthurzinho. Mais um anjo “atleticano” olhando por nos.

  10. Itamar Franco será lembrado pela derrota acachapante da inflação com o advento do plano real. Minas perde mais um político com a sua cara.
    Agora eu tenho pena, não só de Minas como também do Cruzeiro. O sr. Perrela já estava milionário e começou a ficar ruim de serviço no comando do Cruzeiro de 2004 pra cá. Agora que será senador no lugar do Itamar é que o sr.Zezé Perrela irá terminar de deixar o Cruzeiro largado às traças, e na minha opinião irá influenciar negativamente no futebol do clube.

  11. Pô gente, vocês estão achando que o Cruzeiro vá se beneficiar pelo fato do Perrela estar no Senado?

    Vejo a oportunidade ímpar dele ter arrumado uma boquinha por lá e largar o osso aqui.

    O mínimo que o Perrela pode fazer ao Cruzeiro, que provavelmente financiou a candidatura do Itamar, é sumir da Toca da Raposa.

  12. O Anão da Ilha da Fantasia deve estar dando pulos de alegria. Esse cara é desumano e só pensa no bolso dele! Se fosse no futebol eu diria: sai Reinaldo, entra Ricardo Bueno.
    Vai se juntar a Calheiros, Collor, Sarney, Aécio e de vez em quando fazer uma visitinha ao Maluf. Tudo farinha do mesmo saco!

  13. Chico, Itamar, com certeza, teve inúmeros pecados políticos. Porém, com ele no comando, ninguém falava grosso com Minas. Aquele episódio da PM em Furnas afrontando a privataria do cretino do FHC foi antológica. Só por isso já vale a eterna lembrança dos mineiros.

    Abraços e saudações atleticanas!

  14. È cambada se o Perrela “cair” o Cruzeiro continuará grande (talvez maior ainda). Enquanto isso desejo que o honradíssimo e honestíssimo 2º homem mais importante de Minas continue como presidente do Atlético Mineiro por no mínimo mais 50 anos.

  15. os atleticanos do blogs estão quase tendo um infarto em ter de aturar o perrela também no congresso rs

    gozações a parte é mais um fato lamentável de nossa podre política, o perrela no congresso não vai so pirraçar os atleticanos e sim mais um péssimo político para o brasil desejo toda força para a família do Itamar mas para o Brasil é um cacique a menos pois políticos no fundo no fundo são semelhantes uns mais outros menos e para aqueles que ficam de joelhos chorando querendo santificar alguns políticos sugiro não colocar a mão no fogo pois se souberem a suas histórias a fundo vão saber que sempre tiraram vantagem da política para apadrinhados, parentes, amigos, etc……

  16. Vá com Deus, Itamar!
    – E quanto aos comentários que nós, Atleticanos, “… teremos um infarto em ter de aturar o perrela também no congresso rs”, não se esqueçam que a Exmª Sra Presidente do Brasil já declarou-se Atleticana, prá delírio e inveja dos Srs (ou Srªs?). rsrsrsrsrsrs…

  17. Duvido que o sr. Perrela esteja triste com a morte do Itamar. Com certeza a figura máxima do time azul torceu muito dentro de si pro Itamar ir embora e pegar uma vaga no Senado!
    Agora o Cruzeiro irá de vez pro buraco…

  18. A coisa que eu mais gostava no Itamar é que ele falava de tudo e todos sem medo algum, comentava o que queria e sobre o que queria sem pudores, simplesmente por não ter o “rabo preso”. Era um político que não tinha o que temer, não tinha qualquer investigação contra ele, nunca teve, nem mesmo suspeita. Enquanto o Collor e vários assessores foram pilhados no esquema de enriquecimento ilegal e uso de dinheiro público ilegalmente, lá estava Itamar totalmente isento. Podem chamá-lo de birrento, de pirracento, dizerem que ele tinha um jeito antigo de fazer política – pudera, ele tinha 81 anos – mas ele era uma reserva moral, de honestidade, ética e personalidade. Em 1992, quando ele assumiu, muitos diziam que o melhor para o país era a volta do regime Militar, afinal o presidente que salvaria o país havia morrido logo após a posse; Sarney foi um fracasso; e o primeiro presidente eleito pelo povo sofreu impeachment. Itamar salvou o país. Nos tirou de anos de inflação cruel e galopante e deu ao povo a confiança na democracia e nas instituições. Obrigado Itamar, sentiremos sua falta!

  19. Perguntinha básica. Quando era deputado ZZP era um dos mais ausentes nas sessões do plenário, será que como senador vai bater ponto em Brasília durante toda a semana????

  20. Chico,

    Pode chamar FHC de cretino, mas é uma ingratidão com o PSDB e FHC querer crucificá-lo por causa de Itamar.
    Quando Itamar assumiu a Presidência em um momento de enormes dificuldades para o país, após o impeachement de Collor foram os tucanos que o apoiaram e assumiram o risco de pegar o governo numa situação quase que insustentável, enquanto o PT se negou a apoiar, expulsou Erundina e foi contra o Plano Real.
    Itamar foi um político honesto, mas fez um governo em Minas fraquíssimo, e ainda foi salvo por FHC no final, que adiantou o dinheiro para pagamento do décimo terceiro ao funcionalismo estadual.
    Criticam FHC e elogiam Lulla, mas veja por exemplo o Metrô de BH, os últimos e grandes investimentos ocorreram no governo FHC, enquanto Lulla……..só bla bla e colheu frutos das políticas adotadas no governo anterior, que conseguiu a estabilidade econômica e arrumar a administração pública.

    Itamar como parlamentar era muito bom e honesto, mas no executivo era somente honesto e franco. Considero o seu saldo bastante positivo.

    1. Obrigado por escrever Orlando,
      concordo contigo, porém, considero PT e PSDB idênticos na condução do país e no descaso com Minas Gerais.
      Quanto ao governo Itamar em Minas, passou quatro anos pagando dívidas do antecessor, penou para recuperar a Cemig das mãos dos norte-americanos que quase a ganharam de presente e foi obrigado a se sujeitar, no fim do mandato, a FHC.
      Abraço,
      Chico Maia

  21. Todos exaltam o currículo de Itamar Franco, suas virtudes, mas…
    Sabendo que o sr.Itamar Franco já estava com oitenta anos e certamente com a saúde já comprometida, porque o eleitorado mineiro o elegeu senador ao invés do sr. Fernando Pimentel, que com mais de 50 ainda esbanja saúde e foi um bom prefeito para BH? Aguentem o Perrela agora!
    Como diz um colega meu, é por isso que o Brasil “toma”, pois muita gente ainda não aprendeu a votar…

  22. Chico,

    lamento, mas Itamar não pagou a dívida de Minas, pois inclusive decretou Moratória, e isso representa uma parada no pagamento da dívida. Quem equilibrou as contas de Minas foi Aécio Neves.
    FHC foi o responsável pela estabilidade econômica e todo o embrião das ações sociais que deram certo: Bolsa-escola, Bolsa-Alimentação, Vale-gás, Fundef, Peti, redução da mortalidade infantil, redução do consumo do tabaco, acesso ao ensino fundamental, ENEM, PRONAF, Programa Saúde da Família, etc

    um abraço

    Orlando

  23. Itamar foi um político como foram e são os outros, oportunistas.
    Vou citar só 2 companheiros dele: Fernando Collor e Newton Cardoso.

    Gente, não vamos nos esquecer de que Itamar chegou lá por ter sido vice de quem? Fernando Collor. Vão falar que ele não sabia quem era o líder da chapa?

    Depois, por não conseguir levar sua candidatura para Presidente para frente em 98, se uniu a Newton Cardoso para conseguir ser eleito Governador de Minas! Que bela companhia, hein? Newton já tinha sido o pior governador da história de Minas. E depois ainda colocou a mulher do Newtão como secretária de Estado.

    E nos 4 anos de governo Itamar em Minas, ele não fez nada para Minas, nada! Quanto Minas cresceu naquele período? O que, de fato, melhorou em Minas? Itamar só fez política, não administrou o Estado de Minas Gerais.

  24. Espero um dia ver algum politico se humilhando, de joelhos, implorando a nós eleitores um voto de confiança e na mesma hora nós (ELEITORES) pegamos em seu braços e levamos para um posto de saúde pra eles ficarem horas e horas na fila e depois não ser atendido, ou entrar numa sala de aula e ter uma educação de nivel, ou deixar pelo menos um dia debaixo de viaduto, ou viver com um salário de miséria, ah ! senhores me desculpem estava dormindo, acordei e tomei um tapa na cara ou seja caí na realidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *