As jornalistas Nair Prata e Maria Cláudia Santos (Rádio Itatiaia) estão produzindo a Enciclopédia do Rádio Esportivo Mineiro.
Um trabalho fantástico sobre a história desse meio de comunicação tão fascinante, inédito em Minas Gerais.
Elas estão precisando entrar em contato ou obter informações sobre 79 companheiros, radialistas esportivos, que estão nesta lista que nos enviaram.
Diz a Nair que “qualquer informação será bem-vinda: local de trabalho atual, endereço, telefone, contato de familiares, material publicado na imprensa, etc…”
As informações podem ser enviadas para o blog ou diretamente para:
nairprata@uol.com.br
1. Alfredo Sales
2. Almir Roberto
3. Amarante Ribeiro
4. Antônio Alves
5. Antônio Paulino
6. Armando Alberto
7. Aulus Safar
8. Carlos Roberto Ribeiro
9. Carlyle Guimarães
10. Celso Squarcio
11. Chico Antônio
12. Cláudio Renault
13. Cleto Gomes
14. David Cabernite
15. Édson França
16. Edson Neptuno
17. Edson Rodrigues
18. Eli Murilo Cláudio
19. Ely de Freitas
20. Eustáquio Néli
21. Fábio Vieira
22. Fausto Bahia
23. Galba Emílio Lima
24. Geraldo Maquiné
25. Geraldo Martins
26. Giovane Goulart
27. Guilherme Soares
28. Haroldo de Souza
29. Hélio Aroeira
30. Hugo Aroeira
31. Hugo Cardoso
32. Januário Silvestre
33. João Batista Ardizoni
34. João Batista dos Reis
35. João Fernando
36. João Natal
37. José Bonifácio da Costa Filho
38. José Céu Azul Soares
39. José Jorge
40. José Narde
41. Josué da Silveira
42. Jota Baranda
43. Jota Cassiano
44. Jota Moreira
45. Jovelino Nunes Pinto
46. Júlio Batista
47. Léo Coutinho
48. Leonardo Silvestre
49. Lucélio Gomes
50. Lúcio dos Santos
51. Luiz Augusto Mendonça
52. Luiz Otávio Pena
53. Marcelo Couto
54. Marcelo de Oliveira
55. Márcio de Freitas
56. Marcus Russo
57. Mário Luiz
58. Mário Moreno
59. Mário Pataro
60. Marrocos Filho
61. Nardyelo Rocha
62. Normandes José Moreira
63. Paulo Marques
64. Paulo Rodrigues
65. Pedro Elias
66. Raimundo Ramos de Oliveira
67. Roberto Rocha
68. Rogério Silva
69. Romeu Varzano
70. Sabino Filho
71. Sebastião Remígio
72. Silva Neto
73. Tony José
74. Vicente Gomes
75. Waldir de Castro
76. Walter Elísio
77. Walter Luiz
78. William José de Assis
79. Wilson Pedro
36 Responses
Olá Chico, tudo bem?
Sou Bruno Marun, do esporte da Ràdio Inconfidência e escrevo para te convidar a acessar o mais novo portal de notícias esportivas do Brasil. Trata-se do http://www.esporteespecializado.com, site que tem como objetivo divulgar as modalidades olímpicas. Vc, como amante que é dos esportes, não deixe de conferir. Ah, e pede para a Nair ligar lá na rádio, 3298-3423 que nós podemos ajudar com informações do Jota Moreira e, quem sabe, de outros. Grande abraço e obrigado pela atenção,
Bruno Marun
– Belo Horizonte
Sou Sobrinho do Normandes José Moreira
OLÁ CHICO TUDO BEM? AQUI É A FERNANDA DA TV ALTEROSA, DE DIVINÓPOLIS. AGORA TEMOS UM PROGRAMA DE ESPORTES TODOS OS DIAS AS 11H40. NA OPORTUNIDADE RECEMOS DOIS CONVIDADOS. FALAMOS DA PRIMEIRA, MAS PRINCIPALMENTE DO MODULO DOIS E SEGUNDA.
GOSTARÍAMOS DE CONVIDÁ-LO PARA PARTICIPAR DO PROGRAMA. SUA COLUNA NO JORNAL GAZETA DO OESTE FAZ BASTANTE SUCESSO AQUI EM DIVI. EM SETE LAGOAS NEM PRECISA FALAR NEH.
– Divinópolis
Olá Fernanda.
com o maior prazer.
É só marcar.
Bj,
Chico Maia
Infelizmente, só hoje vi este email que foi enviado ao meu endereço pessoal no dia 7, pelo Whydson Alexsandro Lopes
da ótima Caratinga.
Agradeço, peço desculpas pela demora no retorno e publico na íntegra o interessante comentário que ele enviou:
Caratinga, 07 de abril de 2011.
Prezado Chico Maia,
Hoje é mais um dia triste na vida dos atleticanos. Somos muito mais que torcedores, somos apaixonados pelo GALO, vivemos o dia todo pensando nele, no que a diretoria está fazendo, quem eles possam estar contratando, ou vamos além, imaginando um título brasileiro invicto, um mundial ganhando de um Barcelona ou outro grande clube europeu na final, mas, a vida é assim, as vezes ingrata com essa nação “sofredora” que tem apanhado muito ultimamente. Perdoa-me a comparação esdrúxula mas, nossa torcida parece mulher de malandro, quanto mais apanha mais fica apaixonada.
Comecei a acompanhar futebol no inicio de 1982 anos após os maiores sofrimentos atleticanos. Ver aquele time que tinha João Leite, Luisinho, Cerezo, Éder, Reinaldo e outros mais jogando com aquela plasticidade dava gosto até meus pais e irmãos que são cruzeirense e flamenguista admiravam aquele timaço. Só que o destino não quis que fossemos agraciados com os títulos que merecíamos. Sofri e sofri muito perdendo semifinal pra Coritiba em 85, outra pro Guarani em 86, aquela pro Flamengo em 1987 (primeira vez que chorei e queria sumir , imagina só como ficou minha casa só com flamenguista e cruzeirenses) ficando em 3º lugar com mais pontos que campeão como em 1977 e sem contar outras inúmeras frustrações. Os sofrimentos são grandes mas o amor é maior ainda.
Tivemos vários presidentes, creio eu que a grande maioria bem intencionados, porém todos cometeram erros que nos deixaram um pouco desnorteados com algumas atitudes onde as vezes privilegiavam treinadores, onde acabava os jogadores se rebelando, casos de Ramon (Levir Culpi), Cleisson (Celso Roth), aquela briga do Taffarel com Paulo Cury no banheiro foi ridícula. Hoje vemos o Alexandre Kalil totalmente bem intencionado tentando fazer um bom trabalho, porém lhe falta as vezes um pouco de sobriedade, coisa importante pra um mandatário. Não podemos tirar o mérito dele que está fazendo um boa administração equilibrando as contas e conseguiu uma credibilidade pro clube, algo que há muito não sabíamos o que era.
Devemos pegar leve com alguns jogadores, principalmente aqueles que foram lançados ao fogo, caso de Jackson e Felipe Souto, este último parece ter um futuro brilhante, ontem não errou um passe sequer, e olha que não foi passe lateral como aqueles que o Serginho costuma errar. Eles entraram numa fria e mostraram personalidade, o que não podemos dizer do Renan Oliveira que parece não ter sangue em suas veias, ele deveria ficar preso em uma sala vendo um DVD do Zico, depois do Marcelo Oliveira e outros craques para ele aprender como joga um camisa 10 de verdade. Ainda tenho esperança, porque o GALO costuma renascer das cinzas, temos que fazer uma corrente com esses jogadores para eles entenderem o espírito do Clube Atlético Mineiro, saber o que um torcedor sacrifica por este clube. Eu já saí de Caratinga pra BH de ônibus só pra ver o GALO jogar (19/11/1995 meu primeiro jogo no Mineirão- GALO 2 X Flamengo 1) , saindo 6 da manhã e voltando à meia noite, chegando às 6 da manhã pra trabalhar às 7 e olha que não foi só uma vez, essa paixão eles tinham que ter pelo clube que os paga salários astronômicos.
Ontem antes do jogo (eu já nervoso) meu filho caçula me perguntou se eu torcia mais pro GALO ou pra seleção brasileira, respondi na hora que era para o GALO, mas como essa criança de 5 anos vai entender esse amor por um clube que não ganha títulos importantes, isso dói muito na gente. Hoje ele nem vai ficar sabendo o que aconteceu e vai usar sua camisa preta e branco normalmente, o mais velho (10 anos) que vai sofrer um pouco, mas já está acostumando com essa vida.
Chico,já tomei muito do seu tempo, desculpe-me, mas eu tinha que desabafar, um grande abraço de um grande admirador do seu trabalho, jornalista honesto e sério como você está cada vez mais difícil de encontrar. Parabéns pelo seu trabalho. Se um dia passar por Caratinga, vamos combinar um chá com torrada (rsrsrs).
Até breve.
Whydson Alexsandro Lopes
Caratinga-MG
E podem procurar que devem estar faltando outros nomes. Por exemplo, só por curiosidade: constam nesse trabalho os nomes de radialistas esportivos de Governador Valadares, como Zé de Nô, Ademir Cunha, Beto Teixeira, Carlos Augusto, Jairo Taborda, Osmar Xavier, Hildo Valentim e outros?
Também gostaria de saber por onde anda profissionais do futebol da extirpe de um Carlyle guimarães, Roberto rocha, Marcus russo, Silva Neto,Tony José,Waldir de Castro,lucélio gomes,Marrocos Filho,Paulinho Rodrigues,Walter Luiz, paulo Roberto Pinto Coelho e Roberto Marques..Se estiverem vivos, são melhores do
Os que ai, alguns ainda na ativa e outros afastados, são eles: Lucélio Gomes, Walter Luis, Roberto Marques, Marcos Russo, Waldir de Castro (Radio Rede), Silva Neto (Ipatinga),Tony José,Paulinho Rodrigues (rádio Rede) e Roberto Marques.
Um abraço
Cont; Se estiverem vivos, são melhores do
Se estiverem vivos, são melhores do que muitos por aí..
chico, sou anselmo ferreira de diamantina mg e aproveitando essa coisa aí dos nomes de radialistas e gente da Itatiaia envolvida, quero aproveitar pra perguntar da saída esquisita do… desculpa aí que não sei como se digita o nome porque é alemão, né? Então, do Willy, bem, o narrador do Galo que por muitos anos deu sua vóz, coração e alma pelo Atlético nessa Itatiaia aí e saiu assim sem mais, nem menos dessa rádio! Por onde ele anda e porque saiu daquele jeito? Outra coisa foi o Hamilton de Castro, que saída esquisita foi aquela que nem informar para os ouvintes eles não tiveram a delizadeza de fazer? Será que ouvinte é coisa que não serve pra essa gente dar maiores satisfações? Sou deficiente visual e como quase todos como eu adoramos rádio pela noite, ficou muito estranha a saída dos dois sem a menor explicação e até hoje ninguém fala nada… sou de Diamantina MG e adorei seu comentário sobre a cidade naquela crítica bem feita que você fez, nós diamantinenses que adoramos essa cidade estamos muito agradecidos, ouviu? Foi pelo Google Notícias que te descobri na leitura dessa crítica que você fez, já coloquei aqui na lista de rss do meu raposa de fogo, ta certo? Abração e saudações atleticanas! Anselmo.
Estou me lembrando de Jair Junior, paranaense que narrou na Radio Guarani, e o nome correto é Jose Nardel me parece que faleceu, Danilo Bahia tambem é um nome.
Sou irmão de José NARDEL, narrou na inconfidência final da década de 70, narrou Luis Otávio Pena, sendo primeiro narrador, de Montes Claros, faleceu em 2002, aos 48 anos de idade.
Elias Torrent, não é Jair júnior e sim JOTA JUNIOR, já falecido !!
Chico,
Este desabafo do Sr. Whydson Alexsandro Lopes, de Caratinga/MG, valeria até um tópico só pra ele viu…
Poucas vezes vi alguém externar tão bem o seu sentimento em relação ao que passa pelo amor ao seu Clube do coração.
Sou Cruzeirense, mas dou os parabéns a ele !
Whydson Alexsandro Lopes…Admirável seu comentário de torcedor lúcido e que não se deixa enganar por promessas de última hora..
Olá Chico , sou teu fã.
Em 1991 voltei depois de 17 anos morrando no ABC PAULISTA,
e fã que sou do esporte e chegdo em um rádio, ouvia muito
á inconfidencia do saudoso VILLIABALDO ALVES, QUE TINHA UM TIMAÇO COM:
LUIZ OTÁVIO PENA, SILVA NETO, MARIO SAVAGET, MARCOS RUSSO, TONY JOSÉ, AFONSO ALBERTO, ALEM DE UMA EXCELENTE RETAGUARDA,
E TODOS IMPARCIAIS,.
ATLETICANO QUE SOU TENHO SAUDADES DAQUELA FRASE DO LUIZ OTÁVIO QUEDIZIA”E LÁ VEM O GALO NO OVERLAPEM DA DIREITA PARA ESQUERDA, O GALO, O GALO MAIS FAMOSO DO MUNDO! HOJE INRREVERENCIA SÓ COM O NOSSO CAIXA E O TAMBEM COMPETENTE OSVALDO REIS.
DA-LHE GALO!
E CADE O LUIZ OTÁVIO?
Éverdade que a rádio itatiaia está sendo vendida para o Edir macedo?
Caro Chico Maia: Um grande prazer contactar-me com voce pela primeira vez. O motivo principal é agradece-lo por atender à solicitação de Nair Prata, localizando companheiros que deram a sua contribuição a imprensa e hoje por muitos esquecidos. Meu nome é Ely Zico de Freitas, hoje aposentado do DER/MG com 70 anos. iniciei na Radio Minas em 63,como comentarista e reporter esportivo, exercendo ainda a função de narrador. 64/66 Itatiaiai. 66 a 73 radio jornal de Minas. em 73 fui secretário da Amce ao lado de Alberto Rodrigues, presidente Foadd Abrão Caram, vice Jairo Anatólio. Passei os meus dados via a-mail para Nair prata. um grande abraço e parabens pelo grande profissional.
Obrigado caro Ely,
prazer receber a sua visita.
Vou encaminhar seu email à Nair Prata.
Grande abraço,
Chico Maia
Não podemos esquecer daquele locutor que trabalhou na itatiaia e rádio globo e morreu de acidente de carro…. o AMIGÃO!
ABRAÇOS A TODOS QUE ESTÃO PARTICIPANDO DO BLOG, ESPECIAL A VC CHICO MAIA, GRANDE PROFISSIONAL DA IMPRENSA MINEIRA. E AÍ, ONDE ESTÃO LUCÉLIO GOMES E LUIS OTAVIO PENA ??? QUE SAUDADES ! . . Não deixem de dar notícias, mesmo que tenham falecido. Muito Obrigado. CARLOS EDUARDO MARCOMINI, morador de Bebedouro-SP, nascido em São Sebastião do Paraíso-MG
Carlos, obrigado por lembrar de mim, estou vivinho da silva, e não pretendo ir tão cedo. Estou afastado das rádios, mas continuo acompanhando o futebol.
O Mário Savaget atualmente atua com o Zé Cunha (ex-rádios Globo, Tupi, Nacional) em Ponte Nova, na Rádio Montanhesa e promove os prestigiados Troféus Kafunga e Monkey.
trabalhei com lucelio gomes na rádio capital ele era jornalista de esporte gostaria de ter noticia dele obg
Estou bem, Elida. Gostaria de ter noticias suas também, meu telefone residencial é 3477.7387
Obrigado
Chico,sou atleticano,más acho que o galo tremeu diante da raposa! não tem outra resposta se não,essa! quero abraçar vc e todos os profissionais da rede tropical de rádio.eles contrataram oi seu chará,francisco rezende,ex itatiaia vale do aço para narrar os jogos e o cara é muito bom e estão dominando a audiência aqui no vale do aço….merece coisa melhor aí na capítal.
abraço chico, julimar gomes.
Boa Tarde. Parabéns pela pesquisa.Informo que Hugo Aroeira, atleticano fanático, já falecido, é irmão de Hélio Aroeira, também atleticano. O HUgo Aroeira é pai do conhecido chargista , que reside hoje no Rio de Janeiro, AROEIRA -RENATO AROEIRA). a esposa do Hugo Aroeira e mãe do Chargista e músico AROEIRA, resie em BH/MG e é pedadoga escreveu vários livros didáticos. HUGO Aroeira e Hélio Aroeira também são primos de Paulo Queiroga Aroeira e Geraldo Queiroga Aroeira, servidores públicos federais já falecidos e artistas plásticos de grande qualidade artística.Todos eles viveram em Belo Horizonte. O nome completo do HUgo Aroeira é interessante, qual seja> HUgo Madeira de Lei Aroeira. è o que tenho para informar, não sendo difício contatar o cartunista AROEIRA por intermédio do sítio dele na Internet. Felicidades e bons srviços e pesquisas. Atenciosamente, Marcelo.
Não podemos esquecer o saudoso José Nardel!
Sou filha do radialista Jota Baranda que fez história no esporte de Caratinga e região, fico feliz em ver que o nome do meu pai esta entre os melhores de Minas, afinal cresci vendo o amor que ele nutria pela profissão.
Alguém sabe onde anda o narrador mario moreno
Sou fã dele.
Onde anda o locutor esportivo mario moreno
Sou fã dele
Onde anda o Mario moreno
prezado,chico maia,
o radialista esportivo,mário moreno,na verdade josé luís avelar que atuou na
extinta,rádio jornal de minas, trabalhou por muitos anos no cartório ferreira
de carvalho em belo horizonte.junto a essa classe do funcionalismo você talvez,possa obter melhores informações sobre o mesmo. como josé luís avelar,era sócia do ator mexicano cantinflas,acabou,no rádio adotando o nome de batismo do ator mexicano.
Na verdade o nome do ex cronista esportivo da radio amerixa é jose luiz de aguiar
Seus filhos
Eu
Sergio
Aline
Alison
Ana flavia
A filha do Mário Moreno é a apresentadora Aline Aguiar do MGTV da Globo