Vitórias que merecem reflexões aprofundadas

Esse jogo é pra fazer todos os atleticanos raciocinarem, principalmente a diretoria, comissão técnica e aqueles torcedores que só vêm virtudes, quando o time vence.

Quem pensa em vôos mais altos não pode passar aperto como o Galo passou contra o Nacional.

atletico-mg_futura_pedrovilelaFoto: Globo.com

O ataque está mostrando virtudes, porém o sistema defensivo continua deixando a desejar.

O segundo gol do Nacional fez lembrar os 6 x 1 do Cruzeiro ano passado. Richarlyson deixou uma avenida aberta na esquerda, o goleiro Renan Ribeiro deve ter perdido a voz, porque não gritou com o zagueiro Rafael Marques que havia um adversário bufando em seu cancote para fazer o gol.

O primeiro gol, foi pênalti do Marcos Rocha sim, que empatou, num belo gol, mas que precisa ser melhor orientado quanto ao seu posicionamento e aonde pode melhorar. Tem crescido de produção, mas está sempre com o semblante triste, dando a impressão que não está feliz.

Trata-se de um bom profissional, bom filho, família bem estruturada e só tem a comemorar as conquistas que vem obtendo na carreira. Triste porque?

Até na comemoração do gol!

Que se inspire em craques como Messi ou Neymar, que vibram e demonstram prazer na profissão até em peladas!

Para mim, quem fez diferença nessa goleada foram o Guilherme, aceso e com vontade; André, ligado o tempo todo, e Berola, sempre aguerrido.

Não dá para entender o toque de bola depois que o time fez 4 x 2. Para demonstrar respeito à torcida e ao adversário, tinha que continuar em busca de mais gols.

E, como o circo não pode parar, ouço e leio depois do jogo, exaltação exagerada ao fato do time igualar o “grande feito” de 1995, quando venceu seis jogos consecutivos.

Ganhou de quem mesmo?

Em Teófilo Otoni o América fez bonito e os detalhes da partida estão no portal do jornal o Tempo:

AFC

FORÇA DO GRUPO

Coelho espanta dúvidas sobre a qualidade do time e se mantém na briga pelo título

O América teve um início de Campeonato Mineiro muito bom. Foram quatro triunfos em quatro jogos, com 100% de aproveitamento e a liderança da competição. Na quinta rodada, quando enfrentou o Atlético, o alviverde acabou derrotado por 2 a 1 e viu sua sequência de vitórias interrompida.

Antes que surgissem comentários sobre a qualidade do time , caso perdesse o segundo jogo seguido, o Coelho deu uma resposta dentro de campo, ao vencer o xará de Teófilo Otoni, fora de casa. Com a vitória, o time se manteve na briga pelas primeiras posições e, consequentemente, permanece firme na luta pelo título do Estadual.

O técnico Givanildo Oliveira destaca a importância da vitória para a sequência do trabalho à frente do clube.

“Quando você perde mais de um jogo, aí falam que você não presta. Essa vitória foi importante para interromper isso. Se você perde dois jogos seguidos numa competição, depois de ganhar quatro, é difícil. Começam a questionar determinados jogadores e o esquema tático’, declarou o treinador.

Com o triunfo, o time alviverde dorme na vice-liderança do Estadual. A posição da equipe vai depender do resultado do Cruzeiro, que enfrenta o Villa Nova, neste domingo, na Arena do Jacaré. 

* http://www.otempo.com.br/esportes/ultimas/?IdNoticia=54769,ESP&utm_medium=twitter&utm_source=twitterfeed

41 Responses

  1. Chico,

    Credito essa dificuldade no jogo de hoje ao “teste” que o Cuca fez, deixando o Mancini no banco e colocando o Carlos César de meia atacante. Carlos César no máximo é um bom lateral direito e tem que brigar com o Marcos Rocha pela posição. Com o Carlos César de meia atacante comprometeu o time inteiro, a bola não chegava direito no André e Guilherme, criava problemas na marcação no meio de ampo e consequentemente estourava na defesa. Espero que com a experiência de hoje o Cuca não resolva inventar mais Carlos César como meia a tacante.

  2. que partida do felipe soutto, pra esquecer. ainda bem que o pierre volta na proxima rodada. isso serve pras viuvas do f soutto, jogador meia boca que a torcida idolatra por ser da base. vi um comentario criticando a contratacao do leandrol donizete.

  3. O Cuca sempre gosta de inventar, contra times como o Nacional tudo bem, mas nas fases mais importantes da Copa do Brasil, e no brasileirão, se inventar vai perder.

  4. quero o meu cruzeiro na quarta posicao para pegar um time mais fraco nas semifinais,eta timinho ruim,6lembramdo ultimo resultado?

  5. concordo em partes com oq vc falou, mas tem coisa ai q nao da pra aceitar.
    o america é um timeco, o atletico sim esta evoluindo com essas vitorias e negocio de teste com um time grande é consequencia de vitorias q o time vai conseguindo ao longo do campeonato q propociona um entrosamento melhorando ainda mais o time.

  6. Chico;
    A Cúpula, se é que é essa mesma a nomenclatura do grupo de pessoas que são gestores do nossso Clube Atlético Mineiro; precisam mais do nunca, repensarem a maneira de se fazer futebol.
    O atual elenco não vai ser capaz de chegar entre os 10 primeiro colocados do Campeonato Brasileiro.
    Faltam na minha opinião 7 reposições: 1 goleiro, 1 volante q além de marcar sai para o jogo(só o L. Donizete não é suficiente); 2 meia atacantes q finalizem bem; e, 1 Lateral Esq(ricky não consegue se firmar), 1 zagueiro-zagueiro(Negro Escuro); e, 1 da base mais qualificado(bernard e filipe souto são feijão c/ arroz).

    P.S. Pq a cúpula não se esforça no Goleiro Diego Alves como prioridade máxima, mesmo q para isso se pague por empréstimo um valor acima do normal – o CAM precisa de um goleiro fixo q fique no mínimo 5 anos no time.

  7. Acho que o Marcos Rocha não está triste,ele deve ter sentido muito o pênalti cometido,e quando fez o gol,sentiu que apenas corrigiu um erro.

    Por que semana passada,quando fez gol contra o América,ele comemorou como se fosse final de copa do mundo.Isso inclusive irritou muitos americanos.

  8. Eu não gostei da partida do Guilherme.

    E tb não entendi colocar Mancini em campo com um Danilinho e Berola no banco.

    E esse Leandro Donizete vem sendo regular, bom jogador

  9. Como já era de se esperar essa do Carlos Cesar deu no que deu: Merda.
    Já chega de falar sobre goleiro. Já acostumamos jogar sem goleiro! Estamos com 10 jogadores em campo. É como aquelas peladas de antigamente: O último pega com a mão!
    A entrada do Carlos Cesar desarrumou o time todo. Me adimira um treinador experiente como o Cuca se esquecer de uma fórmula que já deu errado. Carlos Cesar foi um fracasso no 6 x 1. Pra que repetir a dose. Carlos Cesar é um bom lateral mas como meia…
    O Marcos Rocha foi horrível como lateral. Estabanado. Prefiro o Carlos Cesar. Acho que o ideal seria que o Danilinho tivesse mais oportunidades de jogo para pegar rítimo.
    O Botafogo empatou com o poderoso bangu e sabe o que eu diria se fosse botafoguense: Abre o ôlho porque no brasileiro não vai ter a moleza do Bangu. Todos os grandes estão tropeçando nos regionais e pode-se fazer um “cut and paste”com os comentários dos blogueiros de cada estado.
    Os clubes estão mais ou menos num mesmo barco.
    O santos perdeu e Corinthians empatou com atuações terriveis.
    Gosto do tom de cobrança que o Chico Maia está colocando no blog mas tem de se ter muito cuidado para não matarmos o doente com excesso de veneno!
    Sugestão: Fazer uma faixa: 6 x 1, não esquecemos! e coloca-la ao lado da “Vergonha na cara!

  10. Chico concordo plenamente. Quando ouvia na Itatiaia o Atlético passando aperto contra o Nacional, pensei: Depois de 5 vitórias, seria a primeira derrota para o time de Nova Serrana? Até que empatou e virou. Mas a torcida atleticana tem que ver que não é só criticando o time que ele vai embalar. Pra isso precisa do apoio da massa atleticana, esquecer se o outro time está ganhando ou não. Desde a 1ª partida que a torcida só pega no pé. Não estou dizendo que não tem que criticar, pelo contrário tem que cobrar sim. Mas tem que apoiar também. O Cuca realmente inventou colocando o Carlos César no meio, sendo que ele é lateral. O Richarlyson é volante, não lateral esquerdo. Se não tem alguém ali, utilizem jogadores da base. Não joga tanto pra ocupar o setor. Mas enfim, o Galo tem a evoluir sim, mas pra isso precisa do apoio dos torcedores.

  11. Chico, a matéria do América so omitiu o placar da partida.
    Pô? Assim fica difícil.

    No mais, um abraço e aqui em Fairview, Nova Jérsei, só tem atleticano!

  12. chico maia bom dia. estou totalmente perdido. comprei o pacote da skay com o pfc para assistir jogos do galo e o campeonato brasileiro. mas ontem eles nao passaram o jogo do galo e nacional de nova serrana.agente liga e nao tem ninguem para explicar.me ajuda eu resolver essa parada. pois nao sei aquem recorer. fiquei quase tempo todo do jogo do galo tentando falar com alguem da skay e nao conseguir. um abraço e fique com deus.

    – cel fabriciano mg.

  13. Estava aqui ouvindo o jogo do Galo x Nacional pela tal “radio de Minas”. Quanta pretensão dessas ” malas sem alças “…é duro! Pior até mesmo que o próprio jogo, ´que era uma pelada. E o tal do Metralhadora pede Márcio Mexirica para o lugar de Guilherme!! E depois o mesmo comentarista o elege o melhor em campo.Pelo amor de Deus …ô cara nojento e chato…muito difícil! E o pior, é que ele se acha!!!!
    Com essa, o saudoso Osvaldo Faria deve ter revirado no túmulo.
    Que falta ele faz. Ele ..Jairo Anatólio Lima…
    Ô falta de opção nessas rádios de BH, Cruz credo!
    Voltem Luiz Carlos Alves, Flavio Anselmo…por favor.

  14. Que lucidez Chico. Parabéns pela sua análise, concordo em gênero, número e grau. Bater cachorro morto não faz mais do que a obrigação. Esse time é fraco para a Copa do Brasil e principalmente para o campeonato brasileiro. Sem goleiro não vamos chegar a lugar algum.

  15. Concordo com você, o segundo gol do nacional foi ridículo, coisa de amador, mas prefiro ressaltar o lado positivo, o André e o Guilherme demonstrando que esse ano vão recuperar a confiança da torcida. O meio do Galo sem Pierre perde muito e também não gosto de invenções, mas devo lembrar que já vi partidas horríveis do time de Reinaldo, Cerezo, Izidoro, Luizinho, Eder, João Leite. O pior jogo do Galo ainda foi contra o mequinha, aquele jogo o time jogou muito mal, errando gols ridículos e acho que o mau posicionamento do Mancine naquele jogo, foi o responsável pela sua ida para o banco.

  16. Perfeito seu comentário Chico; se você recordar, tenho dito isso aqui faz vários anos; este é um dos problemas do Atlético, porque não ganha nada; a torcida , principalmente a de BH contenta-se com muito pouco e exalta times medianos, como se fossem grandes times. A torcida precisa cobrar times melhores da Diretoria; o Atlético precisa mudar seu critério nas contratações; vejam o s exemplos de D.Carvalho, Diego Souza, Dudu Cearense,Danilinho, Guilherme, etc…eles voltam ao País, fora do rítimo do futebol brasileiro e demoram a entrar em forma…No país existem grandes promessas no interior, precisa ter melhores olheiros, inclusive nas categorias de base.
    Neste time atual, ainda faltam: um goleiro(pelo menos até o atual pegar experiencia), um médio -volante marcador(ontem o Pierre fez muita falta), um meia-armador e mais um atacante de bom nível. E talvez ainda mais um lateral-esquerdo….vejam que continuam faltando as 3 ou 4 peças que temos pedido há uns 5 anos….
    Com o time atual, não passa da terceira fase da Copa do Brasil…o time ainda é muito frágil no sistema defensivo…Porque não se inspira, por exemplo no Coríntians, que tem um time bom , e tem jogado bem, dificil de ser batido. O Palmeiras e Vasco idem

  17. …”aqueles torcedores que só vêm virtudes, quando o time vence.” e que fique bem claro, poucos torcedores né, porque a maioria da torcida ainda está demonstrando sua insatisfação com esse elenco, prova disso é o público do Atlético nesse mineiro, ontem mesmo 3.659 pagantes. Pra mim o Cuca está ficando igual o Dorival o ano passado, perdido…Dorival começou a inventar colocando Bernad na lateral direita, Felipe Souto na esquerda e o Cuca tá indo para o mesmo caminho, dois laterais direitos em campo, Marcos Rocha e Carlos César. No começo do ano sonhou com o meio de campo com Bernad, Escudeiro e Danilinho e vimos que na prática não deu certo até porque o Danilinho esta fora de forma, muito longe do Danilinho da primeira passagem, tá perdidinho, joga bem quando era o segundo atacante agora está jogando recuado no meio, me desculpa mas não tem capacidade pra isso não. Lamentavel também é a situação do Mancini, jogador experiente jogo muito bem no exterior na seleção, e volta para o Galo e não sabe nem qual posição atua…Entre perdas e ganhos podemos destacar já esse ano perdemos o Daniel Carvalho que podem falar mas era o melhor meio de campo que estava ai e ganhamos esse Leandro Donizete jogador com a cara do Galo muito bom…Abraços

  18. Chico, há anos acompanho o futebol e principalmente o Galo, desde o Minas esporte década de 80, e eu fico perplexo com a imprensa ( não que a culpa seja dela) ilude o torcedor, principalmente o mais fanático, depois do jogo do Galo contra o América, ouvi a analise do Lélio Gustavo, comentarista que assim como você respeito muito, e ele disse que o plantel do Galo está ótimo, fala sério o Atlético só ganhou e suado do mequinha devido injusta expulsão de um jogador deles, o time ainda é fraco, não aguenta um brasileirão jogando contra Santos, Inter, São Paulo, Fluminense, etc. É só observa a maioria dos jogos no fraco campeonato mineiro o Galo ganhou no segundo tempo onde os adversários semi amadores perdem na condição física, esse time não aguenta nem a copa do Brasil, precisa de um lateral esquerdo( Rick não da mais), um camisa 10 de verdade e um goleiro , como o Renan Ribeiro é inseguro e um atacante em nível de seleção brasileira, André é jogo de cena e Berola, da até dó.
    Abraço.

  19. Chico, ganhou de quem mesmo?! Esta pergunta é pertinente a q/q time do campeonato mineiro, excetuando galo e os azuis, pois o mequinha nem com reza brava deslancha, mesmo com todo empenho da imprensa mineira! O que falar de um time cuja torcida não enche nem um ônibus?!

  20. Caro Chico Maia,

    Apesar das 4 vitórias em 5 jogos disputados, acredito qeu o time americano não está apresentando um futebol convincente. Nosso problema continua sendo a cabeça dura dos técnico Givanildo. Já está mais que provado qeu a entrada de Kaio melhora e muito o time mas ele continua insistindo com a lerdeza do Luciano. Acho que o tempo dele(luciano) no Coelhão já se expirou ha muito tempo. Jopador sem tesão, desligado em campo. Outro que precisa de um banco urgentemente é o Leandro Ferreira, que se acha craque e invemta de dar dribles na frente do gol., além disso não marca ninguem sobrecarregando os outros jogadores.
    Patrick, China Kaio tem que ser tirulare urgentemente. Mineiro é pra laboratório. Temos qeu testar a base.. Chega desses jogadores que não acrescentam nada ao time.
    Abre o olho Givanildo. Só voce quem não está enxergando as deficiências dos que voce entede ser tirulares.

  21. “Marcos Rocha dá a impressão de estar triste. Triste porque?”

    Ora, ora. O Riquelme é conhecido como “o triste”, joga emburrado o tempo todo, cuspindo sem parar e não sorri nem se pegar a Larissa… Riquelme. E nem por isso deixa de jogar a bola que joga, embora já esteja na curva descendente.

    Eu acho que jogador tem é de jogar o jogo e bem, de cara triste ou fazendo dancinha pra galera.
    O resto é perfumaria.

  22. Essa rodada do campeonato mineiro só provou que os times das alterosas são pífios e vão brigar para não cair!!! Não temos grandes times no futebol brasileiro hoje, é verdade, mas os times de Minas estão muito atras dos demais grandes times do país, e tirando o clássico Atlético contra América, que só fez provar que os dois times são muito fracos, não se teve até agora uma prova de verdade para os times. No meio da semana o Cruzeiro venceu o time do Acre pela copa do Brasil, e pelo que me parece, enganou boa parte da torcida, que começou a acreditar mais no time!!! Se não me esqueço, há 2 anos o Atlético venceu um time do Acre também por um placar elevado e mesmo assim no final do ano corria contra o rebaixamento! Prova para os “grandes” times de Minas, será no brasileiro, mas do jeito que a barca anda, não vai ser lá muito agradável!!!

  23. Ao contrário do “Barcelona das Américas”, o maior de MG não é essa Brastemp toda, não! Urge reforços, posicionamento, força, disposição, vontade e muitos, muitos treinos… mesmo se esses fatores forem previamente corrigidos, torcerei para que ele e o time celeste “caiam” e frequentem a série B 2013, por questão de justiça ao Atlético-PR, e quiçá até ao Ceará!
    – Os torcedores inteligentes e imparciais de ambas equipes sabem muito bem os motivos desse desejo…

  24. fico aqui tentando entender: o campeonato é fraco, mas sempre foi. a fórmula pode ser melhorada, dando um pouco mais de emoção, como por ex. o do rio. agora, não adianta ficar repetindo isso o tempo todo. ganhou 6 de quem? normalmente o galo já teria tropeçado em pelo menos um jogo, aliás como já aconteceu com o cruzeiro. então, naõ deixa de ser uma competência a mais até o momento. o time vem demonstrando um crescimento gradual, com alguns jogadores se destacando. o atlético não é um clube rico para contratar muitos melhores do que estão aí. vejo o esforço muito grande na gestão atual em acertar. no mais, é devalorizar o que é nosso, o que está sendo feito.

  25. Ao Colega que perguntou porque a Sky não passou o jogo………….. O jogo passou pro Brasil inteiro pelo Sportv canal 39. Abraço. E espero que o Brasil não tenha dado risadas do elenco Atleticano.

  26. Concordo plenamente com o que Luiz escreveu sobre a tal Rádio de Minas. Caras que se acham mesmo, nojentos. Ainda bem que faz tempos que não escuto jogos lá.

  27. Chico,
    sua análise está correta. Não se pode iludir contra adversarios fracos. Mas, é consenso que o Campeonato Mineiro serve para “ajustar”o time. Sábado, o Cuca fez experiencia colocando o Carlos Cesar no meio. Ele foi mal. Fica mais que evidenciado a necessidade de reforços tbém para o meio campo(famoso camisa 10), além de um lateral esquerdo e principalmente goleiro.
    O Guilherme ainda não está bem . No ritmo que vai, o ano acaba sem apresentar o retorno do grande investimento feito ,e , o descredito da torcida aumenta ainda mais.
    sds atleticanas !!!

  28. o GALO tem a base mantida desde o ano passado, na minha opnião temos um bom time, mas para disputar títuloprecisamos de 3 ou até “4” jogadores , o galo tem um time superior do que o do cruzeiro isso é fato, é nítido que o galo de um ritmo de jogo superior .

    precisamos de :

    1 – goleiro (

    2- lateral esquerdo

    3- meio de campo
    ( camisa 10 )

    4- meio atacante

  29. Chico, poderia dar um aviso á imprensa e até alguns aqui:

    Se Atlético e Cruzeiro, que são clubes de massa, estão levando em média 2, 3 mil pagantes na maioria dos jogos, não vai ser o América que terá públicos impactantes.

    Muita má vontade com o América. Já detonam sem dó. O América possui sua qualificada torcida ( não financeiramente, e sim em ter personalidade em não ser maria vai com as outras) basicamente na região de BH. Logo, quando voltarmos à nossa casa, teremos públicos melhores.

    Estamos a 2 anos jogando fora de casa, como Atlético e Cruzeiro também, só que pela realidade do América, isso surte ainda pior, com mais dificuldade.

    Abraços.

  30. Chico,

    Me perdoe, mas este chavão já está enchendo o saco: “O campeonato mineiro não serve de parâmetro.” Então vamos fazer o quê, jogar com o madureira, olaria e afins para servir de parâmetro? No campeonato carioca, os grandes do Rio passam apertado também.. O mesmo se aplica ao campeonato paulista, gaúcho, paranaense, baiano, etc.

    Não entendo esta lógica. Quando o Cruzeiro e América ganham, “o time está evoluindo”.
    Já quando o Atlético ganha: “campeonato mineiro não serve de parâmetro.”

    O time do Galo apresenta falhas bizarras que, contra um time grande seriam imperdoáveis. Mas ao mesmo tempo começo a enxergar algumas virtudes como o Guilherme e o André já demonstrando alguma coisa. O Escudero e o L. Donizete estão sendo gratas surpresas.

    Um Lateral Esquerdo, um meia de ligação e um atacante de ofício (lembrando que o guilherme não é esse cara) são imprescindíveis prá se chegar a algum lugar.

    Ab´s

    Eduardo

  31. Que esse jogo contra o Nacional de Nova Serrana sirva de reflexão para o Atlético: o Galo não é o melhor de Minas e sim o ‘menos pior’. No jogo de defesa galista segue dando sopa pro azar, trazendo mais preocupação a uma torcida ainda atordoada pelas 6 bolachas que o seu time levou do rival…
    Já o jogo do Cruzeiro contra o Villa…o time de Nova Lima só não marcou uns três gols por azar, pois a defesa cruzeirense dá inveja até no Íbis de tão ruim que é. Caso mantenha essa defesa para o Brasileirão será segunda divisão mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *