O portal www.esportepaulista.com.br informou no início da tarde: “O futebol brasileiro está mais triste neste domingo. Faleceu o ex-goleiro Flávio, maior campeão da história do Athletico Paranaense e peça fundamental na conquista do Campeonato Brasileiro de 2001. Ídolo do clube e referência para toda uma geração de torcedores, ele tinha uma trajetória marcada por grandes defesas e títulos memoráveis. Jornalista Vincenzo Dalicani informou a fatalidade em suas redes sociais por volta das 18h deste domingo.
Flávio vinha tratando um câncer de próstata diagnosticado no ano passado, chegou a perder mais de 40 quilos, ficou três meses internado no hospital, mas na sequência havia apresentado melhora no quadro de saúde.
No entanto, o câncer voltou de maneira fulminante.Com a camisa rubro-negra, Flávio levantou oito troféus: o Campeonato Brasileiro da Série B em 1995, o Paranaense nos anos de 1998, 2000, 2001 e 2002, além da Copa Paraná de 1998 e da Seletiva da Libertadores de 1999. Sua maior glória veio em 2001, como titular na histórica campanha que deu ao Furacão o seu primeiro título nacional na elite.
Torcedores do clube prestaram homenagens nas redes sociais, lembrando o legado do eterno camisa 1.
“Sentimentos à família e às pessoas próximas de Flávio ‘Pantera’. Que notícia triste. Maior campeão da história do Athletico, oito títulos. Brasileiro Série B 1995; Paranaense 1998, 2000, 2001 e 2002; Copa Paraná 1998; Seletiva da Libertadores 1999; Brasileiro 2001.”
Por meio de suas redes sociais e site, o América manifestou o seu pesar. Flávio lutava contra um câncer de próstata:
“O América Futebol Clube lamenta profundamente o falecimento do ex-goleiro Flávio, o “Pantera”, que honrou a armadura do Coelhão entre 2008 e 2011, sendo Campeão Brasileiro em 2009. Atleta dedicado, Flávio defendeu a meta do nosso clube com muita garra e profissionalismo, sendo referência dentro e fora de campo, deixando um legado que ficará marcado eternamente em nossa história. A Nação Americana se solidariza com os familiares, amigos e fãs do ex-goleiro neste momento de muita dor. Descanse em paz, Flávio. O América é grato àqueles que engrandecem o seu pavilhão.”
O portal O Tempo, lembrou reportagem que fez ano passado sobre visita de apoio que jogadores e diretoria do América fizeram a ele, em Maceió, onde ele vivia:
“Apoio de companheiros”

Em outubro de 2024, jogadores organizaram uma vaquinha online para custear despesas médicas. O pentacampeão mundial Kleberson liderou a campanha e visitou Pantera, em Maceió, dando uma camisa do América ao ex-goleiro.
Natural de Maceió, Flávio surgiu nas categorias de base do CSA em 1995. Brilhou no Athletico-PR por oito temporadas, conquistando Brasileirão e Paranaense.
Passou pelo Vasco (campeão carioca em 2002), Paraná e América, antes de encerrar a carreira no CSA em 2013.