A bola da Copa está levando porrada de todo lado

Que situação essa da bola da Copa, hein!? Jogadores de várias seleções estão reclamando muito dela, peça fundamental de qualquer jogo. 

A Adidas diz que enviou muitas bolas para todas as seleções que vão disputar a Copa, testarem, em fevereiro deste ano e que a aprovação foi geral.

Reportagem do Globoesporte.com disseca mais o assunto:bolaspintadas_gcom_470

* Apesar das críticas, Adidas informa que não mudará a bola da Copa

Gerente da empresa na África do Sul argumenta que a Jabulani passou por testes rigorosos e que reclamações são normais

Por Rafael Pirrho Direto de Joanesburgo, África do Sul

Antes mesmo de rolar para África do Sul e México, a Jabulani, bola oficial da Copa do Mundo, já recebeu uma avalanche de críticas. Foi classificada como “bola de supermercado” por Júlio César, “bola de futebol de praia” pelo goleiro chileno Cláudio Bravo, e irritou ainda Buffon, da Itália, e Casillas, da Espanha. Conseguiu a desaprovação também de jogadores de outras posições, como o meia Julio Baptista e o atacante Luis Fabiano, que a considerou “mais um adversário na Copa”. Apesar das críticas quase unânimes, a Jabulani permanecerá como a bola oficial do torneio, segundo informou ao GLOBOESPORTE.COM Zobuzwe Ngobese, gerente da Adidas na África do Sul, a fabricante da bola.

Indicado pelo Comitê Organizador do Mundial para falar sobre o assunto, Ngobese explicou que a Jabulani passou por diversos testes antes de ser aprovada pela Fifa.

– Não há planos para trocar a Jabulani por outra bola. Ela passou por provas rigorosas da Fifa, foi testada com grandes jogadores de ligas importantes da Europa e a resposta que recebemos foi bastante positiva. Se você olhar as Copas de 2002 e 2006 verá que reclamações sobre a bola antes do início do Mundial não são novas. Temos certeza sobre a qualidade da Jabulani. Ela é a bola aprovada pela Fifa e será usada na Copa – informou Ngobese.

Em nota oficial a Adidas informa que todas as seleções classificadas para a Copa receberam a bola em fevereiro deste ano e que desde dezembro de 2009 a Jabulani foi testada em ligas profissionais da Alemanha, Holanda, França, Áustria, Russia, Suíça, Argentina e África do Sul. Segundo a empresa a resposta foi muito positiva.

Procurada pelo GLOBOESPORTE.COM, a assessoria de comunicação da Fifa disse que a entidade não pretende se pronunciar sobre as críticas à Jabulani e que pelo menos por enquanto qualquer dúvida em relação à bola da Copa deve ser dirigida à Adidas.

Em vídeo promocional, algumas estrelas da empresa, como Kaká, aprovam a Jabulani. Veja no blog Viva Laduma.

* http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2010/05/apesar-das-criticas-adidas-informa-que-nao-mudara-bola-da-copa.html

11 Responses

  1. Essa tal bola, no mínimo deve ter sido estudada e elaborada por uns 03 ou 04, que nunca devem ter batido nem uma peladinha…

    Pra vcs verem que no futebol, até na bola, o que não vale a força de “bastidores”… Em se tratando de uma Adidas então, podemos até imaginar…

    A bola parece ser ruim, pelos vários comentários de atletas de seleções distintas, mas mesmo assim será mantida… É mole ??

    Os interesses financeiros no futebol são tão escancarados, que hoje em dia a “qualidade” é o que menos importa. Haja visto os jogadores mediocres que têm verdadeiros “craques” como Empresários…

  2. Clayton Batista Coelho,
    você falou tudo,que bola é essa que faz curva ao contrário? Dunga já tem uma desculpa, a bola.

  3. Isso mesmo Stefano Venuto !

    Se não ganharem, já estão elegendo a grande vilã, desde já: A bola ! rs

  4. Toda véspera de Copa é a mesma coisa. Todo mundo reclama da bola, principalmente aquelas seleções cujo patrocinador não é a Adidas, que detém este monopólio há séculos.

    Passada a Copa, todos, sobretudo na Europa, jogam com essa bola e sem problemas. Essa Jabulani é da mesma estirpe da Fevernova e da Teamgeist, que revolucionaram a forma de fazer bolas. Em pouco tempo só haverá elogios para a bola. Esperem e verão.

  5. Em 2002, foi a mesma coisa com a tal “Fevernova”. Em 2006, reclamaram também. Este pessoal tinha era de jogar futebol com aquelas bolas pesadas de 1950!

    Quando se joga o futebol com os amigos, geralmente a gente joga “com a bola que tem”, podendo ter no máximo uns 5 minutos para a “adaptação”. E os campos são aqueles em que o passe é feito já com margem de erro, pois todo mundo sabe que ao tocar na grama a bola vai para onde bem entender. Estes jogadores de futebol profissionais, além de reclamar quando há qualquer irregularidade no gramado, reclamam de uma bola com a qual a maioria de nós “amadores” faria gols do meio de campo. Povo mal-acostumado…

    Sinceramente: em poucos esportes há tanta frescura quanto no futebol. O pessoal do basquete profissional joga 6 vezes por semana durante a temporada e não se cansa. Os do Rugbi batem um no outro, quebram os dentes, e pedem desculpas e fica tudo como “do esporte”. Os tenistas jogam 5 horas seguidas, e alguns campeonatos há quem jogue simples e duplas. Depois, quando os americanos chamam futebol de esporte de meninas, fica difícil defender…

  6. Queria ver se a bola fosse da patrocinadora da CBF se haveria algum tipo de crítica vinda dos jogadores brasileiros. E um detalhe, a bola é a mesma para os 2 times.

  7. Só estão falando da bola os jogadores que jogam em seleções que são patrocinadas pela Nike. As que são patrocinadas pela Adidas não falaram nada. Tá cheirando a dinheiro extra de patrocinador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *