Na proposta, querem resgatar os três da segunda divisão nacional
O Clube dos 13, que quase se tornou uma Liga forte, foi detonado por interesses localizados de alguns clubes, que se aliaram à CBF para boicotá-lo. Em 2011, Flamengo, Corinthians Botafogo e Cruzeiro se aliaram a Ricardo Teixeira, em troca de benefícios extras. Foi o fim do Clube dos 13 e a morte da ideia de uma Liga.
Em 2015 uma nova tentativa, que começou com o Torneio Sul/Minas e depois a entrada dos grandes clubes do Rio, o que originou o movimento da criação da Primeira Liga. Dessa aí, os “ovos foram quebrados no ninho”, e a CBF e a Globo usaram o Flamengo (Bandeira de Melo), Cruzeiro (Dr. Gilvan), Athletico-PR (Petraglia) e o Fluminense (Peter Siemsen), para liquidar com o assunto, o que foi feito em janeiro de 2016.
Vamos ver quem se haverá sabotadores dessa nova tentativa, que se aproveita da crise pela qual passa a CBF para tentar se viabilizar, conforme mostra o portal Terra:
* “Clubes criam liga com objetivo de organizar o Brasileiro”
Dirigentes das equipes da primeira divisão entregaram documento à CBF, realizadora do torneio, na tarde desta terça-feira
Os clubes da Série A do Campeonato Brasileiro assinaram nesta terça-feira, dia 15, um documento que foi levado à CBF formalizando a criação de uma Liga para organizar a competição, realizada atualmente pela entidade. Dirigentes e representantes dos 20 clubes tiveram um encontro nesta tarde com Antonio Carlos Nunes, presidente interino da CBF para a entrega do ofício. O movimento ganhou força após o afastamento de Rogério Caboclo do comando da entidade, acusado de assédio sexual por uma funcionária, e a ideia é que a liga tenha início já em 2022.
O objetivo dos clubes com a criação da liga é uma maior participação nas decisões da CBF, além de participação igualitária nas eleições promovidas pela confederação.
Segundo o documento, além dos clubes signatários, equipes que disputam a Série B desta ano – como Botafogo, Cruzeiro e Vasco — serão convidados a integrar a Liga.
Júlio Casares, presidente do São Paulo, publicou um vídeo em sua conta no Instagram nesta terça comentando o assunto.
“Precisamos repensar o futebol, mas com muita união, pensando no produto do futebol, pensando no crescimento do produto e de todos os clubes. Temos de discutir princípios mercadológicos, princípios éticos e de governança”, disse.
O Galo nunca deu sorte com estes acordos com clubes do eixo e o Cru cru. Eles sempre fazem acordos com a cbf/globo e abandonam o barco em troca de benesses. Ai fica o Galo de Kalil e o Grêmio de Koff como persona non grata na cbf e sofrendo no lombo a ira dos mandatários. Já assisti este filme!
O Galo tem jogo encardido hoje. Alem de não dar sorte no Beira Rio, joga muito desfalcado. Todo ano sofremos com convocações e Covid. O Inter começa a se recuperar e é um elenco forte do meio para a frente.
Não acredito em tapetão. Existem clubes na série A com interesse manter clubes na série B. Vitória, Coritiba, Vasco, Cruzeiro, Botafogo, Náutico entre outros, não teriam ajuda de clubes da série A para voltar no tapetão.
Acho que a questão é a necessidade de ter divisões. Para isto, clubes de divisões inferiores são convidados. Estes clubes podem se beneficiar sim, mas com um aumento de receita, que é o principal objetivo da Liga.
Porém acho que alguns não se salvarão nem mesmo com este dinheiro a mais, porque não será suficiente para salvar. Principalmente aqueles que estão sentindo a mão da FIFA, que não assinou acordo algum.
Fala Chico, nao vai acontecer, sabe pq? A fatia do bolo, ela tem seus pedaços maiores, e nao será divida de igual pra igual, jamais, infelizmente.
Quanto ao Cruzeiro deverá permanecer na série B ate q volte com suas próprias pernas.
Sou dos que acham que tudo isso é manobra da globo para voltar a ser DONA de todo o futebol no Brasil. Nos últimos anos a ex-poderosa já perdeu uma parte do brasileiro para a Warner, alguns campeonatos regionais para Record e SBT, Libertadores para os canais Disney e SBT, Copa América, Liga dos Campeões e vários jogos da seleção e Copa do Mundo. E na minha avaliação de torcedor e telespectador, isso só tem feito bem para todos.
É muito difícil no Brasil acreditar nos “homens” quando se juntam com a “desculpa de moralizar”. Geralmente terminará em formação de quadrilha. Mas já mais perderei a esperança de um país melhor. Um dia…
Falaram tanto na virada de mesa em prol do Fluminense que eu acho o maior absurdo se favorecerem o Vasco, Botafogo e o Falido! É jogar por terra o que restava em dignidade nesse mar de lamas. Sou totalmente contrário.
Outro golpe? Quando nos Brasileiros vamos aprender a não aceitar estás tramóias? Será que os clubes que não serão beneficiados ficarão calados ? Acorda Brasil