Viram essa reportagem de O Globo, ontem?
O moço realmente joga muito e está sabendo obter o devido retorno:
“Neymar, uma fábrica de gols e cifrões”
Ascensão meteórica faz o craque se tornar um dos maiores fenômenos de marketing do Brasil
SÃO PAULO – Cansou de ver Neymar em propagandas de TV?
Lembra as marcas que ele representa?
Tudo pode “piorar”.
É que o craque do Santos, que tem dez patrocinadores pessoais, é motivo de briga entre duas montadoras.
O “vencedor” poderá ser o 11º, um time à disposição do maior garoto-propaganda atual do futebol brasileiro, e que já é comparado a fenômenos de marketing como a modelo Gisele Bündchen e a cantora Ivete Sangalo. Wagner Ribeiro, seu empresário, não vê limites para o jovem craque santista na publicidade, afirmando que que ele
deve “explorar” o setor automobilístico e de companhias aéreas.
— Duas empresas (do setor automobilístico) estão se engalfinhando. Querem o Neymar. Ele é um fenômeno, diferentemente de tudo o que já vi no futebol.
Outro dia até comentei com o pai dele. O que aconteceu em dois anos, meu Deus? É um meteoro? Eu tenho de beliscá-lo e peço para ele me beliscar também. Para termos certeza de que tudo isso é real — conta Wagner Ribeiro, que cuida do craque do Santos desde as categorias de base.
Neymar, que completa 20 anos no próximo domingo, quando estreia na temporada, tem salário mensal de cerca de R$ 3 milhões (R$ 36 milhões por ano).
O clube paga uma pequena parte (cerca de R$ 350 mil).
A maior fatia vem do setor publicitário.
Os valores dos contratos são mantidos em sigilo, mas alguns chegam a R$ 4 milhões no total. De acordo com o clube, a cada nova parceria, Neymar fica com 90% do valor total e o Santos, 10%.
Retorno comprovado
Com base na revista France Football, que divulga anualmente o ranking dos atletas mais bem pagos do mundo, Neymar ocupa a oitava posição (dados de 2011).
Lionel Messi, do Barcelona, aparece em primeiro, com 31 milhões (R$ 74,174 milhões).
E mais: Neymar está na lista dos 50 atletas mais cobiçados para propagandas segundo a revista britânica “SportsPro” — é o 17º.
À sua frente, estão atletas de outras modalidades esportivas como mega-atleta Usain Bolt, o primeiro, o piloto de Fórmula-1 Lewis Hamilton (5º) e o tenista Rafael Nadal (16º). E apenas dois jogadores de futebol: Cristiano Ronaldo (3º) e Lionel Messi (4º).
— Em termos de publicidade no Brasil, ele pode ser comparado aos furacões Gisele Bündchen e Ivete Sangalo — garante o publicitário Luiz Lara, da agência Lew Lara e presidente da Associação Brasileira das Agências de Publicidade. — Ele vale o quanto pede, mesmo que os valores sejam bem distintos porque as campanhas têm duração e veiculação diferentes. O importante é que a empresa tenha perfil e roteiro adequados ao da celebridade. E o que sei é que quem contratou o Neymar está mais do que satisfeito. Além de carismático, é aplicado e pontual.
Segundo Luiz Lara, Neymar é “fofo” e até seu moicano “esquisito” virou moda. Afirma que depois da aposentadoria de Ronaldo, ele surgiu como o grande nome no futebol. Mas, na sua opinião, tem de manter o desempenho em campo.
— Tem de continuar a jogar bola e encantar a todos, inclusive torcedores de times rivais. O Santos tem a simpatia dos outros clubes graças ao Pelé. E agora franqueou esse “patrimônio” a Neymar. Se ele ganhar a medalha inédita na Olimpíada de Londres, começará a escrever de vez o seu nome na história da seleção brasileira.
Em sua primeira entrevista em 2012, Neymar garantiu que, se depender de vontade, seu desempenho no campo, não cairá no ano de centenário do Santos, com Libertadores e Olimpíada.
— Estão mal acostumados, mas a culpa é nossa. Eu sempre quero mais. Para mim, nunca está bom — brincou o craque, estimando aumento na cobrança da torcida.
Neymar já se igualou a Ronaldinho Gaúcho como o jogador em atividade mais querido dos brasileiros. É o que diz a pesquisa da Sport+Markt, feita com mais de 8 mil pessoas, em 27 estados e DF, em 2011. A dupla ganhou disparado até de Messi, o melhor do mundo pela Fifa. Ronaldinho teve 26% da preferência e Neymar, 25,9% (empate técnico). Messi obteve4%. Em 2010, Neymar já havia liderado a mesma pesquisa (12,76%), à frente de Kaká (12,48%) e Robinho (11,2%).
Outra enquete de 2011, feita pelo Ibope nas 12 principais regiões metropolitanas do Brasil, Neymar foi considerado a segunda personalidade esportiva de acordo com os telespectadores (12%). Perdeu apenas para Ronaldo (15%).
Para o presidente do Santos, Luiz Álvaro de Oliveira Ribeiro, por tudo isso Neymar não tem preço.
— Não tem preço porque não está no mercado, à venda. É caso raro, uma trufa, muito difícil de ser encontrada, que não pode ser cultivada e que precisa de cães farejadores para a colheita. Neymar é um objeto de desejo mas é do Santos — compara Luiz Álvaro, que já recebeu oferta de 60 milhões para vendê-lo em 2011, no auge da disputa entre Real Madrid e Barcelona. O Real ofereceu 15 milhões a mais do que a multa rescisória da época. — Quando me procuram para abordar esse assunto eu simplesmente falo: próximo ponto, por favor! Não quero entrar para a história como o irresponsável que vendeu Neymar.
Com o camisa 11, o número de sócios do clube dobrou, chegando a 50 mil. A ideia é ultrapassar 100 mil até 2014 (o que daria uma receita de cerca de R$ 45 milhões). Luiz Álvaro conta que, em março, o clube vai criar uma nova categoria de sócios, com vários programas interativos, incluindo compromissos com Neymar, e que a adesão já bateu o número dos 5 mil.
Após os títulos da Libertadores e do Paulista, conquistados graças ao talento do craque, a camisa santista valorizou 20%:
— Somos o único clube de São Paulo com patrocínio master da camisa fechado para a temporada inteira — festeja o dirigente.
O Santos, que trocou recentemente o fornecedor de material esportivo, não tem dados sobre a venda de camisas do craque.
— O estoque de camisas dele, na loja da Vila Belmiro, nunca chegou a dez! Tenho mais de 150 pedidos de camisa autografada para doação, para crianças carentes, doentes… — diz Wagner Ribeiro.
Neymar não tem preço, para Luiz Álvaro. Mas a marca dele já foi avaliada em R$ 122 milhões pela consultoria Pluri, ocupando a sexta posição de uma lista de 20 nomes, encabeçada por Messi (R$ 244 milhões). A consultoria BDO avaliou em R$ 300 milhões.
Igual a Pelé
Assim como Pelé, Neymar foi eternizado na Vila Belmiro. Na última terça-feira, inaugurou espaço para glórias pessoais no Memorial das Conquistas do Santos. Até então, o privilégio era só do Rei. O ambiente foi batizado de “Espaço Puskás” em homenagem ao prêmio da Fifa pelo gol mais bonito do mundo em 2011 (desbancou os de Messi, do Barcelona, e de Rooney, do Manchester United). O gol em questão foimarcado contra o Flamengo, na derrota por 5 a 4, na Vila Belmiro, pelo Brasileiro.
O local ganhou as chuteiras usadas pelo craque no gol, uma réplica do troféu da Fifa e uma estátua estilizada (com o topete e tudo). E também faz referência ao prêmio de Rei das Américas, concedido pelo jornal “El País”, do Uruguai, para o melhor jogador do continente em 2011.
Neymar causou furor entre os uruguaios ao comparecer à entrega dos troféus. Por seu carisma e simpatia, frutos de sua empatia, mas também de um cuidadoso projeto de marketing. O atacante tem estafe de dar inveja a astros da música pop. Com direito a fonoaudióloga. Isso porque há cerca de dois anos, o craque tinha dificuldade de se comunicar. Sua melhora tanto no português, quanto na desenvoltura é nítida. Neymar, que faz mídia training, também superou episódios complicados nessa fase: a briga com o ex-técnico Dorival Júnior e uma gravidez inesperada.
— A grande virada na carreira do Neymar aconteceu após a briga com o Dorival Júnior. Até a mãe dele chorou. Depois disso, ele começou a entender a dimensão das coisas. E é apenas um menino de 19 anos. Seu negócio é jogar bola. Ele faz com prazer, se diverte. Até nas férias jogou — diz o presidente do Santos.
— Ele não mudou em dois anos. O Neymar passou a entender qual o habitat em que vive. Só isso — acrescentou Eduardo Musa, seu assessor especial desde junho de 2010 e responsável pela organização da agenda do menino.
Neymar conta com um ou dois compromissos semanais com patrocinadores.
Musa afirma que, frequentemente, tem de recorrer a aluguel de helicópteros para ganhar tempo.
— O dia do Neymar tem 48 horas. A prioridade é o futebol. Depois dos compromissos, ainda arruma tempo para namorar, ouvir pagode, ficar no Twitter e se divertir — brinca Luiz Álvaro.
Com apenas dois anos de profissional, Neymar é um sucesso absoluto e capaz de brilhar por todas as midias. Como mostra seu desempenho no Twitter: tem 3,2 milhões de seguidores, bem mais, por exemplo, do que o técnico da seleção brasileira, Mano Menezes (2,4 milhões).
* http://oglobo.globo.com/esportes/neymar-uma-fabrica-de-gols-cifroes-3786462#ixzz1kwIIMOZO
15 Responses
NEYMAR é mais um dos poucos brasileiros bafejados pela sorte..Carisma pessoal,,diferenciado realmente, sabe fazer aquilo que gosta….MERECE!!!
Chico, ontem saiu uma reportagem no “Estadão” (SP) sobre o fato de hoje o campeonato brasileiro já ser a 6ª liga mundial em termos de força econômica e valor, ultrapassando a holandesa, e se aproximando da francesa (e deverá superá-la em até 3 anos).
À frente, somente as ligas inglesa, alemã, espanhola e italiana. Há uma onda de otimismo muito forte no país, também para o esporte e os chamados clubes grandes (médios e pequenos terão mais dificuldades, segundo o prognóstico da reportagem).
E nós, mineiros, com isto? Não conheço um, unzinho caso de sucesso empresarial, esportivo, político ou de qualquer outro segmento cujo foco não esteja, também, fortemente em MARKETING. E aí, meu amigo, nossos clubes engatinham.
Teremos o Mineirão pronto a partir de 2013, o Independência em ótimas condições de uso (apesar do absurdo da falta de visibilidade em alguns pontos do estádio), muitos investimentos na economia, etc. etc. E os clubes, ao invés de contratar executivos de marketing realmente bons, fazem, quando fazem, o trivial: sócio-torcedor, patrocínio de camisa, e a mesma mediocridade de outras “praças”.
Ação de relacionamento com o torcedor? Incentivo à criatividade? Buscar novas fontes de receita? Planos de ampliação, nem que seja para o interior, do contingente de torcedores? Esqueça.
Se não mudarem o ponto de vista sobre marketing e relacionamento com o torcedor (duas torcidas muito apaixonadas), se transformarão em clubes médios em, no máximo, 10 anos. É esperar para ver.
estou me lixando para o futebol e mais ainda para um jogador do santos (gol do barcelona) que vai disputar o paulistão.
O Neymar realmente merece tudo isso que está acontecendo com ele.
Tem mais é que aproveitar e faturar tudo que puder !
pqp…
sem palavras!!!
Este é mais uma daquelas anomalias do mundo moderno. Assim como “Ai se eu te pego” e “a Luiza, que foi para o Canadá”, o caso Neymar também não tem explicação.
Sinceramente não sei onde está o carisma. Em todas as entrevistas e programas que ele participa, tudo que ele faz é rir. Não consegue emitir uma opinião, não consegue conversas. Tudo que ele faz é fechar os olhos e sorrir.
E dentro de campo ele não é um fenômeno também não. É um dos bons jogadores da atualidade sim, mas não mais que isto. Prova disto ele mesmo já deu nos jogos pela seleção ou mesmo pelo Santos (lembram da final do mundial?).
Não sei os critérios que as pessoas usam para valorizar as coisas. Só sei que este mundo está ficando cada vez mais estranho para se viver.
Eu respeito a opinião de todos, óbvio…
Mas cá pra nós, o pessoal acha que todo jogadore de futebol fosse formado em administração de empresas, falasse duas línguas estrangeiras, tivesse opinião formada em economia, cultura, meio ambiente, etc???
Calma aí gente, não dá tempo não…
Única coisa que não me agrada no Neymar é o cai ca que ele apronta e a proteção que os juizes dão a ele…
No mais, ele é apenas um muleke, desde os 17 anos de idade da mídia…imaginem todos aí, o que faziam com essa idade ganhando mesadas do pai, ou trabalhando, estudando, etc…agora imaginem o Neymar.. com milhões na conta…
Não dá pra julgar…
olá chico ,boa noite tem muito tempo que nao te escrevo por falta de tempo, mas nao perco suas colunas no jornal super .
alias acho que sua coluna deveria ser diaria no jornal porque nem sempre tenho tempo de entrar no seu blog,entao vamos ao que interessa.
sou atleticano mas deixando de lado a rivalidade tenho visto o cruzeiro fazendo contrataçoes,iguais ao do galo em anos anteriores voce nao acha?
alias isso me deixa triste porque e muito mais saboroso ganhar deles com um time melhor ,pois nao sou do tipo de torcedor que gosta de ver meu adversario fraco ,isso pra mim perde o encanto.sei que o futebol ja mostrou que muitos desacreditados vingarem i medalhoes fracasarem mas as chances de darem errado e muito maior ,voce ate escreveu sobre esse assunto no começo do campeonato,gostaria que voce escrevese sobre essse assunto novamente daqui umas 3 rodadas ta certo enquanto isso vamos aguarda!!!!!!!!
mas
– caratinga
caro chico.
voce nos pergunta se vimos uma reportagem no globo…..peço licença pra lhe perguntar se viu a estapafurdia e infeliz declaraçao do miller num programa do sportv.Vi por que a reportagem ficou no site do sportv, nao sei se ja tiraram…..ele disse que o daniel carvalho teria que se dedicar mais agora que esta num grande clube, citou o atletico com um pedido de desculpas mas disse isso mesmo: ” que me desculpe o atletico mineiro, mas agora ele esta num clube grande, tem que se cuidar”, a imprensa do eixo rio sao paulo, principalmente a de sao paulo, continua nos tratando como cidadaos de segunda classe, tratam melhor os pequenos de la, como a portuguesa, por exemplo, do que os grandes daqui.Infelizmente nao vejo outra alternativa senao o revide…..nao podemos permitir que nos tratem como cidadaos de segunda classe.E eles fazem isso sem o menor constrangimento…..nossos clubes nao tem o mesmo numero de titulos, nao tem o mesmo aporte financeiro e nem o mesmo apito amigo……mas somos uma legiao de consumidores…..O QUE UM PATROCINADOR DESSA TV IRIA PENSAR SE COMEÇAR A PERDER FREGUESES POR QUE UM SUJEITO DESSES ACHA QUE PODE DIZER QUALQUER ASNEIRA QUE LHE VENHA À CABEÇA????????
Se esse sujeito tivesse um pingo de inteligencia e profissionalismo saberia que o atletico, historicamente, só perde pro flamengo em numero de torcedores presentes no estadio em brasileiroes…..nao fica atras de nenhum clube paulista……QUAL O TAMANHO DO ATLETICO SR MILLER?????
De minha parte eu nao compro mais nada que essa tv anunciar enquanto esse sujeito estiver la!
Chico, fiquei muito chateado com a saída de Hamilton de Castro. Nada contra Piotto. Gostaria de saber onde anda Hamilton de Castro? Aproveito tbm para descobrir a vinheta da Itatiaia é a Dona da Noite. Vc sabe qual a música? Feliz 2012. Saude paz e discernimento. Aguardo retorno
– Belo Horizonte
A DESPEDIDA
A vida parou de repente. Sem sobressaltos ela abriu a porta e desceu. Não sabaia aonde ir, o que fazer, como agir. Ajeitou os cabelos, melhorou o sorriso e, antes de ir para sempre, resolveu revisitar os seus. Chegou de mansinho, sentou-se junto à mesa e pôs-se a saborear alguns pães de queijo que estavam sobre a mesa; tomou do café quentinho, adoçado com a rapadura que o pai fazia e conversou as velhas conversas de sempre.
Falaram dos irmãos, dos tios, dos seus filhos, dos netos que iria ter. A mãe assentada sobre o fogão à lenha sujava um naco de fumo nas cinzas e punhas-se a passá-lo nos dentes; o pai, do outro lado da mesa, preparava um grosso cigarro de palha. O irmãos mais velho acabara de chegar da rua; disse que fazia um ventinho pelas bandas de baixo e, com certeza, haveria de chuver mais tarde. No curral, as vacas mugiam e o pai lembrava-se de que teria que tirar o leite de madrugada, mas que se chovesse aquilo ficaria uma balbúrdia, porque vaca é que nem a gente, naaão aguenta ver coisa diferente que se assanha.
Fazia tempos que naão chovia. O gado estava magro; a mãe disse que duas reses jaá haviam morrido e que o córrego já estava por secar. O irmão lembrou-se da cadelinha Pitucha. Coitadinha! Ficara por ali, com sede, com fome, correndo atrás de tatu, veado, preá; até que a cegueira lhe viesse;entaão, pegou o seu caminho e foi morrer ao longe, no meio do mato.
A conversa se prolongava. Ela sentia a tristeza lhe aumentando no peito. Sentia vontade de chorar; abraçar o pai, beijar a mãe, acariciar os cabelos bastante negros do irmão. Não; não o faria. Nunca o haviam feito. A família era assim, seca, bruta, mas cheia de amor. Isso se via nas conversas, nas brigas, no alimento que entrava todo dia em casa. Levantou-se devagarinho; deixou os seus a conversarem, abriu a porta e foi caminhando, caminhando, até que sumisse na escuridão.
O Muller está certo, o monotitulo não tem nem Libertadores, hahahaha!!!
Mas fora as brincadeiras, essa é a imagem que se têm dos times mineiros no RJ e em SP…
Sobre a polêmica do Müller, podem ter certeza: apesar de ter jogado no Cruzeiro, a visão do Müller sobre o clube não deve ser muito diferente, que sobre o Galo. Já vi jogos do Cruzeiro contra times de SP sendo comentados por ele, e o cara argumentava sempre a favor do time de SP. Nem se preocupava em disfarçar o bairrismo.
Monotítulo, politítulo, megatítulo… é fora do “eixo”, nos percebem no máximo como clubes médio-grandes, clubes para se “encerrar a carreira” (assim como talvez vejamos, com muito preconceito, um Coritiba, um Atlético Paranaense – preconceito com os outros é “refresco”).
Que o diga o Túlio Maravilha, que esnobou o Cruzeiro e BH, quando estava no auge, mesmo o Cruzeiro ganhando Libertadores, Supercopa, Copa do Brasil, etc. Depois, decadente, quase implorou para vir para BH (sem contar o Montillo, que deveria ir para um “centro maior”, como dizem “n” pseudocomentaristas de todas as redes de TV).
O tecnico Carlos Alberto Silva, um dia deixou o crucru para ir para o palmeiras e disse que estava saindo de um teco teco, para pilotar um boeing. Já esqueceram?
Muller, Macgno, Thales “Rosa”? e J. B. CRUZ e mais algumas “testemunhas”: Se derem prá esses ditos cidadãos um pouquinho de laxante (só um pouquinho, viu!), a cabeça secaria, pois, só tem mer… dentro!
– À propósito Maurício Souza: O Joel Santana disse também que o time azul é “cereja”, o Gabirú disse que são “otários”, o cantor Wando (que infelizmente está hospitalizado) é alvo constante de determinado produto que os celestes jogam no palco quando em sua apresentação (o grande CM sabe que “produto” é esse!), o Alexandre Frota disse que já os… (impublicável!), e por aí vai…
– Não podemos esquecer que o clube celeste está na atual divisão de elite por “compaixão”, “ajuda”, “piedade”, “dó”, e que suas testemunhas são coniventes com a situação vivida recentemente, e que seu adversário que entrou em campo no dia 04/12/11 mais parecia uma instituição de caridade voltado pros mais necessitados! E adivinha quem foi beneficiado?