Com que prazer recebi uma reportagem da TV Bandeirantes, por meio do perfil @meustremdogalo, que resgata um dos momentos mais importantes da história do Atlético. Aliás, sugiro a todo mundo que gosta de futebol, este @meustremdogalo. Especialmente àqueles que são induzidos a acreditar que o Galo nasceu na atual década.

Elias Kalil foi um dos maiores dirigentes da história do futebol brasileiro. E para ele o Atlético tinha que ser o maior clube do país, em tudo, e trabalhava para isso.
Se os clubes do Rio e São Paulo tinham grandes bailes de Carnaval e ganhavam dinheiro com isso, o Atlético teria que ter também. A torcida apoiou, como apoiava tudo que o Elias criava, como a Loja do Galo, Grife do Galo, o restaurante Petisqueira do Galo enfim.

Para a primeira versão do Baile do Galo, contratou Xuxa, a modelo mais badalada do país na época e Beth Carvalho, a maior sambista. O Mineirinho ficou pequeno. A Bandeirantes mostrou ao vivo para todo o Brasil. O repórter era o Paulo Leite, que continua no ar, ótimo como sempre, atual âncora do jornalismo da 98FM.
Coincidentemente, ontem, completaram-se 14 anos que Elias Kalil virou nome de viaduto. Aquele na MG-424, a caminho de Vespasiano e Pedro Leopoldo, logo depois da Cidade do Galo, aliás, também criação dele, chamada de ideia “megalomaníaca”, por quem acreditava que não daria certo e que não era necessário mais um centro de treinamento para o Atlético, que “já tinha” a Vila Olímpica.
No site do Galo estão mais detalhes sobre ele, que era um ser humano fantático.

… “Elias Kalil, Mineiro de Belo Horizonte, Elias Kalil nasceu em 30 de janeiro de 1930, filho de imigrantes sírios Moisés Kalil e Amélia Salum Kalil. Era o segundo de cinco irmãos, Helena, Leila, Roberto e Léa. Foi casado com Leila Hissa Kalil, pai de Alexandre e Gisele Kalil. Fundador das empresas Erkal e Fergikal Engenharia Ltda., no ramo da construção pesada, morreu em 21 de setembro de 1993 (63 anos). Elias Kalil foi presidente do Atlético de 1980 a 1985 e diretor do clube de 1965 a 1967.

Governador Antonio Anastasia homenageia o presidente Elias Kalil
Cerimônia foi realizada na manhã desta sexta-feira, no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa, com a presença do presidente do Atlético, Alexandre Kalil. (Foto: Bruno Cantini / Atlético)
Com que prazer recebi uma reportagem da TV Bandeirantes, por meio do perfil @meustremdogalo, que resgata um dos momentos mais importantes da história do Atlético. Aliás, sugiro a todo mundo que gosta de futebol, este @meustremdogalo. Especialmente àqueles que são induzidos a… pic.twitter.com/X65JBi6if1
— Chico Maia (@chicomaiablog) February 17, 2026


