Verdades cada dia mais verdadeiras do Duke: o coronelismo continua forte, mas…

O coronelismo continua forte; aqui e nos mais distantes rincões.

Mas, devagar, vai perdendo espaço.

DUKE

No Norte, Nordeste e Centro-Oeste continua mais forte porque os denunciantes são calados a bala, e os poderosos que contratam os matadores mandam na política e na economia.

Nas regiões Sudeste e Sul, os donos do poder calam os possíveis denunciantes na base da pressão econômica.

Há veículos de comunicação que, se perderem as verbas oficiais (governamentais e legislativas), e das grandes corporações (bancos, empreiteiras e mineradoras), quebram.

Constantemente colegas são demitidos por ousarem enfrentar essas mordaças.

Com a internet a situação está mudando, já que, naturalmente é feito um trabalho de guerrilha midiática, onde todo mundo fica sabendo de tudo que está acontecendo nos bastidores em questão de minutos.

Esta charge do Duke está no O Tempo, de hoje.

15 Responses

  1. Por falar com coronelismo, recordo parte da matéria do Hoje em Dia de domingo: “Irritado com a abordagem do Hoje em Dia para falar do patrimônio pessoal, o ex-deputado Zezé Perrella (PDT) informou que a fazenda Guará vale mais de R$ 60 milhões. “Ela vale muito mais. Não é só isso”, disse. O presidente do Cruzeiro ameaçou a repórter e prometeu retaliação. “Estou doido para pegar um jornalistazinho assim, igual a você. Isso vai ter volta. Vai ter retaliação”, afirmou. Ele disse que doou todos os bens para os filhos “há oito, nove anos.”

  2. Chico, não pense que a internet pode tudo não. Em SP tem um tal de Paulinho que todo dia luta contra os pedorosos que tentam de todas as formas tirar o site dele do ar. Um abraço

  3. Pois é Chico,
    Tanto nos grotões quanto nas grandes cidades, vale a lei da força. Nesta nossa democracia que ainda engatinha, ainda existem resquícios de autoritarismo e acredito que demorará ainda para que estes resíduos sejam eliminados de nossa sociedade. Nosso país viveu boa parte de seus 122 anos de república em regimes autoritários. Explica um pouco, embora não justifique..
    Abraços

  4. A internet é mesmo uma força poderosa, para o bem e para o mal.

    Ela pode derrubar regimes, como nas recentes rebeliões dos países árabes, mas pode também ser um celeiro para vagabundos e covardes, escondidos sob certo anonimato que a rede permite, aprontarem das suas.

    Creio que o saldo é positivo. Mas é preciso cuidado.

  5. Historicamente o Brasil sempre ficou debaixo das botas dos grandes figurões da política brasileira. Ainda mais no Nordeste. Antônio Carlos Magalhães, por exemplo, sempre foi o “rei da Bahia”, até morrer em 2007: ele era o senhor de tudo que tem na Bahia, principalmente órgãos de imprensa. Mesmo fora do palácio do governo baiano, ACM era temido por todos lá.
    Em MG também há seus coronéis, mas que não são tão temidos como no Nordeste.

  6. Calça azul,camisa branca,chapéu de palha,cultura e três CRUZES!Mensagem subliminar ou DIRETA mesmo?Kkkkk… pena ter faltado uma linguiça de porco enrolada no pescoço.

  7. Prezado Chico:
    Basta ver a atitude do tal Zezé Perrela em relação ao jornalista que escrafunchou suas posse latifundiárias e os negócios com ares de falcatrua. Um cara que se diz representante eleito pelo povo ameaçar a imprensa, como fez, é o sinal de que os poderosos ainda se acham inimputáveis, acima da Lei, do bem e do mal.

  8. Te cuida Amália Goulart.
    Em Minas tem muito coronel e, o poder da mordaça, ainda existe.
    Ah, na internet também.
    Se ilude quem pensa que não…

  9. A culpa do zezé ter enriquecido é do Toninho Cerezo, pois se ele não tivesse feito aquele gol contra o União São João de Araras o cruzeiro já estaria sumido no mapa igual ao ipatinga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *