Ainda bem que prevaleceu o bom senso e a Fifa não acabou com a “paradinha” e sim com a “paradona” ou “parada dupla”.
Se tem um lance divertido no futebol é esse: o goleiro desesperado, num canto, olhando a bola entrar no outro, enganado pela “maldade” do batedor.
Engana-se quem acha que marcar um gol desses é fácil. É só pra quem sabe, e mesmo assim, de vez em quando um atacante quebra a cara, quando o goleiro é mais esperto, e aí a cara de tacho passa a ser de quem cobrou a penalidade.
Vai mudar pouca coisa, mas os árbitros terão uma missão a mais a partir de agora: decidir se o sujeito abusou ou não da tal “paradinha”, com mais polêmicas sendo acrescentada a um jogo de futebol.
A notícia está no portal Terra:
“A Fifa se reuniu nesta terça-feira com a International Football Association Board (IFAB) para discutir novas propostas e regras para o futebol. O destaque do encontro foi a decisão pelo fim da paradinha. A partir de junho, o lance está proibido.
Sobre o lance que se tornou comum em cobranças de pênaltis, as entidades disseram que o atacante não poderá mais usar do recurso para enganar o goleiro. O cobrador ainda poderá fintar o defensor, desde que seja no meio do percurso até a bola e não no fim da corrida.
A nova emenda na Regra 14, a do pênalti, diz que “fintar o goleiro durante corrida em direção a bola é permitido, no entanto, fingir chutar a bola uma vez que o jogador completou a corrida é considerado ilegal de acordo com a regra 14 e a atitude antidesportiva fará o jogador ser punido”.
A jogada é pouco explorada no futebol europeu, mas no Brasil causou muita polêmica. Segundo críticos e jogadores, o lance costuma deixar o goleiro ainda mais vendido no pênalti, quando o cobrador já leva mais vantagem que o defensor.
Outra novidade será em relação à escalação de assistentes adicionais atrás do gol. Nos próximos dois anos, a arbitragem na Liga Europa terá dois novos integrantes em caráter experimental. As mudanças envolvem também o quarto árbitro, que a partir de agora terá mais participação na partida.
A reunião também definiu que as ofensas flagradas dentro de campo, como a racial de Danilo para Manoel, no jogo entre Palmeiras e Atlético-PR, serão punidas com mais rigor.”
8 Responses
Grande Chico. Tudo bão? Conversei por mto temp ocom Márcio Rezende Freitas sobre a “paradinha” e bola na mão ou mão na bola. Ele me disse que os velhinhos da FIFA interpretam que a cobrança do penal só começa depois que a bola é tocada. Pra eles o cara pode fazer paradinha, cambalhota, pirueta, etc …
Minha opinião é que deveriam liberar a pequena área toda para o goleiro se movimentar antes, durante e depois da cobrança. Como somos goleiros (e dos bons) podemos falar à vontade … rs…
Grande abraço !!!!
Acho que quanto menos a regra depender de interpretações de árbitros melhor, pois se tem um ser incoerente no mundo do futebol é o árbitro, o que um dia é bola na mão no outro é mão na bola, um dia o goleiro se adiantou e outro não, tem árbitro que é de lua, tem dia que marca tudo, em outros deixa o jogo seguir, por esses fatores acho que quanto menos dependermos de suas interpretações melhor. Mas no caso da paradinha parece que a regra ficou fácil se o cara parar na corrida depois continuar a corrida e concluir, está tudo certo, o que não pode é o jogador correr até a bola fazer que vai chutar e não chutar, acho que assim ficou bacana.
sou contra a paradinha nunca fui goleiro e penalti e facil demais fazer o gol daqui a pouco ira proibir o goleiro de pular na bola.
O pior é que agora fica tudo na mão do juiz, a depender da famosa “interpretação”. O negócio é proibir ou liberar geral. Depender de “interpretação” de juiz é um perigo.
O mais interessante com as parainhas, é que enquanto o goleiro está sendo enganado, ele está se adiantando, pois já pulou para tentar defender. Aí, se defender, o árbitro manda cobrar outra vez alegando que o goleiro se adiantou. Pô cara, além de ser enganado o pobre coitado do goleiro ainda tem de ficar parado ? Ora, se ele se adiantou, foi culpa do cobrador do penalty com sua parada.
Sou a favor da paradinha igual a que PELÉ fazia. no futebol de hoje os meninos, param,requebram,demora uma hora para bater e os goleiros ainda´são obrigados a ficarem parados, aí não!!
dá paradinha quem sabe…que não sabe, assista e bata palmas.
Bom , queria tirar uma duvida , a regra da paradinha ja
existia e dependia da interpretação do arbitro ?
uma vez que o jogador se movimenta em direção a bola
para a cobrança ele não pode mais parar, essa regra ja existia ou foi concretizada agora ?
essa é a minha duvida quem puder me ajudar , Obrigado !