Amauri Graciani vice-presidente do Yuracan, que está à frente do clube, entre Vitor Colares (esq.) e Luiz Kriwat, que será o gestor da SAF, com a experiência de ter trabalhado no Cruzeiro e no América, nas campanhas de acesso à Série A de cada um, sendo campeão com ambos. Trabalhou também no Londrina e foi diretor de base, gerente de futebol profissional e consultor em mais de 60 projetos de SAF pelo Brasil
No mundo da Inovação, a ideia é ser transformado em primeira SAF Startup do Brasil, com investimentos de R$ 25 milhões
Em Assembleia Geral realizada dia 26 de setembro, no Estádio Coronel Belo Lisboa, em Itajubá, os sócios do Yuracan Futebol Clube aprovaram por unanimidade a constituição da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) e a venda de 90% das ações para a Futstorm, grupo comandado pelo empresário Vitor Colares, em parceria com o Gestor de Futebol Luiz Kriwat que tem passagens pelo Cruzeiro, América e Londrina.
O acordo prevê um investimento mínimo de R$ 25 milhões e posiciona o clube como a primeira SAF Startup do Brasil, com um modelo de gestão 100% baseado em dados, inovação e tecnologia. A meta é transformar Itajubá no Soccer Valley – o Vale do Silício do futebol.
Fundado em 1934, o clube do sul de Minas é uma casa de nomes lendários como Dondinho (pai de Pelé), e responsável por ajudar revelar talentos como Diego Costa, ex-Atlético, Atlético de Madri, atacante da seleção espanhola e Élder Granja, ex-Santos, Palmeiras, Inter, Vasco…
O Yuracan não participa de competições no futebol profissional desde 2005, mas já tem retorno marcado: em 2026 o clube estará de volta, disputando a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro.
Segundo Vitor Colares, o projeto é um marco não só para o Yuracan:
“Estamos trazendo um modelo totalmente inovador. O Yuracan será uma SAF 100% guiada por dados, com decisões científicas, que vai unir gestão profissional, inovação e desempenho esportivo. Vamos fazer de Itajubá o Soccer Valley, o Vale do Silício do futebol”, afirmou.
Luiz Kriwat destacou a força da parceria:
“É um projeto que une tradição e futuro. O Yuracan carrega uma história riquíssima e agora terá a estrutura e os investimentos necessários para crescer de forma sustentável.”
O vice-presidente do Yuracan, Amauri Graciani, celebrou o momento histórico:
“É um dia inesquecível para o Yuracan e para Itajubá. Estamos garantindo que a tradição do clube será preservada, ao mesmo tempo em que damos um salto de modernidade. A SAF é a oportunidade de recolocar o nosso clube no cenário esportivo.”
Com a aprovação, a gestão será dividida entre a associação – que preserva 10% das ações e poder de veto em decisões estratégicas para preservação da identidade do Clube – e a Futstorm, responsável pela operação do futebol profissional, modernização do Estádio Coronel Belo Lisboa, fortalecimento da base e desenvolvimento do hub de inovação.
O projeto é visto como um marco para o futebol mineiro e nacional, recolocando Itajubá no mapa do esporte e da inovação.

Dondinho, pai de Pelé, jogou no Yuracan e no Atlético, nos anos 1940 (Fotos: reprodução)
Itajubá fica a 450 de Belo Horizonte, no Sul de Minas. Trata-se de um dos polos industriais mais diversificados de Minas, fortíssima no setor de serviços, contando com uma Universidade Federal (Unifei) reconhecida mundialmente como centro de tecnologia e conhecimento.
Sem falar na indústria bélica, produtora de armamentos, por meio da IMBEL, que abastece as Forças Armadas Brasileiras e de outros países.

Vitor Colares (esq.) é um dos mais brilhantes e competentes jornalistas que conheço. Especializou-se em marketing e dentre os seus mestres está o saudoso baiano Duda Mendonça, para muitos, o maior marketeiro comercial e político do país, que se foi em agosto de 2021, aos 77 anos de idade.