A queda do Felipão e o dilema da diretoria do Atlético, se demitia antes ou depois da final. Antes ou no início do Brasileiro?

Foto: fcdlmg.org.br/palestra-com-luiz-felipe-scolari

Minha coluna no BHAZ:

Eu tinha acabado de postar aqui, quando a Itatiaia informou: “O Atlético decidiu, na manhã desta quarta-feira (20), demitir Luiz Felipe Scolari. Ele estava no comando do Galo desde junho de 2023, quando substituiu Eduardo Coudet. O treinador gaúcho tinha contrato até o fim de 2024.

Haverá uma reunião na manhã desta quarta-feira (20) para comunicar o técnico da decisão. O presidente Sérgio Coelho estará na Cidade do Galo para ter a conversa com Scolari.” www.itatiaia.com.br/esportes/futebol/atletico/2024/03/20/atletico-decide-demitir-o-tecnico-felipao

A rádio pertence ao mesmo dono do Atlético, portanto, Felipão já era! Menos mal!

A “sinuca de bico” da diretoria do Atlético para demitir Felipão

Quem joga sinuca sabe, para quem não joga, o Ciberdúvidas da Língua Portuguesa informa: ‘Sinuca de bico ocorre quando a bola com que se joga fica encostada à caçapa, sem ângulo para bater nas outras bolas. É uma metáfora consagrada que define uma situação sem saída’. E ‘sinuca’ é o aportuguesamento da palavra inglesa «snooker» – (www.ciberduvidas.iscte-iul.pt).

Mandar o técnico embora antes da final do Mineiro e ficar com a culpa caso o time perca o campeonato para o Cruzeiro ou mandar depois da final?

Mas, e se o time for campeão e gerar de novo aquele efeito da reta final do Brasileiro 2023, quando o time ganhou até do Flamengo, no Rio, e muita gente se iludiu achando que Felipão tinha, finalmente, encontrado a fórmula?

Neste caso, vai mandar embora o técnico campeão do “importantíssimo” campeonato estadual com o Brasileiro começando?

Certamente, mesmo se for campeão, o time vai continuar jogando pouco ou nada, do jeito que está. Daí algumas rodadas a demissão será inevitável com mais uma “troca de pneu com o carro em movimento”, e mais um ano perdido.

Aí vem outra questão levantada por incontáveis pessoas: quem seria o substituto do Felipão? Para o pavor de muitos atleticanos, comenta-se nas hostes da cartolagem do Galo, que Mano Menezes está entre os primeiros da fila, se não for o primeiro, só esperando o telefone tocar.

Por falar em Luiz Felipe Scolari, ele foi palestrante no encerramento da 11 ª edição do Encontro de Presidentes da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas – FDCL-MG, em Tiradentes, para falar sobre “superação”.

No encerramento, ele usou uma dessas manjadas frases motivacionais, que ele mesmo deveria aplicar no time que comanda, ou a diretoria do Galo aplicar para o caso dele atualmente: “Não confie cegamente nos métodos que sempre deram certo, um dia podem não dar. Tenha sempre planos de contingência, prepare alternativas para as situações imprevistas, analise as possibilidades de erro e prepare-se. Esteja atento às mudanças e não espere as dificuldades para agir”. 

Para quem se animar, o resumo da palestra dele está neste release do site da FDCL-MG

“Palestra com Luiz Felipe Scolari encerra programação do 11º EDP”

Felipão não imaginava que a batata dele já estava assada. Foto do encerramento da palestra, ontem, em Tiradentes para os presidentes das CDLs de Minas. (Foto: Foto: fcdlmg.org.br/palestra-com-luiz-felipe-scolari)

https://fcdlmg.org.br/palestra-com-luiz-felipe-scolari-encerra-programacao-do-11o-edp/

17 Responses

  1. Acabo de ler que o Felipão caiu. Como sou um chato de galocha e não gosto de decepcionar meus fãs, republico um trecho do meu comentário aqui do dia 16 de janeiro, antes do início da temporada. ” O ano começa com o repetitivo fracasso na Copa São Paulo, o inacreditável fracasso do gramado da Arena mrv e com Felipão no comando do time principal. É uma conta simples, em papel de padaria. Assim que o futebol ruim mais resultados ruins em campo aparecerem, virão as cobranças e pressões de todos que neste momento são só babação de ovo: imprensa e torcida. Aí teremos a exibição do manjado filme de troca de técnico e mexidas atabalhoadas no elenco. E ainda terei que aturar os slogans derrotistas e conformistas que os idiotas adoram repetir pra justificar a alma de losers: se não for sofrido não é Atlético. PQP!!!!!!!”. Pra os que me “adoram”, reconheço que errei. No gramado da Arena. A manga é doce…

  2. Chico, bom dia. Como sou um sinuqueiro assíduo e BH tinha um local maravilhoso no Bairro Planalto chamado Bola 7 e que infelizmente fechou para desespero de quem gosta deste passa tempo, que as vezes e não sempre ganhamos a partida de lambreta (O cara não mata nenhuma bola e é a pior das derrotas, até a maldita bola 1 vai embora e o sujeito fica p….. da vida), a palavra sinuca de bico realmente é a situação do seu time. Porque o velho, mal educado, grosso, sem educação, ex-técnico, aquele do 7×1 que comanda seu time ou comandava já jogou a toalha faz tempo, somente os cegos e incautos do clube não viam isto. Agora fica a pergunta? Era a hora? Passou da Hora? Porque não demitiu nas férias? E se ganhar o campeonato sem ele? E se perder com ele? Na minha opinião, o ruralito só tem duas situações: Quem ganhou, não fez mais que a obrigação e quem perdeu vai abrir uma crise em se tratando dos dois rivais. Na minha opinião tinha que ser mandado embora em Janeiro, mas quem disse que dirigente assume erros? O dia que isto acontecer, um braço da cruz cai…..Cruz Credo !!!!! Como dizia Rogério Perez !!!!

  3. Bom dia Chico,

    Ouvi dizer que o medo da terceira derrota consecutiva na Toca 4 foi o motivo da demissão do Felipão.
    Situação difícil para a Diretoria e torcida que adoram tratar o time mais vitorioso de Minas Gerais como ex-rival, narrativa cai por terra.
    Como a Diretoria do A. Mineiro sempre sonhou, sonha e sonhará com o DNA Celeste, aposto que devem estra em contato com o Paulo Pezzolano.

  4. Bom dia Chico,

    Ouvi dizer que o medo da terceira derrota consecutiva na Toca 4 foi o motivo da demissão do Felipão.
    Situação difícil para a Diretoria e torcida que adoram tratar o time mais vitorioso de Minas Gerais como ex-rival, narrativa cai por terra.
    Como a Diretoria do A. Mineiro sempre sonhou, sonha e sonhará com o DNA Celeste, aposto que devem estar em contato com o Paulo Pezzolano.

  5. A hora era essa… afinal, quem pediu para sair, brigando com o torcedor, imprensa, e diretoria, e treinando a equipe de forma burocrática?

    A pergunta agora é quem virá.

    Não sou fã do Mano Menezes, mas ele é o mesmo esquema tático do Felipão, e sabe comandar um vestiário, que se hoje não é um problema, já foi, um grande problema, em 2022. Enfim… gostaria de que evitasse sul-americanos, exceto o Vojvoda, que hoje está no Fortaleza e me parece ser um cara convicto, equilibrado, e excelente profissional, não há bons nomes para vir.

    Vojvoda é a melhor opção. Pepa, Lucas Gonçalves, e Mano Menezes, correm por fora.

    1. Como assim “mas usa o esquema do Felipão”? Esse que é o problema uai e sempre foi. O Galo não define um estilo de jogo e contrata um técnico que coadune, assim como jogaodres que permitem usar esse modelo. O Felipão veio pra salvar por isso fugiu à preferência da diretoria pelo futebol de posse e ofensivo, que está no DNA do Galo. O erro foi manter ele, ainda bem que o ano não está perdido, o Cuca chegou em março de 2021 se não me engano!

  6. Foi uma evolução, porque eu imaginava que ele seria dispensado lá pro meio do ano. Demite logo, diretoria. Já faz o primeiro jogo do Brasileiro e libertadores em casa com novo treinador.

