Pelo menos ele está se mostrando diferente da maioria dos políticos que não está nem aí para a opinião pública. Demitiu os motivos da polêmica.
O ex-atacante também pode recorrer aos imortais Ataulfo e Mário Lago, com a música “Atire a primeira pedra”
Do portal do O Tempo:
* Nepotismo. Ex-jogador e deputado estadual alega que há dúvidas sobre a legalidade da contratação
Marques exonera os dois filhos do seu chefe de gabinete
Assessores assinaram um documento atestando que não havia parentesco
Após a denúncia de nepotismo publicada ontem por O TEMPO, o deputado estreante e ex-ídolo do Atlético, Marques Abreu (PTB), decidiu exonerar os dois funcionários filhos do chefe de gabinete dele na Assembleia. A saída de Carlos Cézar Batista dos Santos Dias e de Carlos Eduardo Batista dos Santos Dias dos quadros da Casa deve ser publicada hoje no “Diário Oficial de Minas Gerais”. Os dois advogados, que tinham salário de R$ 8.240,60 cada um, são filhos de Aurélio Dias, que era empresário do ex-atacante do Atlético e que agora comanda o gabinete.
De acordo com a Súmula Vinculante 13 do Supremo Tribunal Federal (STF), a prática é considerada nepotismo e fere o princípio da moralidade previsto na Constituição Federal. Segundo o texto, é proibida a contratação de parentes de autoridades e de funcionários para cargos de confiança, de comissão e de função gratificada no serviço público.
Procurado pela reportagem no domingo, o deputado estreante – o segundo mais votado em Minas – alegou não saber que a contratação dos advogados poderia ser considerada nepotismo. Ontem, acompanhado pela assessora jurídica do gabinete, Marques alegou que há uma dúvida de interpretação da súmula vinculante. “No nosso entendimento, a súmula fala sobre contratação de parentes do próprio deputado, e não do chefe de gabinete ou de outro funcionário. Enquanto essa dúvida não é esclarecida, entendo que a exoneração foi o melhor a fazer”, alegou o deputado.
Documento. De acordo com a assessoria da Assembleia, quando um funcionário toma posse, ele assina uma declaração informando que não tem grau de parentesco com qualquer deputado, com o chefe de gabinete ou com funcionário que tenha cargo gerencial.
Segundo a assessoria da Assembleia, Carlos Eduardo e Carlos Cézar assinaram o documento, mas não teriam incorrido em falso testemunho, já que o pai deles, Aurélio Dias, foi nomeado como técnico de gabinete, posto não considerado gerencial.
No entanto, o próprio Aurélio se apresenta como chefe de gabinete. Ele também se apresentou para a reportagem como tal.
Questionado, o deputado afirmou que a função do ex-empresário é “a que está no crachá dele” e que o fato de ser chamado de chefe de gabinete é “só uma questão de nomenclatura”.
http://www.otempo.com.br/otempo/noticias/?IdNoticia=169497,OTE&IdCanal=1




14 Responses
Olha Chico,
por mais que ele tenha se explicado, não dá para engolir. Enquanto o povo votar em jogador, pagodeiro, palhaço, pastor, padre, esse país vai permanecer nessa marola.
Marques tomou posse não tem nem dois meses
Claro que ainda não conhece todas as regrinhas do jogo
A explicação dele foi clara e convincente
E a ação mais ainda
Votei nele e me dou por satisfeito com a explicação e a ação por ele tomada
#Olêmarques
Não tem desculpa não, se não fosse denunciado, ele não teria exonerado essas pessoas. Só o fez pq a barra pesou pro lado dele. Desconhecer o que é nepotismo cruzado? Ou ele é ignorante e totalmente alienado, o que é preocupante para uma pessoa que representa a população, ou está mentindo.
Esse episódio é bom pras pessoas que votam em ex jogadores de futebol, atores, cantores, apenas pela empatia, reverem seus conceitos.
Tomara que sirva de lição para o Marques que até que prove o contrário não é politico comum é sim uma pessoa diferenciada que ele fique atento que também ele passou a ser vitrine se quiser manter a execelente imagem conquistada ate aqui não pode vacilar.
Errar é humano!
Inclusive quem cometeu o erro teve um trabalho danado para criar um escudo do clube com o nome errado… É a sutil distância entre eficiência e eficácia.
Que beleza!!!!!!!!
E eu achei que ele seria diferente.
” Qui est sine peccato,primum in illa lapidem mittat.”
( São João,Cap.VIII).
Tudo bem o Marques é gente boa.Mas fez o que a maioria faz.Sabe que não pode e faz e depois joga pra pláteia.Espero que ele aprenda com João Leite que foi um bom goleiro.E tem feito bem feito na política.
Não votei no Marques.O único ex-jogador de futebol que eu voto é no João
Leite.
Chico, infelismente nao compartilho com a sua ideia de que ele seja diferente, ja comecou mal, ficou clara pra mim a intencao dele dar um cargo para os pais dos meninos diferente da sua funcao, o pai é tecnico mas trabalha como chefe de gabinete, apenas para os filhos nao serem encaixados como nepotismo. Entao, finalizando, ficou bem claro que o Marques sabia o que estava e esta fazendo. Triste porem é a realidade. E Chico, nao é porque o erro é pequeno que deixa de ser errado e muito menos de ser censurado. Menos amizade e mais justiça.
Com todo respeito que o Marques merece… Mas eu acho que ele fingiu de bobo… Deu o famoso “migué”…
Não é preciso ser político, pra saber que o nepotismo é uma coisa irregular, ilegal e por que não imoral…
Então, essa coisa dele falar que está chegando agora e ainda não conhece bem as regras do jogo, não cola muito não…
Que sirva de lição e que ele não se corrompa tão cedo…
Lamentável! Isso que dá votar em ex-jogador, dirigente de futebol, jornalista esportivo, enfim, pessoas que se utilizam da paixão do povo pelo futebol em benefício próprio, ou melhor, para engordar o próprio bolso. E esse papo de atirar a primeira pedra quem também emprega parente para mim não cola. É a boa e velha política do brasileiro malandro: se os outros roubam, por que eu não posso? E vamos que vamos, no país vergonhoso chamado Brasil…
Chico,
Não sou contra o nepotismo, pelo contrario, penso que para trabalhar num gabinete a “turma” deve ter confiança mutua.
Agora, sou contra os incompetentes que assumem alguns cargos publicos, sem dispor de conhecimento ou formação para tal.
Também sou radicalmente contra os altos salários e as regalias que dispoe muitos do judiciário, legislativo e executivo, vá lá né, um advogado ganhar R$ 8000,00.
Mas o que acho pior nessa situação é o Sr. Aurelio Dias como chefe de gabinete. Esse dois, Marques e Aurelio nunca me enganaram, são dois oportunistas que arquitetaram contra a apaixonada torcida atleticana.
Eu achava que só parentes do Marques é que não podiam ser contratados.
Uma vergonha o que estão fazendo na Assembleia,o Empresário de MARQUES,fazendo nepotismo em plena Assembleia Lesgilativa.Ai é muita GOZAÇÃO.
Vamos aprender a votar gente.
Bola fora do Marques como político. Essa do eu não sabia não cola. Não voto em ex atletas! Se não me engano, o Aurélio é carioca…