Senhoras e senhores,
Vejam dois e-mail que recebi de atleticanos, em função da minha coluna de quinta-feira no jornal O Tempo, e as respostas que enviei a eles!
Primeiro o senhor Valter de Paula Moreira
* “Chico Maia,
Levei um basta susto quando na cronica sua
de hoje no Jornal O tempo você fala MEU CRUZEIRO.
Voçe virou a casaca?Só conheco 1 atleticano que
virou a casaca: O Alexandre Minardi do atletismo do Cruzeiro.
Será que você e o segundo?
Saudações Atleticanas
Meu retorno a ele:
Valter,
leia de novo lá.
Ou melhor, vou repetir um trecho da coluna aqui pra ver se você entende agora:
* Bem, mas… “O time do Força Jovem vai bem, mas não pode baixar a guarda, senão a gente apanha a fruta. Um grande abraço aos meus amigos deste mundo atleticano, João Duarte.” Como notaram, a coluna, até aqui, estava cercada de aspas, porque o texto é de um cruzeirense, o fraterno amigo João Chiabi Duarte, que, se não fosse brilhante engenheiro da Arcelor Mital, seria ótimo jornalista.
Entendeu agora?
Saudações ALVINEGRAS!
Chico Maia
—————————————
Este é do senhor José Roberto Rezende Dutra:
* “Chico, boa tarde!
Toda vida soube que voce era atléticano, em sua coluna hoje lí ” meu cruzeiro ” – Virou de lado?
Jose Roberto Rezende Dutra
Supervisor Vendas Melaco Em Po”
Meu retorno:
Olá José Roberto,
leia de novo lá.
Ou melhor, vou repetir um trecho da coluna aqui pra ver se você entende agora:
* Bem, mas… “O time do ‘Força Jovem’ vai bem, mas não pode baixar a guarda, senão… a gente apanha a fruta. Um grande abraço aos meus amigos deste mundo atleticano, João Duarte.” Como notaram, a coluna, até aqui, estava cercada de aspas, porque o texto é de um cruzeirense, o fraterno amigo João Chiabi Duarte, que, se não fosse brilhante engenheiro da Arcelor Mital, seria ótimo jornalista.
Entendeu agora?
Saudações ALVINEGRAS!
Chico Maia
——————————————
Dureza, né gente!?
Arte do blog do Vitor Sergio – Esporte Interativo
Desse jeito vou começar a desenhar pra ver se as pessoas entendam.
27 Responses
Infelizmente a baixa capacidade de compreender textos, por mais simples que sejam, é um mal que atinge grande parte da população brasileira!
Chico,
Isso só vem reforçar o fato de que, grande partes dos Brasileiros não sabem interpretar o que leem.
Ai, gera casos como estes que você descreveu e outros piores que não podemos nem mencionar.
Que dureza! Aliás não sei como vc nos suporta…
04/12/11 Eterno…
Chico,
Há muito leio suas colunas e, pasme o amigo, eu nunca soube que o nobre torce para o nosso Clube Atlético Mineiro, uai!
Em sua couluna de quinta feira, eu soube que nosso Chico faz parte do “Nós somos do Clube Atlético Mineiro.
Isto nos une mais ainda, mesmo que distantes, Somos, sim!
@cabrito2606
Na minha opinião, não acho que seja má interpretação de texto. É que na verdade, algumas pessoas usam mais a rivalidade do que propriamente o raciocínio. Aí acabam ficando “cegos” e só depois vão perceber a mancada que deram.
Tá certíssimo o Carlos Henrique da Mata. O grande problema é que a língua portuguesa é muito complexa e as pessoas não são treinadas, na escola, a interpretar o que está escrito. A coisa piora mesmo é quando a gente tenta ler algum documento, com a linguagem em “advogadês”. Tem hora que não dá pra saber se está a favor ou contra…
Isso é preguiça, os caras leem metade do texto e tiram conclusões precipitadas.
Chico-vira-casa,essa é boa! Leram mas não entenderam.Isso acontece,principalmente no futebol onde a paixão fala mais alto,e transforma gente inteligente em galo de briga.
E vamos em frente com o chá com torradas…Salve,Chico,Clayton,Dudu Galomaio.E demais aficionados do esporte bretão.
Chamar Atleticano de cruzeirense é pecado mortal!! kkkk
Atleticano é assim mesmo age sempre pela emoçao , pelo embalo , nao ve nada direito
O BRASIL em um todo é um PAIS semi-analfabeto…CHICO: Uma sugestão para os amigos do blog em geral..Assistam aos domingos de: 19:45 ás 20:30 Hs. na REDE TV!; o programa “O ULTIMO PASSAGEIRO”‘, e verás como os jovens brasileiro(entre 16 e 19 anos)inclusive os mestres(Professôres e Professôras) não tem conhecimento algum sôbre todas as matérias escolares..GEOGRAFIA E HISTÓRIA então; chega a ser hilárico.É um programa educativo(gincana) de perguntas e respostas no modo (múltipla escôlha, 3 supostas respostas, onde uma é certa e duas erradas); e mesmo assim ainda erram grotescamente, como aconteceu no último domingo, quando o aluno não sabia a resposta da pergunta formulada;e o apresentador do programa perguntou para a professôra e ela também não sabia….Vergonha geral..
Hehehehe normal Chico, aqui no blog tem vários que lêem e nao entendem tb… Voce é maçom? De que casa??
*loja
E se o Chico quiser ser torcedor de um time bem mais vencedor e muito melhor do que o que ele está acostumado, será bem vindo ao Maior de Minas: Cruzeiro Esporte Clube. É uma honra vê-lo largar a nhaca que vc tinha que torcer e abraçar o manto azul. Vc será muito mais feliz!
A midia mineira hj esta abarrotada de cruzeirense…Nos programas da hora do almoco todos apresentadores pendem pro Ypiranga:Leopolodo/Pericles,Ricardo Feller,Orlando Augusto,Marcos Leandro…Dos narradores da Globo,idem:Marcos Leandro,Jaime Jr e Rogerio Correa…Ate na propria Itatiaia eles ja dominam:Joao Vitor,Cadu Done,Junior Brasil,Samuel Venancio,Thiago Reis(isso mesmo),Domingos Savio Baiao,Arthur Morais,Alberto Rodrigues…Se nao bastasse isso, o fator dos ypiranguistas n aceitarem que o Galo sempre foi o maior time de Minas,hegemonico, eles acham que nao pode haver jornalistas alvinegros, ai pressionam aqueles que sao atleticanos.Muitos destes, que pelo menos sao declarados,ao contrario da midia azul, acabam cedendo as pressoes, como verdadeiros arregoes,como se fosse um crime torcer pro Galo, como se nao houvesse torcedores cruzeirenses na imprensa…Depois do jogo do Galo x Ypiranga do primeiro turno ano passado, tive uma grande decepcao com um grande jornalista atleticano, que se afastou da essencia da sua profissao de jornalista para escrever como torcedor, e o mais ironico, como torcedor do cruzeiro…Isso porque falar que o carrinho do Montillo no Guilherme nao foi falta, e muita falta de imparcialidade.
Analfabetismo funcional. É o nome desta praga. E com a Internet ajudando, só vai piorar.
Acho que eles estavam te gozando Chico. kkkkkk
Com novos horários na programação da REDE TV!, “”O ÚLTIMO PASSAGEIRO”” agora é ás 19:00 Hs (DOMINGO)….Não percam,; é de “morrer” de rir e ao mesmo tempo tristeza com o ensino médio e fundamental precaríssimo que ora se instalou no PAÍS…
Pior que interpretação de texto é a concordância e a ortografia dessa gente. É o sujo falando “dos mau lavadu” .
O pior é que existem muitos comentaristas que mal sabem escrever. Vejam o site jogada de Classe, por exemplo. Os textos do Orlando matam a língua portuguesa.
Repetindo a correção que não foi publicada:Chico-vira-casaca…
Vinícios, seu comentário faz sentido.
A imprensa está cheia de TORCEDORES do Cruzeirin.
Todos os programas esportivos tem a maioria azul.
Thiago reis, o mesmo que foi visto pulando e saltitando após o gol do dagoberto (marquito do programa do ratinho) contra o Galo joga na pelada só de cruzeirenses an sede campestre!
As imagens do programa alterosa esportes (vacilou é gol contra) mostrou o repórter Samuel Venâncio de bermuda e chinelo nio meio de torcedores acompanhando o treino do cruzeirin!
Não podemos esquecer da entrevista de dadá concedida ao site UOL:Antigamente, a torcida do Cruzeiro me odiava, andava na rua e me xingavam de tudo. Um dia, estava com o meu filho andando, um torcedor me xingou e eu fiquei quieto. Meu filho se revoltou e perguntou se eu não ia fazer nada. Falei para ele que ia conquistar a torcida do Cruzeiro. Um dia no programa, perguntaram quem era o melhor goleiro do Brasil e eu respondi que era o Fábio e que ele tinha de ser titular da seleção brasileira. Depois disso, a torcida do Cruzeiro passou a me respeitar, na rua me param e falam que gostam de mim. As mulheres cruzeirenses me beijam, abraçam, tudo mudou. Então, estou vivendo um momento que nunca esperei. Sou amado por grande parte da torcida do Atlético, odiado por alguns e também amado por torcedores do maior rival, é muita felicidade.
Dadá: Eu não tenho poderes no Atlético, não tenho amizade, na verdade, sou muito mais amigo do Perrella (Zezé, presidente do Cruzeiro) do que de dirigentes dentro do Atlético.
Entrevista na íntegra:
http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2011/08/05/dada-maravilha-vira-alvo-de-atleticanos-por-criticar-fase-ruim-do-clube-em-programa-de-tv.htm
Corrigindo o quase sempre equivocado Thiago: “Chico, se você quiser largar um time que não está ganhando títulos expressivos por outro QUE TAMBÉM NÃO GANHA NADA DE IMPORTANTE, será bem vindo na Enseada das Garças (embora todos saibam que tú jamais cometeria uma sandices dessas).
Saudações!
Chico é galo doido. Foi o primeiro acessor de imprensa de clube do Brasil e esse clube é o pioneiro da questão, o Galão da massa!!!
Vinícius, você está muito equivocado.
Para começar: Marcos Leandro cruzeirense? Tenho um primo que trabalha na TV Minas e ele disse que o Marcos é atleticano.
Orlando cruzeirense? Você acredita nisso? As reações dele não comprovam o que ele diz.
oi chico maia o galo sem LUAM esta sem raça sem alma. Errar todod rerram, tem muito grnte pior que lua jogando no galo, pode ser ele temperamental desobediente, mas esta virando persseguição; a torcida ama o LUAM tem muita inveja nisto tudo, tem que acalma lo ,pois éle é alma do galotem que dar muitas chance logico não aguenta 90 mts mais 20 ou 30 vale mais que Ze welison RICARDO., ELIAS ele e ELIAS nathan e fabio santos juntos este tcnico pode cair por causa do luan. AH enfiar a mão no bolso do casares econcentração antecipada para ele e ELIAS
ah, saudades de você garcia la de barbacena, calazam eu sou gringo proprietario do gringos bar que fui mora nos estados unidos por mais de 30 anos onde crei minha familia. O gringos bar era emfrente ao jk na timbiras, lurdes