Violência no futebol: para o que não tem remédio, remediado está!

Com frequência cada vez maior, após cada rodada do campeonato brasileiro, guerras entre gangs organizadas dividem o noticiário esportivo com destaque até maior nas manchetes, principalmente quando há mortes, também nada incomuns em todos os confrontos desse tipo. Esta semana, marginais travestidos de santistas e palmeirenses. Menos mal que foi longe do Pacaembu, local do jogo, mas na rodovia que liga a capital paulista a Santos, levando risco à integridade física de cidadãos que nada tinham a ver com essa selvageria que insiste em envolver a maior paixão popular brasileira.

Quando presos, estes marginais se fazem de bons samaritanos, juram inocência, alegam que foram perseguidos, acusam a polícia de ter sido truculenta com eles e que são vítimas de injustiças. A maioria tenta esconder o rosto das câmeras, mas não por vergonha do que fizeram, mas para não mostrar que são contumazes neste tipo de crime.

CORPO

O emaranhado das milhares de leis do país, envolvendo códigos penais, civis e a Constituição Federal, facilita a defesa deles, que muitas vezes contam com o apoio camuflado ou explícito de dirigentes de clubes, autoridades policiais, judiciárias – com fins políticos -, já que no frigir dos ovos tudo deságua no interesse político-partidário, que resulta na impunidade e na desesperança de alguma solução definitiva para o problema. Na mesma proporção que promotores de justiça, delegados de polícia, policiais militares de todas as patentes se candidatam a cargos eletivos ou comissionados, usando a notoriedade que a cobertura hollywoodiana da imprensa gera com essas imagens e textos rodrigueanos.

E antes que a senhora e o senhor digam que estou sendo corporativista, deixando de citar meus colegas da imprensa, emendo que este circo tenebroso atende à ganância pela audiência e pela venda de exemplares, que resultam em mais publicidade, razão de ser das empresas de comunicação como negócio que são, e não instituições filantrópicas. Tudo isso porque o perfil da sociedade que gera audiência é assim como um todo. Notícia ruim vende mais; tragédias rendem audiência. Quando há choro então, uma maravilha! Contido, compulsivo ou desesperado, tanto faz. Claro que você percebe quando a câmera da TV de plantão começa a se aproximar dos olhos da vítima, de um parente ou mesmo do vilão: é porque uma lágrima está para cair a qualquer momento. Imagens como essas “bombam”, comovem e dão sequência ao circo.

Com as redes sociais, anônimos se tornam celebridades da noite para o dia, ao postar, muitas vezes, pancadarias, sangue e mortes. O caso das vítimas fatais da queda do viaduto da Avenida Pedro I, às vésperas da semifinal da Copa entre Brasil 1 x 7 Alemanha, é um bom e lamentável exemplo, não é!?

Imagens de corpos sob escombros ou despedaçados por bombas, degolas e qualquer que seja o meio, são pratos cheios para telespectadores e consumidores de tragédias no mundo todo. Neste aspecto, não dá para dizer que isso é característica de público de países atrasados cultural ou economicamente, já que no chamado “primeiro mundo” é do mesmo jeito.

E assim, essa violência no futebol vai continuar, principalmente em países como o nosso, onde o mundo da bola faz parte do cotidiano da maioria absoluta e as leis se contradizem para beneficiar a impunidade.

16 Responses

  1. Prezado Chico,Sou Atleticano e morando em São Paulo e depois no Rio, acompanho o Futbol Mineiro desde 1970.Já vi o Galo perder pro Flamengo em jogo anunciado pelos Flamenguista que seria em cima do Luizinho e relamente acontecia.Ele jogava bonito, mas, não sujava o calção!Não saia um palmo do chão.Como Clássico se ganha é nos detalhes, estou com medo de o Luxemburgo já ter observado a fragilidade do Jemerson nas divididas…..Não ganhou nem uma do Guerrero e não tem velocidade na recuperação!O Luxa pode mandar explorar o jogo em cima dele!E se o Carlos perder as Bolas do Jogo, aí, o Flamengo vai fazer o resultado.

    – Lavras

  2. Policia incompetente, a policia quer ganhar bem, quer ter milhares de beneficios como aposentadoria integral, pensao integral para mulher e filhas solteiras, comer de graça nas padarias e bares em troca de passar com a viatura na porta…

    Mas na hora de proteger a população dos vagabundos a policia faz corpo mole….

  3. Se na campanha eleitoral os (as) candidatos (as) pregam um discurso de ódio e mentira quer uma sociedade sem violência que tem muitos problemas ……

  4. Falta organizacao da policia.
    Dia de jogo no mineirao abre-se o mineirinho, entrega-se um soco ingles e um porrete para cada participante de organizada que queira participar. Somente um pode sair vivo. Como premio, ganha uma bala na testa.
    Rapidinho acabaremos com estas organizadas.

  5. Também acho que essa violência no futebol vai continuar, principalmente pelos interesses diversos envolvidos… Imprensa com interesse em vender notícia, polícia, clubes e torcedores com interesse na impunidade, judiciário com interesse em aparecer na TV ao invés de trabalhar e promover a justiça… Neste país da Lei de Gerson é assim mesmo, não devemos esperar mudanças…

  6. Aliás, neste país da Lei de Gerson nada melhor do que um presidente da República que dirige embriagado, sem habilitação, faz uso de substâncias proibidas e ainda bate em mulher para nos representar… Não que exista outro candidato melhor ou que esteja fazendo propaganda política, mas apenas continuando dentro do mesmo assunto, para ilustrar bem…

  7. Não acho que a culpa seja da polícia, se for buscar o currículo desses marginais envolvidos, a maioria já teve passagem na polícia, por envolvimento com essas gangues, que chamam de organizadas, ou por outra espécie de crime. O problema aqui nesse país é IMPUNIDADE, vale para esse bandidos, vale para a pior corja de todas a classe política.

  8. Mais uma vez ante seu comentário explicativo, elucidativo,aos modos e comportamentos da sociedade em curso; venho apor meu aval em tão acertadas afirmativas sobre os rumos que nosso povo caminha..Sem retoques, assino embaixo…Parabéns CHICO….

  9. Caro Chico, por falar em violência como ficaram os crimes praticados pela bandidagem azul:
    Fonte: http://www.espbr.com/noticias/foto-onibus-torcedores-gremio-apedrejado-no-mineirao
    Ônibus do Galo

    http://esporte.ig.com.br/futebol/torcida+do+cruzeiro+apedreja+onibus+do+atleticomg+perto+da+arena/n1238005467660.html

    ÔNIBUS DOS TORCEDORES DO GALO:
    Fonte: http://www.espbr.com/noticias/cruzeirenses-apedrejam-onibus-torcedores-galo

    Fontes: http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/09/onibus-do-botafogo-e-apedrejado-na-chegada-do-time-ao-mineirao.html

    Fonte: http://globoesporte.globo.com/mg/futebol/campeonato-mineiro/noticia/2013/05/torcedores-do-cruzeiro-arremessam-objetos-na-torcida-do-atletico-mg.html

    (Ceflan).

    http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/cruzeiro/2013/10/10/noticia_cruzeiro,265462/briga-entre-torcidas-organizadas-do-cruzeiro-deixa-homem-ferido-na-pampulha.shtml

    EJA O VÍDEO DA BOMBA LANÇADA PELA BANDIDAGEM AZUL NA MASSA ATLETICANA

    http://www.otempo.com.br/super-noticia/kalil-avisa-que-vai-denunciar-o-cruzeiro-por-confus%C3%B5es-no-independ%C3%AAncia-1.728479

    http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2013/08/02/interna_gerais,430498/torcedores-do-atletico-sao-baleados-em-onibus-e-um-deles-morre.shtml

    http://cbn.globoradio.globo.com/editorias/esportes/2014/09/21/QUATRO-TORCEDORES-DO-ATLETICO-MG-SAO-BALEADOS-EM-BH-ANTES-DE-CLASSICO.htm

    http://www.hojeemdia.com.br/esportes/cruzeiro/torcedores-brig-es-voltam-a-ignorar-punic-o-no-mineir-o-1.182242

    PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR!
    http://www.hojeemdia.com.br/esportes/cruzeiro/torcedores-brig-es-voltam-a-ignorar-punic-o-no-mineir-o-1.182242

    ALÔ MP, PM E PF JÁ SE PASSARAM 10 ( DEZ ) MESES DAS BARBARIES COMETIDAS PELA BANDIDAGEM AZUL E QUASE DOIS MESES QUE 4 INOCENTES TORCEDORES ATLETICANOS FORAM COVARDEMENTE BALEADOS E ATÉ O MOMENTO NINGUÉM FOI:
    Procurado, encontrado, interrogado, julgado, condenado, processado e preso
    CONTINUAMOS NA ESPERANÇA DE QUE A LEI SEJA APLICADA E QUE A JUSTIÇA PREVALEÇA

    Cadê as autoridades de Minas Gerais: MP, PM, Polícia Civil, PF etc..???

  10. Os seis primeiros comentários publicados diagnosticam o problema corretamente. Ou seja, a população sabe qual é o problema. Não há país com pessoas melhores ou piores. Há malandro, preguiçoso, e incompetente em todo lugar. O que preocupa no Brasil é realmente a impunidade e a falta de investimento em educação.

    Na Inglaterra, uma deputada que declarou de maneira muito “engenhosa” sua declaração do imposto de renda, teve todos os detalhes de seu reembolso de despesas parlamentares publicados, inclusive o fato de que o marido adicionou o canal pornô à conta de TV a Cabo da residência (e ela pediu reembolso!). Foi eleita na próxima eleição? (Não!)

    No Brasil, há indivíduos condenados, após ampla oportunidade de defesa, e a população ainda vota no sujeito (link). O caso do Jader Barbalho é de lascar: devia haver um jeito de enviar cada eleitor direto da urna para uma aula de educação social!

    É só investir em educação, e 15 anos depois qualquer país muda de maneira fantástica. Vide Japão, Coréia do Sul, e até mesmo Cuba (e olha que o país exporta gente qualificada como o Brasil exporta café!).

  11. Paulo Afonso vc tem provas que o candidato fez isso ai??
    Eu tenho provas e inclusive os ladroes amigos da candidata foram julgados e condenados por roubarem os cofres da nação….

  12. Rapidinhas

    _E não é que a bandeirinha linda continua na geladeira até hoje, para agradar o time azul “amiguinho da CBF”:

    https://esportes.yahoo.com/blogs/jorge-nicola/cbf-mantem-bandeirinha-mais-bonita-do-brasil-afastada-172453341.html

    _O Bahia iria enfrentar o Galo hoje sem torcida, mas conseguiu efeito suspensivo.

    _Por acaso Alisson e Lucas Silva já estouraram idade e não podem ser convocados pelo Alexandre Gallo, a exemplo de Eduardo e Carlos?

  13. perdeu ele a vida. a família dele perdeu a paz. e nós que estamos vivos perdemos a honra por não fazermos nada pela paz. botar culpa só nas autoridades é omissão. enquanto cada um não fizer sua parte, vamos permanecer nesse jogo de empurra empurra, que só provoca inércia. que eu, atleticano, não ofenda um cruzeirense ou flamenguista só porque ele pensa diferente de mim.em nome da paz. é a nossa incapacidade de tolerar o que nos é diferente que impede que evoluamos.

  14. lucas silva nao precisa mais de seleçao sub 20 ja e titular da principal com uma perna so o dunga ja sabe por isso nem precisa fazer teste agora na hora certa vai chamalo e alisso ta vindo de contusao

  15. Todos sabemos que um dos grandes problemas do nosso Brasil é a impunidade, e se não aprendermos à votar e colocarmos “lá” os mais competentes para nos representar, vai continuar como está, infelizmente!

    – Enquanto nossas supostas “autoridades” não investirem pesado na educação, tudo se manterá da mesma forma, e afirmar que a culpa é da polícia é não conhecer as leis que literalmente “beneficiam” os marginais, que são bem são defendidos por advogados plantonistas de porta de cadeia, de olho em seu quinhão!

    – Endosso as palavras do Paulo, Alisson Sol e José Júnior…

    – Mas na atual campanha presidencial, o que temos observado é que os candidatos preferem apontar defeitos e falhas individuais e nos partidos, e “esquecem” de comentar sobre as soluções que poderiam levar nosso país à um patamar respeitável em todos os sentidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *