O ponta esquerda do Atlético de 1976

O leitor Davi Martins, que mora em Parauapebas/PA, escreveu perguntando quem é o primeiro da direita, agachado,. nesta foto do Atlético, campeão mineiro de 1976.

CAM

Sei que, da esquerda para a direita, em pé, estão: Ortiz, Cerezzo, Modesto, Dionizio, Alves e Vantuir; agachados: Cafuringa, Danival, Reinaldo, Paulo Isidoro, e este eu não sei e peço ajuda a quem souber. Escreveram-me dizendo que é o Marinho, mas estou na dúvida. Ou seria o Marcinho?

—————————————-

Obrigado ao Guerra e ao Klang que responderam:

“È o Marcinho,
um jogador tipo o Berola, entrava sempre no segundo tempo, e incendiava o jogo, marcava uns gols salvadores.
Já gritei muito, nas arquibancadas, pedindo sua entrada, fazendo couro com a Massa.”

Guerra

—————

“Esse aí é o Marcinho.”

Klang

———————

Nem Marinho nem Marcinho.

O ponta em questão era  Paulo Moisés, que veio de Goiás para o futebol mineiro, segundo informam o Roberto Tibúrcio, Luiz César e o Ed, que inclusive indicou links para que nos livremos de mais dúvidas:

“Com certeza era o Paulo Moisés.

Ver:

http://www.rsssfbrasil.com/miscellaneous/matatl1976.htm

http://terceirotempo.bol.uol.com.br/quefimlevou_interna.php?id=3740&sessao=f

Ed”

———————–

Mas o Klang voltou para dizer que tem certeza que é o Marcinho.

Vejam aí, e a discussão continua:

“É o Marcinho. Vejam-no na foto:
http://sosumulas.blogspot.com/2008/05/cr-atltico-mineiro.html

ou em:
http://webgalo.comze.com/1976.php

O Paulo Moisés não disputou o campeonato mineiro, como podem ver em

http://www.rsssfbrasil.com/miscellaneous/matatl1976.htm

——————————

Dúvida desfeita: o jogador em questão é o Paulo Moisés.

Com a participação de outros comentaristas do blog, lembrei-me da fisionomia do Marcinho, que tinha a cara mais redonda.

Veja o que escreveram o Mauricio Souza, Adão Xavier e Marcio Luiz:

“Chico com certeza é o Paulo Moises, acontece que esta foto não é de fato a do time campeão, pois o Cafuringa está nela e ele não jogava naquele ano.

Mauricio Souza”

“Em 1976 o Paulo Moisés, jogador comum, tinha 26 anos. O Marcinho, recém lançado da base mais pelas infindas contusões do Rei do que pela qualidade técnica pois corria mais do que a bola, tinha cerca de 17 anos.

Agora reparem na cara do “bigodudo” em questão: tem cara de 17 ou de 26 anos???

Marcio Luiz”

“De fato, é o Paulo Moisés sim, quanto ele nao ter jogado a partida final do Campeonato, nao me lembro. Na época ganhei um poster deste belo time com esta formaçao onde todos os demais atletas sao estes e incluse o Paulo Moises. Nao acredito que a revista placar publicadora do poster tenha errado.
Um abraço Chico.

Adão Xavier”

39 Responses

  1. È o Marcinho,
    um jogador tipo o Berola, entrava sempre no segundo tempo, e incendiava o jogo, marcava uns gols salvadores.
    Já gritei muito, nas arquibancadas, pedindo sua entrada, fazendo couro com a Massa.

  2. Bom dia Chico!Se eu não estou enganado,esse ponta esquerda era o Pualo Moises,que veio (se não estou novamente enganado,do Villa Nova de Goiás.)Super abraço e depois falamos.

  3. Chico,
    Pela meu rádio SEMER, o douradão, ouvia, pela Inconfidência, o locutor cantar os nomes destes meus heróis atleticanos.
    Tempo que não permito ter saudades, pois, ainda carrego vivo em mim, cada jogada e cada pênalti batido pelo argentino, cada carregada de bola do Cerezo e a genialidade do Rei…Rei…Rei…Reinaldo é o nosso Rei
    O atleticano cultiva seu passado, psara não sofrer de saudades.

    http://twitter.com/@cabrito2606

  4. Desse time do galo haviam dois jogadores vindos do Vila Nova de Goiás,indicados pelo Paulinho Gonçalves,Dionisio e Paulo Moises.O Lateral esquerdo que Jairo Anatólio chamava de Azulão da Vila e o ponta esquerda Paulo Moises.

  5. Com certeza é o Paulo Moisés. Este time é do campeonato brasileiro de 1976, provavelmente do jogo contra o Vasco da Gama. O Paulo Moisés veio para o campeonato brasileiro e teve vida curta. Na decisão do campeonato mineiro de 1976, que foi no início de 1977, o ponta esquerda já foi o Marcelo Oliveira.

  6. Ao lunatico de plantao, limite-se a comentar sobre seu sofrivel e falido clube. Quanto a este timaço de 76, que estraçalhou o cuzeirinho de todo jeito, sua espinha dorsal era da base alvinegra. que nossa diretoria volte a investir com responsabilidade nas categorias de base.

  7. Independente de quem seja, com certeza jogou no maior cube de futebol de MG!
    – Sou saudosista: naquela época não se via falar em “compra” ou “venda” de jogos (pelo conjunto de indícios como naquela partida de 04/12/11); o que víamos eram arbitragens pressionadas pelo Governo Federal prá tirar títulos dos mais fortes, dentre eles o Galo; haviam também adversários que não sabiam praticar futebol e que iam à campo somente prá quebrar os craques!
    -“Posso afirmar sem bairrismo, que Reinaldo foi um dos maiores centro-avantes do Brasil e do Mundo em todos os tempos”. (Tostăo, ex-jogador e comentarista esportivo).
    – “Reinaldo é peça rara da escultura do futebol. Se você quer saber quem é o Rei, pergunte à bola!”. (Raimundo Fagner, cantor e compositor)

  8. Em 1976 o Paulo Moisés, jogador comum, tinha 26 anos. O Marcinho, recém lançado da base mais pelas infindas contusões do Rei do que pela qualidade técnica pois corria mais do que a bola, tinha cerca de 17 anos.

    Agora reparem na cara do “bigodudo” em questão: tem cara de 17 ou de 26 anos???

  9. Chico com certeza é o Paulo Moises, acontece que esta foto não é de fato a do time campeão, pois o Cafuringa está nela e ele não jogava naquele ano no 6a10

  10. De fato, é o Paulo Moisés sim, quanto ele nao ter jogado a partida final do Campeonato, nao me lembro. Na época ganhei um poster deste belo time com esta formaçao onde todos os demais atletas sao estes e incluse o Paulo Moises. Nao acredito que a revista placar publicadora do poster tenha errado.
    Um abraço Chico.

  11. Bom site para se emocionar com a historia do Galo, com certeza todos os cliques irão valer, sempre que tenho duvida sobre algum jogador, jogo, etc, etc, me recorro a ele. Vai ai para quem se interessar.

    http://100anosgalo.blogspot.com/

    Chico Maia, sou leitor assiduo do seu blog e fã incondicional dos seus posts sempre muito sensatos!

    Abraço

  12. Nessa época o Atlético iniciava um time que dominou o estado de Minas no fim dos anos 70 e início dos anos 80. Em oito anos, sete títulos mineiros. Mas a nível de Brasil o Galo era a ‘Holanda brasileira’: ia bem durante o Campeonato Brasileiro, mas nos jogos decisivos ‘borrava as calças’, principalmente quando as batalhas finais eram contra o Flamengo.

  13. Olá, Davi Martins sou atleticano apaixonado pela história do galo, coleciono fotos, revistas e livros que contam a tragetoria do atletico mg
    se tiver alguma foto rara do galo que possa me enviar eu agradeço desde já. Está indo pra você a escalação do galo de 1976, postado no blog do chico maia. ( EM PÉ ; JOÃO LEITE, CEREZZO, MODESTO, DIONISIO, ALVES E VANTUIR; AGACHADOS ; CAFURINGA, DANIVAL, REINALDO, PAULO ISIDORO E PAULO MOISÉS)

  14. Olá Chico Maia, sou fã das suas crônicas em jornais e programas esportivos. Sou apaixonado pela história do GALO coleciono fotos, recortes de revistas, jornais e livros que contam a história centenária do CAM. Gostaria que você me enviasse a foto do GALO CAMPEÃO MINEIRO DE 1970, o primeiro da era mineirão. Um abraço e até a próxima.

  15. O Paulo Moises fez apenas 10 jogos pelo GALO.
    Se realmente for ele na foto esta foto é de um jogo com o Vasco valido pelo Brasileiro de 76, realizado em 26 de setembro daquele ano.

  16. meus amigos…esse é paulo moisés…meu amigo particular…e infelizmente acabo de informa-los que ele acaba de falecer na manha de 28/11/2013.
    paulinho moises tbm jogou no gremio catanduvense, sao paulo, vila nova (go), flamengo (1974), entre outros clubes.
    meu amigo paulinho ja esta deixando saudades.
    esse jogador do galo é paulo moises.

  17. Paulo Moisés, o Paulo Moisés Pereira, ponta-esquerda do Flamengo, em 1974, e do São Paulo, em 1975, trabalhava como técnico de futebol da CELT (Coordenadoria de Esportes, Lazer e Turismo) de Catanduva-SP, onde morava ao lado da esposa. Em 28 de novembro de 2013, o também morador da Cidade do Feitiço, o ex-jogador Brida, informou que Paulo Moisés morreu em decorrência de problemas no fígado.

    Paulo Moisés jogou também no Atlético Paranaense (em 1974), Vila Nova de Goiânia-GO (1976/77), no Atlético Mineiro (ao lado de Cerezzo, Reinaldo e Paulo Isidoro) e no Grêmio Catanduvense (subiu para a primeira divisão paulista em 1974), onde se aposentou em 1984.

