A informação está no Super Notícia de hoje e tomara que as autoridades estejam começando a agir pra valer contra a violência, cometida por qualquer torcida.

O mais interessante é que essa confusão foi entre torcedores do próprio Cruzeiro, que venceu o jogo:

* Máfia Azul

Torcida celeste sofre punição

A Federação Mineira de Futebol (FMF) anunciou, ontem, que a Máfia Azul, torcida organizada do Cruzeiro, será punida por ter violado o Termo de Ajuste de Conduta durante o clássico com o Atlético. Na ocasião, segundo o documento publicado pela FMF, com base em um boletim de ocorrência, membros da organizada usaram mastros de bambus para agredir um torcedor do Cruzeiro, no setor sul do Mineirão.

Com a punição, a Máfia Azul não poderá entrar em nenhum estádio de Minas Gerais com faixas e bandeirões que identifiquem a mesma, bambus, instrumentos de bateria ou qualquer objeto que tenha potencial lesivo. A decisão já estava valendo para o jogo do Cruzeiro, ontem à noite, no Mineirão, contra o Colo-Colo, pela Libertadores, e deve ser estendida até o fim do procedimento administrativo instaurado pelo Ministério Público.

* http://www.otempo.com.br/supernoticia/noticias/?IdNoticia=40268

19 Responses

  1. Chico,
    não demora muito e alguns aqui irão dizer que você só postou esse tópico porque é atleticano. A paixão pelo clube impede muita gente de raciocinar.
    Eu, embora fundador de uma pequena torcida organizada, lamento o comportamento dessas agremiações maiores (Galoucura e M Azul).
    Sinceramente, eu não me importaria de ir assistir a um jogo do Galo no Mineirão e me deparar com a ausência da Galoucura.
    Muitas foram as vezes em que eu estive lá e o Galo precisando de um empurrão da torcida e sua maior torcida organizada ficava em silêncio. Quando o jogo terminava, um bando (Não são todos) de gente que estava no meio da organizada descia fazendo “arrastão” e aterrorizando torcedores.
    Fica difícil compreender o que se passa na cabeça desses indivíduos. Futebol é alegria, diversão. Punição sempre!

  2. Fim já às Organizadas!!!
    Por que não dar um fim definitivo a esses baderneiros “organizados” de uma vez por todas? Quantas punições serão necessárias a esses marginais infiltrados em jogos de futebol? Infinitas.
    Chega de Máfia Azul, Galoucura, Mancha Verde, Gaviões, Raça Fla, Força Jovem, Sangue Jovem, Young Flu, Independente… chega de uma vez por todas com essa palhaçada!
    Como dar crédito a uma torcida que atende pelo nome de MÁFIA?
    Ora, meus amigos. Que o Minstério Público acabe com isso em definitivo, pelo menos aqui em MG.
    É a minha opinião.

  3. O termo “máfia”, originário da região da Silícia na Itália, era para significar “irmandade”. Um dos problemas para que a Itália acabe com a “máfia” (aí já no sentido de “organização criminosa”) é que em algumas regiões de país a organização não permite a entrada de “não parentes”, dificultando a infiltração de agentes da polícia.

    Que ninguém se iluda: estas organizações não existiriam sem a conivência e apoio de dirigentes dos clubes. O que ocorreria com a Máfia Azul se o Cruzeiro a proibisse de utilizar o nome do clube direta ou indiretamente? Iam anunciar que são uma agremiação de torcedores de um clube de futebol de BH com camisa azul?

    Em verdade, eu não entendo como pode sequer uma torcida organizada “reservar” uma parte da arquibancada, como ocorre no Brasil. Os estádios não deviam ter cadeiras com numeração e ingressos vendidos já para o assento correto, de acordo com o muitas vezes citado, e pouco obedecido “Estatuto do Torcedor”?

  4. Acabar com as organizadas seria uma boa solução sim para amenizar a violência, o sujeito ruim se sente muito seguro nesse ambiente de multidão. No caso da galoucura, para se ter um idéia endossando o que disse o amigo Alisson Sol, no setor em que ela fica, eles não deixam torcedores entrarem com camisas que não sejam brancas. Isso é notório, criaram um poder dentro dos estádios, que ultrapassa o direito do torcedor ir e vir e se vestir como quiser.

  5. Não sou a favor de torcidas organizadas, pois os marginais infelizmente se infiltram neles para guerra. Bricandeiras sadias no futebol é valido, o que não podemos é colocar os times de futebol acima das pessoas, do ser humano.

    Futebol é lazer e não guerras.

    ABRAÇOS.
    Rômulo

  6. Alisson Sol,

    está aí, algo que concordamos em gênero, número e grau.
    Não é apenas com a torcida Mafia azul, mas também com a Galoucura, ou qualquer uma, que ao inves de torcer, vá fazer baderna.
    Não pude continuar nosso debate sobre os jornalistas, mas saiba que tenho muito apreço por suas opiniões, embora às vezes divirja frontalmente. Espero poder continuar a debater com você e com todos os outros do Blog. Hoje, como ontem, não poderei me alongar. Tenho que ganhar a vida! A coisa andou pegando paro o meu lado.
    Também espero que o Chico Maia não nos cobre pela utilização do espaço, senão estaremos perdido.

  7. Lembro até hoje Brasil X Venezuela pelas eliminatorias da Copa de 94, quando um cruzeirense passou em frente a galoucura, os torcedores pegaram a camisa dele rasgaram e jogaram na geral e ainda bateram no torcedor!!

  8. O problema não é o fato dos torcedores se organizarem, o problema é que alguns “torcedores” se juntam à organizadas para justificar suas ações ilícitas. Um exemplo de torcida que tem apenas o intuito de apoiar seu time é a TFC, fazem apenas músicas de apoio e não pregam a violência. Sou presidente de uma TO da URT, de Patos de Minas, nós a criamos e mantemos apenas para apoiar nosso clube do coração. Em nosso clássico local demos show e não ocorreram confusões de qualquer natureza. Viva a rivalidade sadia.

  9. Defendo em qualquer fórum o fim das “organizadas” porque as mesmas não tem controle sobre bandidos infiltrados, e por praticar atividades ilicitas, como por exemplo usar o nome do clube sem pagar licença a instituição. Ah o que se deve ter mente é de que em MG o atlético ajudava a sua torcida organizada e hj pelo menos oficialmente isso acabou. Já no Cruzeiro o Perrela continua subsidiando a Máfia azul, o que é um contra senso da paz nos estádios.

  10. Todos viram a briga na Máfia Azul no último clássico. Dessa vez, a punição é coerente. As torcidas organizadas já estão avisadas. Quem aprontar será punido.

  11. P/ que não sabe foi briga do 1º comando da CMA contra a atual diretoria,
    dizem que na sede da CMA ta virando uma boca de fumo…….

    Isto é o fim da picada…..

    TFC só apoia o clube assim como o 105 minutos….

    Na TOG se alguma pessoa for pego usando drogas na arquibancada o no seu convivio é linchado pelos proprios……

  12. Na Galoucura é mais Organizado, eles não deixam entrar com Drogas na Sede da Galoucura, neim armas, na Máfia tudo é liberado, pois a Galoucura só se defende, a Máfia ataca e leva ferro toda vaz q enfrenta a Galoucura, pq a paixão pelo time é maior, DIGA NÃO AS BRIGAS !!! E SIM A RIVALIDADE SAUDAVEL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *