Furo do Adilson

Como nos velhos tempos da guerra fria entre Estados Unidos e União Soviética, Atlético e Cruzeiro travam a sua particular, que sempre existiu e certamente não vai acabar nunca. As notícias de bastidores de cada um chegam primeiro aos ouvidos da cúpula do maior rival, e só depois, ao público. Raramente algo fica escondido do maior rival que conta com espiões eficientes em posições estratégicas. E assim como na guerra fria, há informação e contra-informação. 

Depois da pelada de fim de ano entre comissão técnica do Cruzeiro e alguns companheiros da imprensa, houve uma confraternização festiva, com os devidos ingredientes próprios do momento: fartura de comes e bebes, com direito a umas cervejas porque ninguém de é ferro.

Em determinado momento o treinador Adilson Batista falou a todos, com absoluta segurança: “Podem escrever aí: Vanderlei Luxemburgo é o novo técnico do Atlético”. Isso foi na Toca da Raposa, sexta feira, antes da derrota do Atlético para o Corínthians, e da não reeleição do presidente Marcelo Teixeira no Santos, sábado.

Um jornalista, confidente do Adilson, passou a ele a informação, antes mesmo de passá-la ao seu público.

Este “vazamento” quase melou o acordo, que ainda não estava assinado, mas já acertado.

Ganhar

Na conversa entre Alexandre Kalil e Vanderlei Luxemburgo, na casa do treinador, em São Paulo, um objetivo comum abreviou a conversa para que o acordo fosse feito: ele e o Atlético precisam ganhar títulos. Este é o tão falado “projeto” do técnico, que exigiu estrutura profissional e obviamente alguns jogadores de qualidade superior para determinas posições. 

Besteira

Erra quem diz que o temperamento do Kalil e do Luxemburgo pode atritá-los no dia a dia. A mesma bobagem que era dita antes do presidente atleticano assumir o clube. Seus críticos diziam que ele “poria fogo” no circo e arruinaria a sua gestão por causa de suas desavenças com o presidente da CBF, Ricardo Teixeira.

Estas e outras notas estarão em minha coluna de amanhã no jornal O Tempo, nas bancas.

20 Responses

  1. Boa noite,

    Chico sou um adimirador do seu trabalho, acho que pelo fato de vc ser atleticano…rrsss gostaria de dar um recado para o pessoal do Galo olhar com carinho para a a base agora que o Luxa está aí e gosta de dar moral para os garotos, vi o jogo galo e santos sub20, tem um camisa 17 que vou te falar esse moleque no meio do pessoal mais experiente… acho que vai ser um grande jogador se bem trabalhado.
    Um abraço.

    Wesley Betim – MG

  2. Cidade: BRASÍLIA

    Prezado Chico,

    Gostaria de ver uma imprensa mais crítica e investigativa frente à análise da contratação de Luxemburgo pelo Atlético. Sei que grande parte dos jornalistas da cronica esportiva mineira, inclusive vc, é muito amigo do presidente Alexandre Kalil. Porém, acho que nós leitores merecemos uma abordagem menos passional de toda problemática que circunda a contratação de Luxemburgo e sua tropa de elite, ainda mais pelo período de 2 anos. Caberia uma análise real: benefícios (possibilidade de títulos) x riscos (questão financeira). Além do mais sabemos que o projeto luxemburge não envolve somente um salário mensal a ele e toda sua tropa e sim na aquisição de jogadores de alto custo. Será que não estamos nos deparando com uma ação irresponsável de um dirigente que comprometerá ainda mais as finanças do clube em momento futuro? Clamo por uma imprensa mais crítica e menos pacional! abraços de um sete lagoano.

  3. Oi Chico Maia como vai, espero que esteja bem.Eu lhe mandei um e-mail a um mês e meio mais ou menos, falando da minha insatisfação com o treinador do GALO.Disse que quase sempre errava nas substituições que fazia no decorrrer das partidas e que insistia com atletas sem condição de jogar no GALO.Olha ai no que deu.Cavou a propria cova.Agora falando um pouco sobre o time do lado frio da lagoa,parece que foi campeão brasileiro.Teve uma boa recuperação,teve,se superou sem dúvida.Mas está na PRÈ- LIBERTADORES,se classificando contra o mixto do santos,sabemos que o time titular não é lá isso tudo,imagine esse mixto.E uma grande parte da imprensa mineira está colocando o feito como um titulo mundial.A propósito está rolando na net uma noticia que um jogador do GALO teria levado vantagem financeira para entregar dois jogos,contra o fluminense e botafogo.Será que procede?Certo é que depois desses jogos o time desandou.Se puder confirme prá min a informação.Um abraço Robson.

  4. Cidade: Ipatinga

    Bom dia Chico. Estou lendo aqui a sua resposta às considerações feitas pelo Dr. André em relação ao seu comentário sobre Diego Tardelli. Embora eu não envie e-mails para você, sempre foi crítico de algumas posições que você assume em suas análises, mas neste caso, tá corretíssimo. O Tardelli definitivamente não aparece em momentos decisivos. Quando é pra valer, normalmente ele não deixa a sua marca. Isso não é apenas no Atlético.
    Sou cruzeirense, e já enfrentei bons debates aqui em Ipatinga sobre esse assunto. O Tardelli tem qualidade, claro. Mas neste caso, ele realmente precisa melhorar e muito. Precisam descobrir porque a estrela do atacante não brilha quando o time realmente precisa dele.
    Abraços e bom trabalho.

    Silas de França – Ipatinga – MG

  5. Chico,
    Queria ler algum artigo seu com uma opinião mais clara sobre a vinda do Luxemburgo para o Galo. As opiniões são sempre muito divergentes ou amam ou não o aceitam, mas acredito que outra opçao o Galo não tinha. Mesmo assim estou com minhas “barbas de molho”.
    A maior preocupação e se nem assim o Galo ganhar título. Aí só com o além!

    Grande abraço!

    Guilherme

  6. Chico.
    Não creio que o que gerará atrito seja pura e simplesmente o temperamento dos dois. Acredito que o Kalil seja uma pessoa de caráter. Isso poderá ser o pomo da discórdia. Aí, sim, como ambos tem personalidade forte, a maionese pode desandar.

  7. Qualquer atleta ou técnico que vá para um clube, pode dar certo ou errado. Não entendo o porquê deste debate. Acho que estão com medo…

  8. Chico.

    Esta informação estáno Blog do Paulinho. Isso procede? Se for verdade, haja caixa.

    “Tempo nublado em Minas
    Dezembro 10, 2009 por Paulinho

    O Galo entrou em uma areia movediça que poderá lhe proporcionar um caos sem precedentes em sua história.

    Moral e financeiro.

    Pagará R$ 1 milhão de luvas, além de R$ 500 mil mensais para V(W)anderlei(y) Luxemburgo.

    Mas isso é só o começo.

    O treinador será o responsável por administrar um fundo de atletas gerido pelo banco BMG, o mesmo do “mensalão”.

    Deixar a raposa tomando conta do galinheiro era tudo o que alguém como Alexandre Kalil, com toda sua vivência, não pode ser perdoado por fazer.

    Pobre Galo…”

  9. Acho que os dados que o Frederico Dantas copiou acima são os dados publicados no RS pelo Inter para justificar porque não contratou Luxemburgo. Além disto, ele teria demandado do Inter um contrato de 3 anos. Notando que o contrato com o Atlético-MG é de dois anos, é de se supor que provavelmente Luxemburgo aceitou também valores menores para luvas e salários no Atlético.

    A comemoração no sul de o Inter não ter acertado com Luxemburgo é intensa, mas pode ser compreendida também como dor de cotovelo. Creio que Luxembugo é ainda um dos melhores técnicos do mundo depois que o jogo começa, e faz alterações corajosas que claramente mudam a história de uma partida. As coisas que ele faz fora do trabalho como técnico é que geralmente geram problemas.

    Discordo do Chico em relação a “Erra quem diz que o temperamento do Kalil e do Luxemburgo pode atritá-los no dia a dia. A mesma bobagem que era dita antes do presidente atleticano assumir o clube.
    A
    mesma bobagem não poderia ter sido dita quando Kalil ia assumir o clube, pois suas desavenças com o Presidente da CBF não eram hipóteses, mas uma realidade conhecida. E será que ninguém acha que o Atlético-MG foi prejudicado por arbitragens neste último ano?
    Um lance aqui, outro acolá. Muito estranho um clube perder 5 partidas decisivas…

    Não vejo nos cruzeirenses qualquer temor em relação a Luxemburgo. Claramente, houve uma enorme notícia positiva para o Atlético-MG, que terá agora uma torcida bem mais animada do que teria se continuasse com Celso Roth. Mas esta injeção de ânimo com está se repetindo já há algum tempo antes das disputas começarem, e falta produzier resultados. Se minha memória não falha, o Atlético-MG começou 2009 com um bom diretor de futebol, Bebeto de Freitas, e o técnico que a torcida queria, Leão. Na minha opinião, esta era uma comissão técnica melhor do que a entrega do futebol do time para Luxemburgo. Vamos ver os resultados…

  10. GALERA

    Estou abismado com a preocupação dos smurfs com as finanças do Galo. Abismado sim pq ele tem que saber de onde vem o dinheiro que é pago ao nossos jogadores,treinadores e funcinários de uma forma geral.
    Pq essa preocupação com o adversário ?????
    Pergunte a qualquer atleticano se ele se preocupa de onde o linguiceiro tira a grana para pagar a patota dele ?
    Agora tem neguim pedindo uma investigação para saber de onde vem o dinheiro do Galo..kkkkkkkkkkkkkkkk
    Faça-me o favor.(1)
    Outro preocupado com as atuações do Tardelli em todos os jogos. Como se o cara fosse obrigado a marcar pelo menos um gol a cada jogo.
    Faça-me o favor. (2)
    Agora qual jogador de alto custo o Galo contratou ? Bom,esses smurfs devem saber o quanto os jogadores ganham,não é ?
    Agora o último sobre esse que postou sobre um tal de blog do Paulinho.
    Faça-me o favor.(3)
    O sujeito sabe qto o Luxa levou de luvas e qto é o salário dele ?
    E o Kalil TURCO deixa outra pessoa administrar o dinheiro que ele conseguiu ? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Tem gente que é sem noção nenhuma ou é dor de cotovelo,peço a você Chico que responda a esses que estão fazendo os questionamentos. Talvez nem mereça resposta,mas…

  11. Prezado André Alexandro.

    Para não desmerecer o Blog do Paulinho, também já vi publicado hoje na Folha de SP e no Blog do Juca Kfouri.

    Quanto a saber das contas do “linguiceiro”, discordo um pouco de você. Não acho que atleticanos devam se preocupar com isso. Acho que todo mundo deve se preocupar com isso.

    Futebol tem sido, junto com política e jogos ilegais, as maiores fontes de enriquecimento ilícito deste país.

  12. Prezado André.

    Não, não sei. Por isso defendo que quem de direito investigue. Sobretudo quando se metem no meio do futebol, que são entidades privadas mas de interesse público.

  13. Frederico

    O luxa respondeu sobre essa expeculação salarial ontem na coletiva. E antes dele fechar com o Galo ele disse que a proposta do Inter era melhor financeiramente do que a do Galo.
    “SE” foi pago esses valores que vc viu for verdade qto o Inter teria oferecido ao Luxa ?
    Outra coisa amigo eu não estou aqui para ficar investigando a vida das pessoas pq eu não trabalho na receita federal e quem tem que fazer isso são eles.
    E se alguém estiver com dúvidas ou tiver provas que tem alguma falcatrua que faça uma denúncia a receita federal,não acha ?
    Agora vc disse bem sobre os enriquecimentos ilicitos de algumas pessoas.

    POLÍTICA,FUTEBOL E JOGO DE AZAR.

    ENGRAÇADO QUE DE 3 O LINGUICEIRO ESTÁ EM 2,NÃO É ? MAS MESMO ASSIM NÃO CREIO QUE ELE ENRIQUECEI ILICITAMENTE.

  14. Um abraço pra você também, André.
    E espero que tudo seja mesmo investigado um dia. Afinal de contas, o preço do panetone subiu muito por causa destes tipos.

  15. Frederico, voces preocupam muito com o Galo. Pode ter certeza, os mesmos problemas que tem no Atlético tem no Cruzeiro. Só que jornalista não pode publicar as coisas do Cruzeiro, senão perde o emprego. O dono do BMG, envolvido no Mensalão, é o mesmo patrocinador do Cruzeiro. O lema seus é: “pau que dá em Chico, não dá em Perrela”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *