Um dos melhores escritores do Brasil atual, Ruy Castro falou em sua coluna de ontem sobre o alcoolismo e drogas ilegais, problemas que acometem o jogador Adriano e ao ator Charlie Sheen.
Quando o atacante estava no Flamengo e se confinou na Vila Cruzeiro, Ruy Castro escreveu também sobre ele e foi quem melhor definiu a situação do Adriano: se não se internar para tratamento, não tem jeito!
E o jornalista fala com conhecimento de causa, pois viveu este drama pessoalmente, se internou, entrou para o AA e nunca mais bebeu, apesar das tentações.
Já deu muitas entrevistas falando da sua experiência pessoal, visando ajudar outras pessoas que têm o mesmo problema.
Veja a coluna dele, ontem, na Folha de S. Paulo:
“RUY CASTRO”
Desfechos previsíveis
RIO DE JANEIRO – O jogador Adriano, demitido pelo Roma, da Itália, volta ao Brasil tentando reconstruir uma carreira que podia ser brilhante e cujo desfecho, nada feliz, está mais à vista do que nunca. Nesta mesma semana, o ator Charlie Sheen, também demitido pela Warner e pela CBS, produtores de um seriado que ele estrelava, ainda não se deu conta de que sua carreira no cinema e na TV já foi para o abismo.
Adriano e Sheen têm problemas graves com substâncias de que são dependentes: o jogador, com o álcool; o ator, com o álcool e toda espécie de drogas ilegais.
Adriano, bem à brasileira, não se considera alcoólatra -ofende-se e se magoa quando o chamam assim. Aferra-se ao discurso de que quer apenas “ser feliz”, e tem quem acredite ou queira acreditar no que ele diz. De propósito ou não, usa a seu favor a maciça ignorância nacional sobre o assunto, segundo a qual seu único problema é uma certa falta de “força de vontade”.
Sheen, por sua vez, não esconde nada, nem isso é mais possível nos EUA nesse departamento. Ao contrário, gaba-se de usar todas as drogas e ser imune a elas (“Já fumei sete pedras de crack num só dia e continuei vivo. Sou diferente.”). Agride a mulher, perde a guarda dos filhos, insulta os produtores de Hollywood e sai dando bananas para o mundo. Está no auge da prepotência. Não admira que já queiram filmar sua vida, com ele próprio no papel -provavelmente seu último.
Adriano se ilude com a ideia de que lhe basta treinar, entrar em forma e jogar. Sheen também acha que controla a situação e que a quantidade de tóxicos que consome está passando em branco por seu organismo.
Mas qualquer profissional com um mínimo de entendimento de dependências químicas sabe que a única esperança para eles é a internação -Adriano, por nunca menos de seis meses; Sheen, por pelo menos um ano.



3 Responses
Chico, desculpe o [off topic] mas é que achei um site com fotos das obras do Independência que me animaram, agora está dando pra ver alguma evolução nas obras, apesar de ainda estar longe da conclusão.
http://www.novomineirao.mg.gov.br/independencia.html
ADRIANO E CHARLIE SHEEN: Sonhadôres que, tendo metas,desejos e intenções, OUSAM..Construtores de sonhos,aqueles que transformam sonhos em realidade e intenções em AÇÕES!..Seus críticos,infelizes,mau-resolvidos,detonam e torcem pelo fracasso alheio..Mas, o mundo será sempre dos que sonham e realizam!!Quanto a vida particular dos dois,eles sabem o que é bom ou ruim..
O Alcool primeiro atrai
te dá prazeres imediatos
e depois te coloca numa estrada
em que teus passos te levam
para baixo, cada vez mais baixo…