Democrata empata, não sobe e segue no Módulo II do Mineiro em 2026. Mas TJD pode alterar o quadro

Democrata teve muitas chances, mas desperdiçou. Imagem: Reprodução/ TV Gerais (Youtube)

O time teve a oportunidade de subir em casa, se vencesse o North. Ficou no empate e hoje dependia de ujma vitória por dois gols de diferença. Outro empate. Mas na terça-feira o TJD pode dar uma nova chance ao Jacaré: o Patrocinense pediu a anulação da derrota para o North, alegando erro de direito após um apito externo interferir a favor do primeiro gol do North, em Montes Claros. A FMF suspendeu a homologação do resultado até o veredito, marcado para terça-feira, 29.

Informações do 7DiasNews:

Uma vitória simples garantia o acesso da equipe, que empataria na classificação com o North de Montes Claros em todos os critérios, mas com a vantagem no quesito menos cartões amarelos levados nesta fase.

E o gol não demorou a sair na manhã de domingo, no Estádio Pedro Alves do Nascimento, em Patrocínio. Aos 13 minutos, após boa jogada de Jesus, o atacante Pablinho invadiu a área adversária, driblou o goleiro e finalizou, abrindo o placar com um belo gol para o Jacaré.

O time continuou bem e foi empilhando chances perdidas de gol — as mais claras com Jesus, que invadiu a área e chutou cruzado para fora, já quase dentro da pequena área. Depois, foi a vez de Fabrício Messias desperdiçar mais uma grande chance, ao chutar por cima uma bola que sobrou limpa para ele na entrada da grande área.

E o castigo veio. Nas poucas chances e subidas ao ataque, o Patrocinense empatou aos 37 minutos com Luiz Paulo, de cabeça, após desatenção geral da defesa democratense. O Jacaré não desanimou e voltou à luta, em busca da vitória por dois gols de diferença.

Com jogadas de bola parada, em faltas e escanteios, a equipe de Sete Lagoas esteve perto de retomar a vantagem no placar, mas o primeiro tempo terminou tudo igual.

Segundo tempo

O Democrata voltou no mesmo ritmo forte para a segunda etapa. Porém, pegou uma defesa do Patrocinense melhor postada, o que fez com que o time sete-lagoano buscasse o gol através de bolas aéreas e com chutes de média/longa distância, principalmente com o meia Hiwry, mas sem grande perigo.

O Patrocinense buscava contra-atacar, mas também sem perigo. A partir dos 20 minutos o nervosismo começou a tomar conta do Jacaré, que corria contra o tempo para fazer mais um gol e comemorar a classificação. Mas o gol não saiu, apesar de toda luta. Jacaré fica ainda na fila.

Apitou a partida o juiz Antônio Márcio Teixeira da Silva, auxiliado por Ricardo Junio de Souza e Filipe Ramos de Santana.

NA JUSTIÇA

O acesso do North ao Módulo I do Campeonato Mineiro em 2026 está sub judice. Apesar do empate em 1 a 1 entre Patrocinense e Democrata-SL ter deixado o North em vantagem, a decisão depende de julgamento no TJD-MG nesta terça (29). O Patrocinense pediu a anulação da derrota para o North, alegando erro de direito após um apito externo interferir no jogo. A FMF suspendeu a homologação dos resultados até o veredito, marcada para o próximo dia 29.

3 Responses

  1. Sobre o nosso Jacaré, Chico, deixo o título da coluna do querido Tostão deste fim de semana: “Não dá para separar a estratégia da improvisação no futebol”. E ele complementa: “Uma partida para ser brilhante tem de ser no coletivo e no individual”. Nesta temporada, o Democrata até conseguiu apresentar jogos regulares no coletivo, mas faltou aquele brilho de um jogador que fosse preciso na finalização.

    Os comandados de Toninho Pesso (distante de merecer mais uma temporada pelo clube), sob a batuta de Rafinha e Carciano, conseguiram incríveis 7 empates em 14 jogos disputados. Detalhe: 11 gols marcados, menos que o número de jogos. Foram somente 4 vitórias do Jacaré (3 em Sete Lagoas).
    O Democrata voltou a ser o grande clube de décadas atrás pelo trabalho precioso do Renato Paiva e equipe desde 2019, que precisa ser perpetuado. É isso que nos importa!

    A intenção é transformar o futebol em SAF, o que não parece ser problema. Esse, sim, pode aparecer quando a intenção for à venda do Democrata-SAF. Quando as frustrações são imensas diante de tanto trabalho pelo Jacaré, o dinheiro de “alguém estrangeiro ao clube” pode ser esperança, mas será raramente a solução.

    O América parece entender bem essas relações entre ter patrimônio, um time que disputa campeonatos, mas não compete por títulos e tem torcida diminuta. Só que o time da Alameda ainda mantém por lá o eterno Marcus Salum, o pilar que mantém o clube em pé por tempos. Não parece ser esse o desejo do presidente Renato, com toda razão e direito.

    As ótimas conversas do “Prateleira de cima” sobre SAF podem ser alerta para o Democrata, as pesquisas do jornalista Irlan Simões, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), também.

    Impossível não destacar a ampla visibilidade midiática deste Módulo 2. As transmissões da Empresa Mineira de Comunicação, pela Rede Minas e pela rádio Inconfidência, mostraram a força, que permanece, da televisão e do rádio pelos confins das Gerais.

    A presença do digital da Itatiaia (Itatiaia Esporte) também foi louvável. Mais ainda foram as competentes transmissões da Web Novidade, de Sete Lagoas, com um jornalismo presente nos estádios não só capaz de incentivar os torcedores, mas também de fazer as críticas necessárias ao time do Pesso, feito as realizadas pela Aline Teixeira.

    Certo é que só não ficou por dentro das informações sobre o campeonato quem não quis. No aguardo, por aqui, sobre essa transformação do futebol do Jacaré em SAF.

    Sucesso nessa busca de fazer o blog ter mais cara de digital, Chico. Abraço aos leitores também.

    1. Obrigado caro Ives,
      com a sua devida permissão, farei minhas as vossas “letras”, inclusive no nosso Sete Dias, ok?
      Grande abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *