Do site do Cruzeiro:
* Cruzeiro obtém melhor ataque entre times da elite do futebol brasileiro
Da Toca II
Rômulo Fegalli
A temporada 2011 tem sido realmente arrebatadora para o Cruzeiro, até aqui. Conquistou a classificação antecipada nas duas competições que disputa atualmente (Campeonato Mineiro BMG e a Copa Santander Libertadores) e vem exibindo um futebol de alto nível. A Raposa já ostenta o ataque mais eficiente dentre todos os times da elite do futebol nacional, no quesito média de gols.
O Cruzeiro disputou 15 partidas no ano, entre Estadual e Libertadores, acumulando 12 vitórias, dois empates e apenas um revés. Destaque para o ataque celeste, que fuzilou as redes inimigas 45 vezes. Com esses números, a linha de frente da Raposa atinge a média de três tentos anotados por jogo, a melhor entre os vinte times que compõe a série A da principal competição do país: o Campeonato Brasileiro.
Do ponto de vista quantitativo, o Cruzeiro também está entre os clubes com maior poder de fogo, levando em conta os integrantes da elite do futebol brasileiro. Apenas o Atlético-PR e Coritiba balançaram as redes mais que a equipe mineira em 2011, 58 e 55 tentos respectivamente, no entanto, esses times fizeram mais jogos que a Raposa: 21 e 20, na ordem.
Os principais responsáveis pelo elevado número de gols marcados pelo time celeste são Thiago Ribeiro, Wallyson e Montillo. Juntos, os três jogadores balançaram as redes adversárias em 24 oportunidades, 53,33% dos tentos anotados. Ribeiro acumula 11 gols e é o artilheiro azul na temporada, Wallyson fez oito e o craque argentino, cinco.
O desempenho ofensivo da equipe estrelada é tão incontestável que, cinco dos 15 jogos foram vencidos com placares elásticos. A Raposa já aplicou três goleadas na Libertadores e duas no torneio estadual. 33,33% dos jogos tiveram resultados de encher os olhos, em favor do Cruzeiro.
Defesa também brilha
A qualidade da equipe cinco estrelas não se restringe apenas ao setor ofensivo. A defesa do Cruzeiro também se destaca por sua solidez e eficácia nos jogos, tendo sido superada apenas nove vezes, o que dá a média de 0,6 gols por jogo, considerando os 15 desafios que a Raposa teve até então. Hoje, a segunda melhor zaga do Brasil é azul e branca, ficando atrás apenas do Palmeiras, que levou oito gols em 20 duelos, média de 0,4.
Vale ressaltar que, dos 15 confrontos nesta temporada, em dez a defesa estrelada permaneceu ilesa, ou seja, o Cruzeiro passou 66,66% de suas partidas disputadas em 2011 sem sofrer sequer um gol.
Confira a campanha do Cruzeiro até o momento
Jogos – 15 (dez pelo Mineiro e cinco pela Libertadores)
Vitórias – 12 (oito pelo Mineiro e quatro pela Libertadores)
Empates – 2 (um em cada competição)
Derrotas – 1 (pelo Mineiro)
Gols pró – 45 (28 pelo Mineiro e 17 pela Libertadores)
Gols contra – 9 (oito pelo Mineiro e um pela Libertadores)
Saldo – 36
Jogos sem sofrer gols:
Cruzeiro 3 x 0 Caldense
Villa Nova 0 x 1 Cruzeiro
Cruzeiro 5 x 0 Estudiantes (ARG)
Cruzeiro 2 x 0 Ipatinga
Cruzeiro 4 x 0 Guarani (PAR)
Deportes Tolima (COL) 0 x 0 Cruzeiro
Tupi 0 x 0 Cruzeiro
Cruzeiro 7 x 0 Democrata-GV
Cruzeiro 3 x 0 Funorte
Guaraní (PAR) 0 x 2 Cruzeiro
Veja também as goleadas azuis em 2011
Cruzeiro 5 x 0 Estudiantes (ARG)
Cruzeiro 4 x 0 Guarani (PAR)
Cruzeiro 7 x 0 Democrata-GV
Cruzeiro 6 x 1 Deportes Tolima (COL)
Cruzeiro 4 x 1 Guarani
* http://www.cruzeiro.com.br/index2.php?section=noticias&idn=9765
8 Responses
chico o cruzeiro esta muito bem mas ainda pode melhora pois o time ainda erra muitos gols e se não foce o fabio ja teria levado no minimo o dobro dos gols acho que o leo deveria entra no lugar do gil pois o mesmo0 e muito fraco.
Pois eh Chico…Não sei se tudo isto vai levar o Time Azul a ser campeão mineiro,Libertadores,e Brasileiro.O certo é que eles andam batendo na trave,eles estão no caminho certo.Desviaram o foco com a conversa do Riquelme,e aparecem com o tal do do Montillo.Liberaram o leo silva,ele veio para o galo,ai eu pensei”Ops o maluf,esta começando a dar resultado”ai os caram contratam o tal Vitorino.Ai não dá.Eu já não caio mais neste papo truculento do kalil.Acho que tem que falar menos e acertar mais.Aquela entrevista na minha opnião foi um desastre.Ate ele cometeu a gafe de queimar nosso atleta publicamente que foi o caso do Daniel Carvalho.Nos sabemos que esta babaneira não vai dar caixo,mai que é a quetão.Expõe nosso atleta e depois do cara queimado vai embora de graça após todo investimento.Galo tem grana,mas os comandantes continuam incompetentes,isto Kalil,não mudou no galo não.Outro detalhe…Até tu maluf?
Sempre digo que no CRUZEIRO não há reservas, todos são titulares..No futebol atual não existe mais io termo JOGAR BEM, e sim ganhar os jogos, mas, também é preciso lembrar que sempre dá gosto ver os jogos do CRUZEIRO, que encanta até os cronistas de RIO-SÃO PAULO…
Quando se lê defesa brilha, leia-se Fábio Salva. Vamos ver o dia que o Fábio não jogar, como já aconteceu antes, o tanto de corneta que vai aparecer pra dizer, que a defesa falhou, ou jogou mal. A defesa do Cruzeiro falha muito, basta ver os gols que tomou de adversários fracos. Isso está encoberto pelas grandes atuações de Fábio. Não estou falando com clubismo, é a realidade.
Engraçado, jogador de futebol virou um ser ‘intocavel”?
Não se pode chamar a atenção dos caras porque issso vai “queimar” a imagem deles. Quem dera os politicos brasileiros se sentissem assim, “queimados”, pedindo pra sair e querendo o colo da mamãe. Menos gente, por favor!!!
Realmente, como disse o colega aí, tomar 3 gols da Cocota é um absurdo.
Mas vamos torcer para que eles cheguem à final. Tô sentindo cheiro de 5 x 0 de novo. Quem sabe?
Chico, o ataque do Cruzeiro tá indo muito bem, mas a torcida azulada pode ir “devagar, que o andor é de barro”: a seleção alemã teve um início arrasador de Copa em 2010, goleando a torto e a direito,mas nas semifinais não aguentou a retranca espanhola e foi descartada da final. A seleção brasileira de 1950 estava bem afiada até pegar o Uruguai na final daquela Copa. O final todo mundo já sabe. Ai do Cruzeiro se pegar nos mata-matas da Libertadores, um time que jogar todo na defesa, que saiba anular bem os melhores jogadores adversários, que não costuma perder como visitante, e ser veloz nos contra-ataques. Tomou um mísero gol ,já era! Tenho de concordar que em muitos casos a defesa cruzeirense só não toma mais gols graças ao Fábio. O Cruzeiro é favorito ao título da Libertadores e CM, mas muita calma nessa hora. Todo cuidado é pouco.
Como diz o nosso amigo J.B. Cruz…
O Cruzeiro ??
Vai bem, obrigado !!! rs
Zeirooooooooooooooooooo !!!