    Ele nasceu no dia 25 de dezembro de 1950, no Rio de Janeiro.

    por Sérgio Quintella

    http://terceirotempo.bol.uol.com.br/quefimlevou/qfl/sobre/paulo-moises-3740.html

  18. O jogador que esta na ponta esquerda do Galo ai na foto é realmente Paulo Moises jogou comigo em S.Paulo no interior em Barretos F.C EM 1981.

  19. Como citado pelo NYNHO foi um joso contra o Vasco da Gama, e que simplesmente nosso galo deu um baile nos cariocas, somente para refrescar a memoria da galera, este é o jogo que nosso RE, om 5 minutos de jogo, apara no peito um cruzamento da direita para dentro da area,e com sua habitual elegância e realeza,chapela o Abelão e arremata de bate pronto mandado o bola no angulo. Placar final 3×0 tem excelente memoria e estava lá ao vivo. TEMPOS BONS QUE EST´ÃO NA MEMORIA DA MASSA QUE TEVE O PRIVILEGIO DE VER O REINALDO!!!!!!!!!

  20. Chico, lembro bem desse time.
    O ponta esquerda é Paulo Moisés, disputava posição com Pozó, aquele que foi campeão jogando no Guarani de Campinas. Paulo Moisés jogou apenas um mês no Galo, disputou campeonato brasileiro de 76

  21. Lembro muito bem do time campeão Mineiro de 76. Esse não é time que foi campeão Mineiro em 76,porque o ponta esquerda era Marcelo de Oliveira, improvisado.
    A foto é do time que ficou em terceiro lugar no campeonato brasileiro de 76.
    Com certeza, esse ponta é Paulo Moisés, que disputou posição com Bozó no brasileirão de 76.

  22. Olá Chico.
    Dúvida sanada sobre a identidade do ponta esquerda.

    Entretanto, eu gostaria de fazer uma observação, porque um engano ainda persiste no texto. Esse time, na foto, não foi campeão Mineiro em 76.
    Vai um recado ao leitor Davi Martins, provavelmente um atleticano apaixonado como eu. Sua foto é do time que ficou em terceiro lugar no campeonato brasileiro de 76.
    Esse time estreou no brasileirão de 1976, empatando com o Goiânia Esporte Clube de Goiás, o jogo foi no Serra Dourada, Reinaldo Lima marcou para o Atlético, e se não me engano, Búfalo Bio marcou para o Goiana. Nesse jogo, quem jogou na ponta esquerda foi Ângelo.
    Lembro-me de Paulo Moisés jogando contra o Fluminense, jogo que terminou empatado aqui no Mineirão.
    Nesse jogo, contra o Fluminense, Getúlio se contundiu ficando fora dos últimos jogos do campeonato brasileiro de 76.
    Ponto esquerda titular nesse campeonato era Bozó, que acabou não ficando no Atlético, se transferiu para o Santos e depois para Guarani de campinas, que viria ser campeão brasileiro em 78.
    Em tempo, para provar que não estou errado sobre a escalação do time campeão mineiro em 76, posto aqui um link do vídeo das finais contra o cruzeiro em 76, no qual Marcelo e Reinaldo fizeram gols.
    (Darci Menezes agrediu Reinaldo covardemente)
    Primeiro jogo da final:
    Cruzeiro 0 x 2 Atlético-MG – Mineiro 1976
    https://www.youtube.com/watch?v=e3ynMsUHZWg
    Escalação, do time do Galo: Ortiz; Getúlio, Márcio, Vantuir e Dionísio; Toninho Cerezo, Danival e Paulo Isidoro (Ângelo); Marinho (Heleno), Reinaldo e Marcelo – Tec: Barbatana.
    Como podem vê Paulo Moisés não estava nesse jogo, Marcelo era o ponta esquerda. (Foi um jeitinho de achar um lugar para Marcelo no time, já que Paulo Isidoro era o titular no ataque ao lado de Reinaldo).
    Depois o Atlético contratou um excelente ponta esquerda, Ziza do guarani de Campinas. Alguém lembra?
    https://tardesdepacaembu.wordpress.com/2016/02/04/ziza-o-colosso-dos-robles-parte-2/
    Acredito que o equivoco é em decorrerão da data da decisão; o campeonato de 76 foi decidido em 77.
    Resumindo, o Atlético conquistou o título Mineiro de 76, jogando a decisão em 77. Nesse mesmo ano, perdeu para Cruzeiro o título mineiro de 77.
    Em 76 eu tinha apenas 12 anos e já era fanático pelo Galo. Recordo-me de todos os jogos do GALO no brasileirão de 76. O brasileirão de 76 foi o primeiro campeonato que acompanhei, acompanhei todos os jogos pela televisão ou pelo rádio (Rádio Inconfidência com Jairo Anatólio Lima ). Sei a escalação do Atlético em cada jogo também os resultados.

  23. Era o Paulo Moisés mesmo ele veio junto com o Dionizio lateral esquerdo ambos do Vila Nova de Goias em 1976 se não me ingono numa troca com o ponta direita Paulinho do atlético

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *