Maria Rita e outros grandes artistas no Projeto Matriz em Conceição do Mato Dentro no feriadão

Semana que vem tem uma das melhores atrações culturais do interior de Minas, e agradeço ao Pedro Guimarães Lima que enviou as informações em primeira mão:

* “Conceição do Mato Dentro celebra 26 anos de Projeto Matriz”

A cidade de Conceição do Mato Dentro vai receber nos dias 4, 5, e 6 de setembro a 26ª edição do Projeto Matriz. Aprovado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e como o Patrocínio da Petrobrás, o evento acontecerá no largo da Igreja do Rosário. O evento acontecerá no Largo da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e reunirá atrações circenses, teatro, música popular, música erudita.  Nesse ano, o festival terá como atrações principais a cantora Maria Rita, George Israel, Leoni e Banda e o Quarteto Cobra Coral.

A abertura do evento será na sexta, dia 4, às 19 horas na Fundação Casa de Cultura, com a abertura da “Exposição. Paulo Virgílio”.  Às 21 horas o Largo do Rosário receberá o show do Quarteto Cobra Coral, formado pelos músicos mineiros Flávio Henrique, Pedro Morais, Kadu Vianna e Mariana Nunes. Para fechar a primeira noite de festividades, Leoni, George Israel e banda prometem levantar a praça com um show de repertório “mortal”.

No sábado, a noite começa com o show de Beto Lopes, Gabriel Grossi e Bárbara Barcellos. E fecha recebendo outro grande nome da MPB. Está marcado para começar às 23 horas o show “Coração a Batucar” da cantora Maria Rita. No domingo, último dia da 26ª edição do Projeto Matriz, as atividades começarão na Igreja do Rosário com o Duo Harpa e Flauta às 11 horas da manhã, passando por intervenções recreativas na Praça e outros shows.

João Bosco Costa Lima, idealizador e realizador do evento, diz que a idéia de promover o Projeto Matriz surgiu de uma conversa com Maria Betânia Guimarães, sua esposa e também idealizadora do evento, no final dos anos 80. “Falávamos sobre a letargia cultural que Conceição vivia. A partir dessa conversa, resolvemos que nós realizaríamos um projeto cultural que devolvesse as nossas tradições de arte e cultura. Então criamos o Projeto Matriz, que leva a arte para a praça de forma gratuita”, expõe.

Na visão de Betânia, a prova de que a iniciativa atingiu o seu objetivo é o fato de ter despertado na população de Conceição o interesse pelas artes. “Pra mim, a sua notoriedade se fez por ter servido de incentivo a tantos talentos, e de surgimento de outros projetos culturais”, comemora.

Um evento com tantos anos tem a capacidade de proporcionar muitos momentos inesquecíveis, mas para João Bosco um deles ocupa um lugar especial. “Em 1998 houve um momento muito peculiar, quando juntamos no palco do Projeto Matriz, dois artistas da maior grandeza, que se admiram mutuamente e que se conheceram em Conceição; Paulinho da Viola e Hermeto Pascoal”, conta ele.

A pequena cidade mineira é conhecida por seus casarios históricos e seus inúmeros atrativos naturais, como a belíssima Cachoeira do Tabuleiro.E nesse final de semana cederá espaço para as mais diversas expressões artísticas, que aliadas à culinária local promete ser uma boa pedida para o feriado de 7 setembro.

Mais informações com o Pedro Guimarães Lima – pedro13.glima@gmail.com /mlproducoes@terra.com.br

One Response

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *