Foto: Lucas Figueiredo/CBF
Deu na Globo: “ge.globo … A diretoria do Cruzeiro trabalhou rápido e definiu Tite como substituto de Leonardo Jardim no comando técnico do time. Clube e representantes do treinador acertaram os últimos detalhes na manhã desta terça-feira. O contrato foi assinado no Rio de Janeiro e tem duração até o fim de 2026…”
O futebol é imprevisível, tudo pode acontecer. Até o Tite ressuscitar como um ganhador no Cruzeiro, já que terá estrutura e bons jogadores para trabalhar.
Depois de comandar a seleção em duas Copas do Mundo, saiu de cena desgastado e parecia ter se aposentado.
A saída do Leonardo Jardim intrigou a todo mundo, não só cruzeirenses, mas a verdade é essa mesma que foi contada por ele e pela diretoria do Cruzeiro: rico, não depende mais do futebol para ganhar a vida, quer dar um tempo e ficar com a família uns meses, em Portugal. Depois, talvez aceite convite para voltar a trabalhar em algum clube.
Quem nos acompanha neste espaço aqui vai se lembrar de uma postagem em fins de maio deste ano, quando falei do encontro do meu conterrâneo Alexandre Nogueira, presidente da Light, do Rio, que se encontrou com o técnico Jorge Jesus num hotel em Lisboa e o ex-comandante do Flamengo encheu a bola do Jardim, que é uma figura diferente nesse mundo mercantilista do futebol. Indicado pelo próprio Jesus para substitui-lo no Flamengo, não quis nem abrir as negociações, já que estava decidido a fazer isso que fará novamente: ficar quieto com a família uns meses em Portugal.
Depois dessas três opiniões de comentaristas aqui do blog, republico a postagem da conversa entre o Alexandre e o JJ.
Victor Maia
“Neste jardim tem “cuei”.
Aroldo Geraldo Filogonio Dias
“Gostei muito do trabalho dele no Cruzeiro, sem reparos. Porém essa conversinha de que está pausando a carreira de futebol é estória para boi dormir. Amanhã ou depois vai ser anunciado por um clube cheio de grana pelo mundo árabe ou um Europeu qualquer. Calejado nesse mundo do futebol.”
Marlon Caldeira Brant
“… 90% dos torcedores Celestes estão assustados com a saída do Léo Jardim e até torcedores do Bica Bicudo não entenderam nada, mas comemoraram né, afinal o cara que arrumou o time esta indo embora. Tinhamos excelentes expectativas. Pelo está sendo noticiado, ele já tinha deixado no contrato a não renovação e mesmo se fosse campeão Brasileiro e da Copa do Brasil, a decisão já estava tomada de não renovar. Parece que tem acordos comercias com o Supermercados BH para colocar seus vinhos no Brasil, porque é dono de uma vinicula em Portugal e fez esta ponte com Pedrinho, que em troca o pediu para dirigir o clube em 2.025. Como dizia minha avó, não tem almoço grátis, o cara aceitou porque tinha dois objetivos, dirigir um grande no Brasil e acertar a vida empresarial dele. Ficou bom para todos menos para a torcida que agora esta tendo pesadelo com o “Adenor”, o sujeito de uma bola, cruz credo !!!!!”
“Jorge Jesus reitera a sua certeza de que o Cruzeiro fez ótima opção ao contratar Leonardo Jardim”

Jorge Jesus reitera a sua certeza de que o Cruzeiro fez ótima opção ao contratar Leonardo Jardim
No hall do hotel Four Seasons, em Lisboa, o diretor presidente da Light, do Rio de Janeiro, Alexandre Nogueira Ferreira (meu conterrâneo de Sete Lagoas), se encontrou causalmente com o técnico português Jorge Jesus.
Ao saber que se tratava de um brasileiro, gentil e super solícito o ex-comandante do Flamengo perguntou se Alexandre era flamenguista, e teve a resposta negativa:
__ Não. Sou mineiro e cruzeirense, mas tenho muitos amigos flamenguistas e eles ficarão felizes em saber que o conheci aqui em Lisboa.
Diante da resposta, Jesus disse que conhece Belo Horizonte, e parabeniza o Cruzeiro pela contratação do Leonardo Jardim, “um excelente profissional”, que trabalha a fundo o futebol “em sua essência”.
Jorge Jesus esteve em nossa capital em maio de 2019, quando assistiu Atlético 2 x 1 Flamengo, no estádio Independência, e jantou na casa do ex-presidente e atual presidente do Conselho Deliberativo Galo, Ricardo Guimarães.
O Atlético tinha interesse em sua contratação, mas ele aceitou proposta do Flamengo, duas semanas depois.
Na época, perguntado se gostou da partida no Horto, ele respondeu ao site Superesportes:
— Muito. Principalmente os torcedores do Atlético, que são uma coisa impressionante!
Ainda sobre Leonardo Jardim, a amizade entre eles é antiga. No dia 18 de julho de 2020, o TNT Sports, informava que Jesus indicara o atual técnico do Cruzeiro ao Flamengo: “O comunicado (da saída do Fla) veio em almoço junto ao vice-presidente de futebol do Flamengo, Marcos Braz. No encontro, Jorge Jesus foi questionado pelo dirigente, com quem teve uma relação muito próxima no clube, se havia algum nome para indicar como substituto do seu trabalho no Flamengo. A informação foi dada pelo apresentador João Guilherme, do Fox Sports.
“Ele disse o seguinte: Olha, um treinador que eu vejo com boas condições de manter o time do Flamengo em altíssimo nível e seguir o meu trabalho chama-se Leonardo Jardim.
(www.gaveanews.com/index.php/2020/07/18/video-jorge-jesus-indica-treinador-para-o-flamengo)
Outro site ligado à torcida do Flamengo, informou no mesmo dia que Leonardo Jardim aderiu à página do Flamengo no Twitter.
Na época o mesmo TNT Sports informava a recusa de Jardim à proposta do clube carioca: “Leonardo Jardim não deve ser o novo técnico do Flamengo. O treinador, nascido na Venezuela e naturalizado português, não aceitou abrir negociações com o clube carioca, segundo o site português ‘Mais Futebol’.
O motivo para a recusa, segundo a publicação, é que Jardim – sem clube desde que deixou o Monaco em janeiro deste ano – não deseja deixar a Europa neste momento e aguardará propostas para a próxima temporada, que teve seu início atrasado por conta da pandemia do novo coronavírus.