    O novo comandante deveria fazer o que o Sampaoli fez em 2020: chegou e entregou uma lista de dispensas (veteranos e chinelinhos); escalou quem estava bem; montou o time pra frente, estilo Galo doido. Não estou sugerindo que tragam o careca, mas também não seria ruim.

    Só não tragam o Mano… é mais um da lista de treinadores que fizeram uma ou duas temporadas boas e vive disso, trocando de time anualmente. Sem contar a birra da torcida. Vai ser mais um ano perdido.

  7. Cheguei em casa ouvindo Itatiaia.
    Alê Oliveira falando “abobrinhas” e Leo Figueiredo com uma teoria estaparfudia. Ele disse que era contra demissão do “seo” Felipe agora “porque passou da hora”.
    Como alguem é pago pra falar uma asneira dessa; com perdão ao animal!

  8. Vojvoda apareceu como um ilustre descohecido e faz um grande trabalho no Fortaleza.
    E inteligentemente recusou todas investidas de outros clubes.
    Então, desafio pra argentino, desafio pra Lucas Gonçalves.

  9. O meu querido América faz um grande favor ou mais um vítima derrubando mais um técnico do time preto e branco ou seja :
    2016 Givanildo ensacou o Aguirre resultado demissão
    2018 série A 1 x 1 o oau quebrou no vestiário resultado Thiago Larqui demitido no vestiário
    2024 deram azar de acharem um gol aos 48 do segundo tempo senão a demissão seria após o jogo , então veio o outro jogo da semifinal e Cauã pôs o Felipão no bolso 2 x 1 resultado Felipão demitido kkkkkkk

    1. Esse coelhão é o máximo! Sem contar que com o último resultado ele está CLASSIFICADAÇO para a final do campeonato rural. Avante, coelhão! Kkkkkkkk!!!

      1. Parece que não sabe ler . Quem falou em classificação ? Estou falando que e só perder para o Coelhão e o galo demite técnico, aceita que dói menos . Está não é a primeira e nem será a ultima vez .

  10. O ano do Galo, sem trocadilho com o horoscopo chinês, vai começar agora. Um pouco tarde, mas é melhor que nunca.

  11. Essa diretoria só consegue ser pior que o salum..e a torcida como sempre dando pitaco errado, iludidos por uma ex rádio..

  12. Chico, me lembro de uma participação sua no programa do Afonso Alberto, recentemente. Ele, defendendo a manutenção de Felipão. E você, já naquela época, sendo reticente quanto ao trabalho e futuro do ex-técnico do Galo. Você estava certo. A coisa não “virou”.

  13. Merece respeito pela carreira, mas demorou ser dispensado, nem se o time tivesse voando ele poderia ter faltado com o respeito ao torcedor do galo, agora isto não tira a maior parcela de culpa da diretoria do galo, que deve prometer muita coisa para os técnicos e depois não cumprem só pensam em vendas, não acredito que os técnicos que passaram pelo galo ficaram contentes com o que entregam a eles depois que assumem, ficam falando em efetivar auxiliar mesmo que ele ganhe o rural quero ver quantas derrotas aguentam no brasileiro, este negócio de comissão fixa só serve para arrumar mais corporativismo num ambiente complicado igual o futebol, qual auxiliar técnico deu resultado no galo, este negócio de encher clube de ex jogador é outra fura, como vão punir ou puxar orelhas de colega dentro das 4 linhas , já teve relato de jogador que ia dar bom dia ao sampaolli e ele não respondia, aí começa os grupinhos para minar treinador, técnico tem que ser contratado para dar resultado em campo, respeitar a instituição e o grupo que comanda e não ficar fazendo churrasco com jogador, duvido que a diretoria não tinha técnico palavreado, pois isto e igual marido quando separa , já tá dormindo com outra

  14. Boa noite, Chico Maia! Mano Menezes? Outro ultrapassado, retranqueiro e arrogante! Aquele que menosprezou o Galo na C.B 2014, comemorando a classificação nos 2X0 em São Paulo… Mil vezes Não!!! Mas esperar o que, né? O Rubão, Atleticano, num aceitou o marcio resende, que tanto prejudicou o Galo quando apitava, na Itatimala?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *